TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto “De Olho no Óleo”

Por:   •  5/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto “De Olho no Óleo”

INFORMAÇÕES GERAIS

Linha Programática: Preservação ambiental: conscientização e incentivo ao reaproveitamento de resíduos e descarte adequado de dejetos domésticos prejudiciais ao ambiente

Resumo:

        O óleo de cozinha usado que vira resíduo, muitas vezes gera dúvidas com relação ao seu descarte, e muitas vezes é descartado de maneira inadequada, sendo jogado em ralos, vasos sanitários e até mesmo colocado em contato direto com o solo, vindo a contaminar as águas de rios, lagos, lençóis freático e até mesmo comprometendo o processo de tratamento de água e esgoto. Atualmente há poucos programas que orientam as comunidades sobre o descarte adequado deste material, e sabe-se que um litro de óleo pode inutilizar centenas de litros de água. Com base nisto, o projeto visa conscientizar sobre os males do descarte incorreto de óleo doméstico usado, e incentiva a comunidade a dar o destino correto ao material, aproveitando-o como matéria-prima para a confecção de sabão, o qual será doado a entidades interessadas em defender a causa. Este projeto envolve não só questões relativas a preservação ambiental, como também a conscientização e incentivo ao reaproveitamento de resíduos e descarte adequado de dejetos domésticos prejudiciais ao ambiente.

Palavras-chave: 1.Óleo de cozinha    2. Sabão caseiro   3.Resíduo doméstico   4. Reaproveitamento de resíduo    5. Soluções ambientais    6.Educação ambiental

Introdução;

Diariamente em milhões de lares brasileiros, o óleo utilizado na fritura de alimentos é jogado fora pela pia da cozinha ou no vaso sanitário. O ato muito comum e aparentemente inofensivo. Mas os impactos ambientais são de proporções trágicas. Segundo a CAESB – Companhia de abastecimento e saneamento de Brasília, um litro de óleo pode poluir milhões de litros de água. O resíduo quando descartado incorretamente provoca danos ambientais desde seu primeiro contato com o local descartado. Se descartado no ralo da pia da cozinha, por exemplo, o óleo vai prejudicar o encanamento da casa. O fato ocorre porque o óleo gruda na sujeira dos encanamentos e começa a criar uma camada em que o acúmulo pode entupir a pia.

O mesmo processo acontece com a rede de esgoto. Segundo a CAESB, hoje esse é o maior impacto do óleo. São gerados diversos custos de manutenção da rede de esgoto devido a grandes crostas que se formam e provocam entupimentos. Para finalizar, quando o óleo chega aos rios, o impacto é grande também, já que ele se espalha sobre a água e não permite sua oxigenação, matando tudo o que há de vivo dentro dela.

A cidade de São Carlos gera cerca de 60.000 litros de óleo vegetal usado por mês. Todo esse óleo poderia ser reciclado, evitando a contaminação de milhões de litros de água todos os dias.

A Lei Municipal 14.171, de 9 de agosto de 2007, instituiu o “Programa para destinação de óleo vegetal ou gordura” e assinala que seu objetivo é “diminuir ao Maximo o lançamento de óleo vegetal nos encanamentos que ligam a rede coletora de esgoto, fossa séptica ou qualquer outro equivalente no município de São Carlos, em conformidade com o artigo 225 da Constituição Federal.”

Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

Dados:

http://www.cenedcursos.com.br/projeto-qde-olho-no-q.html e Departamento de Economia Solidária – Prefeitura Municipal.

DETALHAMENTO

  • Apresentação e Justificativas:

        Divulgação informando sobre os prejuízos ambientais gerados pelo óleo em contato direto com águas e solo, e orientando sobre o descarte correto, convidando todos a colaborar com a doação de óleo.

        O material coletado pel        os alunos e outros colaboradores será usado na fabricação de um sabão caseiro, que deverá ser distribuído para entidades tais como creches, hospitais e postos de saúde, que necessitem e tenham interesse em colaborar desta maneira com a preservação do meio ambiente.

        A formulação partirá de uma fórmula-base, e sofrerá adequações para chegar a um produto adequado, ambientalmente inofensivo, que não ofereça riscos também à saúde, e esteja em conformidade com as exigências e normas da ANVISA e outros órgãos competentes.

        Além do caráter ambiental e de preservação, o projeto conta com um importante apelo social, já que visa beneficiar entidades com o produto resultante do processo.

  • Objetivos

        Geral: conscientizar a comunidade sobre os danos resultantes do descarte inadequado de óleo no ambiente, e dar incentivo ao descarte correto deste material.

        Secundários:

        1.recolher o óleo usado de maneira adequada, e não apenas tirá-lo do risco de contaminação ao ambiente, mas também conferir-lhe um destino útil, através da confecção e distribuição de sabão caseiro.

        2.contribuir com entidades necessitadas, oferecendo doação de sabão.

        3.desenvolver uma formulação adequada a partir do óleo, produzindo um sabão inofensivo à saúde e ao ambiente, adequado às especificações e normas da ANVISA e outros órgãos competentes.

  • Outras Informações Pertinentes

Metodologia: O projeto “De Olho no Óleo” será dividido em duas etapas: a primeira tratando-se de um projeto-piloto, em menor escala, abrangendo principalmente os envolvidos no projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com