TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa De Residência Pedagógica Campus Teresina Central

Por:   •  2/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.193 Palavras (17 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFPI

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

CAMPUS TERESINA CENTRAL

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

DIÁRIO DE BORDO

TERESINA – PI

2023

                                             DIÁRIO DE BORDO

ESCOLA-CAMPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA GOVERNADOR DIRCEU MENDES ARCOVERDE – COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR - PI

ACADÊMICO(A): [1]João Rodrigues de Lima Neto

[pic 3]

TERESINA – PI

2023

JOÃO RODRIGUES DE LIMA NETO

                                       

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

        

OBJETIVOS

        O Programa Residência Pedagógica, por sua vez, é voltado aos estudantes que já estão na segunda metade do curso de licenciatura, tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando nas escolas básicas de ensino (LIMA, 2021).

 O programa residência pedagógica, que faz parte da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que é uma fundação que tem vínculo com o MEC (Ministério da Educação), ajuda neste no processo sendo uma ponte que liga a escola da rede pública ao aluno da rede pública.

A decisão de ser professor representa para alguns a concretização de um ideal, para outros, a efetivação do desejo de contribuir na formação do “outro e de si mesmo” num processo dialógico, mas pode constituir também possibilidade de mobilidade social ou de emprego com “certa” estabilidade (GIESTA, 2005).

        Por conseguinte, a escola campo da Residência Pedagógica Governador Dirceu Mendes Arcoverde- Colégio da Polícia Militar – PI, está localizada no bairro, Morada do Sol na Zona Leste na cidade de Teresina no estado do Piauí, oferta aulas para o nível médio, em tempo integral. O colégio, foi fundado em março de 1978, instituída em Decreto lei de 24 de agosto de 1978 e publicado no Diário Oficial de 04 de setembro de 1978. Teve como primeiro gestor o policial militar, Coronel José Rodrigues Alves. Com o Decreto Nº. 13.457 de 18 de dezembro de 2008, foi ampliada os cursos; Geoprocessamento, Edificações, Manutenção Automotiva (Mecânica) e Segurança no Trabalho.

No ano de 2009 a escola passou a ser chamada de Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral (CEPTI), “Governador Dirceu Mendes Arcoverde”. No ano de 2015, o Colégio passou a funcionar somente o Ensino Médio na escola em Tempo Integral com a seguinte nomenclatura: “ Centro Estadual de Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde – Colégio da Polícia Militar do Piauí (CETIDMA/CPMPI). Mais tarde no dia 06 de outubro de 2020, a escola tornou-se de fato e de direito escola militar através da Lei nº 7.402.

A Filosofia do Colégio da Polícia Militar está voltada para a formação integral do educando, através do desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Estes são os princípios, que juntamente com o culto a verdade, a justiça, a fraternidade e a disciplina regem as normas do Colégio. Nossa meta fundamental é proporcionar condições de ensino e formação social do educando para o exercício da cidadania com participação e responsabilidade. Na prática diária de atividades, exercitarão o companheirismo, a responsabilidade, a disciplina, o respeito, o hábito ao estudo e iniciação ao mundo do trabalho, além de outras atividades necessárias ao crescimento harmonioso do ser humano (PPP-CETIDMA/CPMPI, 2022).

          Portanto, o colégio é um órgão da instituição Policial Militar do Piauí, prestando serviço educacional e social a toda comunidade da região, tem como objetivo de promover uma educação com disciplina, proporcionando aos alunos a formação necessária procurando o desenvolvimento de suas potencialidades, auto realização e preparo para o exercício consciente da cidadania em meio a sociedade. Além disso, o centro de ensino está em apoio pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (SEMEC).

ASPECTOS FÍSICOS EXTERNOS E INTERNOS

        De acordo com o Proposta curricular Político Pedagógico (PPP) do CETIDMA/CPMPI, está localizado numa área de 5 ha (cinco hectares), contendo 2.701m² de área construída. Vale ressaltar que desde 2019 a escola se encontra em processo de reforma e ampliação, sendo presente no projeto consta a seguinte estruturação, conforme a tabela 1:

Tabela 1- Aspectos físicos Externos e Internos

Dependências

Quantidade

  1. Alojamentos para agentes da portaria

1

  1. Auditório

1

  1. Banheiros

7

  1. Barbearia

1

  1. Biblioteca

1

  1. Copa e Cozinha

2

  1. Cantina

1

  1. Depósito

1

  1. Dojô

1

  1. Estacionamento

1

  1. Laboratório de Ciências

1

  1. Laboratórios de Informática

2

  1. Pátio coberto

1

  1. Quadra Poliesportiva

1

  1. Sala de aulas climatizadas

15

  1. Sala de Coordenação Pedagógica

1

  1. Sala da Direção

1

  1. Sala de Orientação Educacional

1

  1. Sala do Grêmio Estudantil

1

  1. Sala do Livro Didático e Xerox

1

  1. Sala do Arquivo

1

  1. Sala de Música

1

  1. Sala de Recursos Didáticos

1

  1. Sala dos Professores

1

  1. Secretária

1

  1. Vestiário

1

Fonte: (PPP-CETIDMA/CPMPI, 2022).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (139.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com