TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LABORATÓRIO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Por:   •  22/2/2022  •  Exam  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA[pic 1]

O LABORATÓRIO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EXPERIMENTO Nº 01: Separação de mistura

Introdução

Quando um químico ou analista necessita de uma substância pura para a realização de um experimento, e não pode comprar esse reagente, o que ele faz? Ele pode recorrer à natureza, pois ela fornece, na maioria das vezes, materiais que são formados por misturas de substâncias. Então o que ele pode fazer para obter a substância pura desejada?

Sabemos que é possível determinar se um material (amostra) em estudo é uma substância pura ou uma mistura. Isso ocorre através da análise de propriedades específicas, tais como temperaturas (pontos) de fusão (PF) e de ebulição (PE), uma vez que esses não sofrem alterações em substâncias puras (esses valores são constantes). Caso o químico ou analista observe variação dessas temperaturas (PF e PE), ele deve utilizar um método que seja capaz de separar as entidades químicas presentes no material que foi obtido da natureza. O método escolhido vai depender de alguns fatores, tais como o tipo de substância presente na mistura, o estado físico da amostra a ser analisada, o tempo previsto para a separação dos componentes e o custo do processo de separação.

Porém não é apenas em laboratórios de Química que podemos ver as aplicações dos métodos de separação de misturas. Eles estão presentes no nosso cotidiano, desde o preparo de um café até a transferência de um líquido de um recipiente para outro. Em especial, podemos vê-lo na catação, quando separamos os grãos bons do feijão dos grãos ruins ou outros materiais que possam conter ali.

Também é possível notar na técnica usada para separar ovos podres de ovos bons, os imergindo em água e descartando os que flutuam, uma vez que estão podres. Você consegue lembrar qual o nome desta técnica? Ela também é usada em mineradoras.

Como é possível ver, a Química faz parte do nosso dia a dia, facilitando em muito as nossas vidas. E embora as técnicas em laboratório sejam mais sofisticadas, elas não se limitam a esse ambiente.

Além disso, mesmo que não se conheça a origem dos métodos de separação, sabe-se que não é preciso conhecer sobre Química para entender a importância das velas de cerâmica no processo de limpeza da água nos filtros de barro brasileiros, considerado, segundo pesquisadores norte-americanos, como um dos melhores equipamentos de purificação da água do mundo, usando a gravidade a favor da limpeza da água.

Neste experimento, serão utilizados os conceitos aprendidos em sala sobre os métodos de separação de misturas, os aplicando utilizando materiais comuns no cotidiano.

Materiais e Reagentes

Água

Areia

Sal de cozinha (NaCl)

Álcool

Raspas de madeira

Grãos de arroz

Grãos de feijão

1 Recipiente plástico

4 Copos de vidro

Filtro de café

Caneta esferográfica ou hidrocor

Procedimento Experimental

Situação X - Catação

1.        Misture grãos de arroz e de feijão crus em um recipiente. Esse recipiente servirá para auxiliar na organização.

2.        Manualmente, separe os grãos de feijão crus dos grãos de arroz.

3.        Caso existam, separe grãos que sejam diferentes do outros dois.

4. Registre os grãos separados em fotos.

Situação Z – Filtração e evaporação

1.        Em um copo de vidro, adicione 200mL de água e 3 do colheres de café de sal, misture-os até conseguir uma mistura homogênea. Em seguida, adicione uma pequena quantidade de areia no mesmo copo de vidro.

2.        Com o auxílio de um filtro de café descartável, filtre essa mistura para colocá-la em outro copo de vidro. Anote o que acontece.

3.        Após realizar a transferência, separe o resíduo contido no filtro de café.

4.        Transfira toda a mistura do copo para uma frigideira.

5.        No fogão, esquente a frigideira até a água evaporar completamente e obtém-se um resíduo na jarra.

6.        Anote as suas observações

Situação Y – Cromatografia

1.        Inicialmente, recorte uma tira de tamanho razoável do filtro de café.

2.        Utilizando uma caneta ou hidrocor, faça uma bolinha na tira do filtro de café. Cuide para ter a distância recomendada de um dedo do fim da tira (da margem).

3.        Adicione um pouco de álcool no fundo do copo de vidro, de modo que preencha um pouco mais que o fundo do mesmo.

4.        Enrole a tira na caneta utilizada e apoie-a no copo de vidro, de modo que a bolinha fique na parte de baixo do copo e o nível do álcool não esteja encostando nela. Anote o que acontece.

Situação K – Flotação

1. Em um recipiente de vidro, adicione areia e raspas de madeira.

2. Em seguida, adicione água ao recipiente de vidro e misture a solução.

3. Espere até que a solução se mantenha completamente estática. Anote o que acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com