TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPORTANTE PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  14/11/2019  •  Artigo  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 11

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM:

O IMPORTANTE PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO[1]

Lucas Fernando do Prado[2]

RESUMO

O presente artigo apresenta um relato do Estágio Curricular Supervisionado 2, procurando mostrar como foi a experiência vivida em sala de aula, trazendo em questionamento o importante papel do professor na mediação do conhecimento e destacando a importância de um bom relacionamento entre professor e alunos, considerando a falta de motivação e dificuldades dos alunos, pode ser usado como uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação. Aprendizagem. Relação professor-aluno

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a formação de professores está cada vez mais focada em buscar novas formas da aquisição de conhecimentos, mas, muitas vezes, um professor que atua em escola não se dá conta da importância que tem o seu papel na vida de um aluno. É de extrema importância a relação do professor com os alunos, sendo sábio o suficiente para educar, ensinar e incentivar o estudo. É esse um dos principais aspectos desse artigo, ressaltar a importância da relação entre o professor e os alunos.

Segundo Gadotti (2009, p2), o educador para pôr em prática o diálogo, não deve se colocar na posição de detentor do saber, mas deve antes se colocar na posição de quem não sabe coisa alguma, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida. Desta maneira o aprender se torna mais interessante, pois o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula. O prazer pelo aprender não é um sentimento que surge espontaneamente nos alunos, pois estudar não é uma tarefa que cumprem com satisfação - sendo que muitas vezes é encarado como obrigação. Para que isso possa ser melhor cultivado, o professor deve despertar a curiosidade dos alunos, acompanhando suas ações no desenvolver das atividades e cultivando uma relação amigável em sala de aula.

2. A importância do professor

Não há como desenvolver uma educação adequada, às necessidades dos alunos em uma escola, sem o comprometimento ativo do professor no processo educativo. Entretanto, ao observar a figura de alguns professores, percebe-se que muitos acreditam que ser professor é apropriar-se de um conteúdo e apresentá-lo aos alunos em sala de aula. Essa realidade pode ser mudada – e para isso é importante compreender que a tarefa docente tem um papel social e político essencial.

Segundo Gary McCulloch (2004), nas últimas décadas, a história da educação por todo o mundo foi bastante afastada do currículo da formação de professores. Porém, é fundamental que o educador esteja ciente de sua importância e seu valor na vida do aluno e na sociedade. Essa é uma das profissões mais antigas e mais importantes pelo seu papel na formação do cidadão. O professor é um parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, sendo fonte de motivação para o aluno.

Há mais de um século, o sociólogo da educação Emile Durkheim apresentou pela primeira vez seu curso sobre a história da educação na França. Esse curso era baseado diretamente na relação entre a teoria e prática, assim como também relacionou mudanças na educação com o contexto histórico de longo prazo (Durkheim, 1956). No primeiro capítulo desse trabalho, o assunto apresentado é a formulação clássica do raciocínio lógico a respeito da história como parte dos estudos sobre a educação e do treinamento de professores em geral. Durkheim argumentou que o ensino daquela época sofria reformas importantes e previu que, se elas ocorressem, seria fundamental que os professores responsáveis por encaminhá-las as compreendessem inteiramente e as colocassem em prática. Assim, de acordo com Durkheim (1956), cabe aos professores serem capazes de avaliar e apreciar as prescrições do conteúdo proposto para identificarem seus objetivos e suas características e tomar decisões de forma independente e utilizando conhecimento adequado, para passar de forma clara e objetiva a fim de sanar as necessidades dos alunos.

Para isso ser possível, o professor deve ser familiarizado com os problemas relacionados à educação pela qual é responsável e com os métodos sugeridos para resolvê-los. Observar o desenvolver dos alunos para compreender a melhor forma de ensiná-los é essencial, assim como um pré-estudo do conteúdo pelo professor para uma prática e objetiva explicação. Cabe a equipe de professores de uma escola identificar as expectativas e necessidades de desenvolvimento dos estudantes, e articular oportunidades educativas capazes de atende-las. Assim, cabe ao professor:

- Ser coerente: Atuar em sintonia com as políticas pedagógicas da escola, compreendendo seu papel e cumprindo suas metas.

- Ser compreensivo: compreender o estudante de forma integral, buscando identificar seu desenvolvimento e suas necessidades, estabelecendo uma relação igualitária e dialógica com os alunos, reconhecendo seus saberes e legitimando a sua capacidade de contribuição com seu próprio processo de desenvolvimento.

- Ter empatia: Acolher as diferenças, sendo compreensível e paciente, entendendo que cada estudante é único, aprende de uma forma particular e vive em um contexto próprio.

- Acompanhar: conhecer os interesses, focos, anseios ou projetos de vida de seus alunos e apoiá-los a alcançar seus objetivos. Avaliar continuamente os processos de ensino e aprendizagem, em conjunto com seus estudantes, estimulando que reconheçam o que precisam fazer para alcançar seus focos individuais e coletivos.

- Aprender: admitir que pode errar e aprender enquanto ensina, inclusive com seus alunos.

3 Interação e relação professor-aluno

No processo de aprendizagem, a interação social e a mediação do outro têm fundamental importância. Em uma escola, a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, existem tantos projetos e trabalhos na área da educação relacionados a esse tema, os quais procuram destacar a interação social e o papel do professor intermediador como requisitos básicos para qualquer prática educativa eficiente.

Segundo o dicionário Aurélio (1988, p92) “interação” significa: ação que exerce mutuamente entre duas ou mais coisas ou duas ou mais pessoas. Portanto, interação professor-aluno implica mutualidade, troca, entre pessoas diferentes.

Apesar da importância da afetividade, confiança e empatia entre professores e alunos, para que se desenvolva uma aprendizagem coerente, também deve-se considerar que os educadores não podem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor. O valor pedagógico essa interação entre professor e aluno é inegável, pois, mediante dessas trocas, constrói-se conhecimento. Nesse processo, o professor é aquele que incentiva, estimula, ativa e orienta a construção do conhecimento. Há uma sábia afirmação de Abreu e Masetto (1996, p12), que diz:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com