TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme: À procura da felicidade – o importante papel da motivação

Por:   •  30/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 3

 

 

 

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

Análise do filme: À procura da felicidade – o importante papel da motivação.

Cintia Faraco Queiroz

Código da Matrícula 91852511

O filme inicia contando que o governo está com déficit e altas taxas de desemprego. Retrata o dia-a-dia de Chris que é um vendedor de scanners portáteis para ossos, e não têm conseguido atingir sua meta de duas vendas mensais. As dificuldades financeiras têm início, sua esposa não aguentando mais trabalhar dois turnos na fábrica, e passar dificuldades, resolve abandonar a família. Pouco tempo, Chris se vê sem teto e com um filho para criar, então começa a procurar emprego.

Segundo Maslow, a motivação dos indivíduos tem como objetivo satisfazer certas necessidades que vão desde as primárias (fisiológicas) – as mais simples – até́ as mais complexas ou psicológicas (autorrealização) (MARRAS, 2011, p. 26).

A teoria da hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow na minha visão é demonstrada em sua totalidade, no filme. Podemos citar alguns trechos: Quando Chris, passa necessidades fisiológicas e de segurança; como fome (por várias vezes no filme vemos o ator indo até a lanchonete e apenas seu filho comendo), sono e descanso (Chris deixa de dormir várias noites, como por exemplo, a noite que fica acordado para arrumar o último scanner que queimou a luz e ele precisa consertar para vender, e/ou para estudar o livro para a prova final da corretora em que conseguiu uma vaga de estágio não remunerado, porém existia a possibilidade de ser contratado ao final da experiência), abrigo (Noites dormindo em banheiro de estação de metrô, hotéis); segurança (Chris e seu filho são despejados de casa, por falta de pagamento do aluguel, com isso, vão para abrigos noturnos, ele também buscava um emprego estável na corretora, que trouxesse uma estabilidade financeira, uma vez que vender scanner era muito difícil e nem sempre ele conseguia a renda mensal).

Necessidades de associação (notamos que Chris cumprimentava sempre as pessoas com um sorriso, era muito educado, tentava sempre ajudar – têm uma cena no filme que um dos diretores da corretora pede para ele 5 dólares para pagar o táxi, e ele empresta, mesmo sabendo que depois não teria dinheiro para o ônibus. Outra cena que podemos destacar é: quando o chefe da corretora fica solicitando somente à Chris favores pessoais, como, estacionar seu carro, comprar seu café ou lanche, e mesmo se sentindo menosprezado e tendo que parar seu trabalho, Chris atendia prontamente. Aquele sentimento ruim era motivação para que ele se dedicasse ainda mais ao trabalho e mostrasse seu real valor e suas habilidades).

Necessidade de estima (Chris queria ser reconhecido pelas suas capacidades: persistência, força, inteligência, engajamento, bom vendedor. Desta forma, no trabalho, não parava nem para ir ao banheiro, não desligava as ligações telefônicas, pois procurava ganhar tempo nas suas atividades uma vez que só poderia trabalhar 6 horas diárias, pois teria que buscar seu filho na creche e ainda chegar a tempo na fila do abrigo). Ele chamava a atenção de todos pela sua luta, perseverança, e uma intensa busca pela felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com