TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto “De Olhos Voltados para outras culturas”

Por:   •  28/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

                                           Projeto “De Olhos Voltados para outras culturas”                         [pic 1]

Tema: Rússia

Fase: IV

Ano: 2021

Duração: 4 meses

Justificativa: O Projeto De olhos Voltados para outras Culturas, é um projeto que além de oferecer a oportunidade de conhecer e se adentrar no patrimônio cultural de outros povos, suas histórias, suas contribuições na nossa cultura, também oportuniza que o professor crie situações de aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, instigando o interesse e estimulando a curiosidade natural desta fase. Integra oportunidades de brincar com oportunidades de aprendizagem. Coloca a criança como produtora de cenários, que brincando vão sendo preparados para a apresentação final, que resultará em uma exposição de uma feira das Nações, apresentando o País Rússia, com um dos diversos que serão expostos na feira. As crianças em processos de produção destes cenários e materiais, estarão brincando, e aprendendo de forma informal, lúdica e apropriada a necessidade da faixa etária. Está é uma forma de promover espaços educativos de qualidade, desenvolvimento da autonomia e introdução ao conceito de subjetividade.

     Serão contemplados os seguintes gêneros de linguagens: Artes, linguagem Oral, Linguagem escrita e |Natureza e sociedade. Dentro destas linguagens serão apresentados textos informativos de cunho científico e literários, lendo para aprender e conhecer a nossa fonte de pesquisa. Também a leitura de imagem (a estética que caracteriza a cultura).

Objetivo: Criar um contexto em que conversar, ler, desenhar e pesquisar faça sentido para as crianças, e que os alunos ampliem as informações sobre o País estudado, favorecendo a possibilidade de muitos olhares para o mundo da leitura, da arte e da ciência integrando-as numa perspectiva lúdica de conhecimento.

Etapas:

  1. Organização do Espaço: Organizar na sala de aula, um cantinho especial para apresentar o projeto, e expor as informações sobre o tema: Imagem do mapa, com o continente e o país, que será trabalhado. Demarcar com alfinete, caso utilize o mapa mundo. Neste espaço, acrescente também a bandeira do país escolhido, e a bandeira brasileira, para realizar comparações dos símbolos e cores.

                                [pic 2]                                              [pic 3]

  1. Roda de conversa com objeto disparador: Organize um baú, ou caixa com os seguintes objetos: Boneca Matrioska (a escola possuí), uma bailarina (Lago dos Cisnes) e Cartão Postal da Praça Vermelha.

                        [pic 4]                 [pic 5]                           [pic 6]

Apresente esses objetos, também o cantinho temático, e informe que neste projeto, nossos olhos estarão voltados para a cultura da Rússia. Converse com as crianças, procurando saber o que sabem sobre os objetos e imagens. No cantinho, mostre a distância entre os países, e suas respectivas bandeiras.

Solicite um registro(desenho) sobre a roda de conversa, e o que acharam interessante.

  1. Roda de conversa: Vamos utilizar o Livro “Crianças como você” (Unicef), entregue cópias da menina russa Olia, e questione os alunos: Será que existe crianças na Rússia? O que será que elas fazem lá? Vamos conhecer a Olia, e saber como é a vida dela.

Amplie as imagens, e acrescente no cantinho temático.

                                                            [pic 7]

  1. Leitura(Curiosidades)-Uma data comemorativa importante- 1º de Setembro – Dia do conhecimento (Ler a curiosidade com os alunos).

Proposta: Vamos fazer flores com papel crepom realizar um desfile para o dia do conhecimento? (Registrar o desfile na escola, com fotos).

                                                                      [pic 8]

 Outra data comemorativa importante: O próprio aniversário, para os russos, a data de aniversário é muito importante, costumam celebrar com festas, cartões e felicitações.

  1. Brincadeira Passa anel: No pátio externo, organizar as crianças e apresentar a brincadeira. Informar que essa brincadeira, é de origem russa.

Outras brincadeiras: Rio Vermelho e Pula elástico. Peça as crianças, que registrem as brincadeiras realizadas, no caderno de percurso, reserve para a exposição. (Tire fotos dos momentos).

               [pic 9]                      [pic 10]                         [pic 11]

  1. Roda de Leitura: Ler a biografia de Tatiana Belink, expor a foto imagem da escritora, no cantinho temático.
  2. Roda de história com objeto disparador: O caso do bolinho/ O grande rabanete (Ou ler os livros para as crianças, utilizando as estratégias de leitura: Verificar o grande rabanete, acervo projeto TRILHAS), informando o trabalho de Tatiana Belink.

[pic 12]

  1. Musicalização: Assistir com os alunos o desenho “Pedro e o Lobo”. Comentar sobre o autor Serge Prokofiev.Na escola, acervo palavra cantada, há um, ou dois instrumentos que aparecem na história, apresente para as crianças.

Solicite aos alunos que desenhem as personagens do desenho, e seus respectivos instrumentos.

  1. Agora, que conhecemos a história de Pedro e o lobo, aprendemos que a música clássica é culturalmente apreciada entre os russos. Vamos ouvir Red Army choir-Kalink.(Sugerir que a música tematize a exposição).

10-Assistir com as crianças trechos do espetáculo dança/balé “O lago dos cisnes”. E apresentar o compositor deste ballet clássico, Tchaikovski.Se possível, convide alguém que faça ballet, e sugira uma apresentação para os alunos.

[pic 13]

Atividade: Bailarinas com palitos de sorvete, tule preto e branco (ou forminhas de brigadeiros), para fazer as saias. As crianças desenharão as sapatilhas, e o rostinho das bailarinas, no palito, com canetinhas.

  1. Dança cultural: Cossaco –Assistir com as crianças, uma apresentação desta dança, e também uma apresentação do frevo brasileiro: Converse com as crianças sobre a relação das duas danças. Leia o texto curiosidades sobre o tema.

[pic 14]

  1. Vamos fazer dois painéis temáticos, com uma bailarina e um dançarino de cossaco, para as pessoas tirarem fotos?
  1. Cartão Postal: Se você for a Rússia, não deixe de conhecer essas maravilhas: Apresente imagens de pontos turísticos da Rússia, sugestões: Praça Vermelha, Parque Nacional Curonian SPIT, Central Fountain, Farol de Egersheld,, Monumento O Gatinho e o Corvo na arvore. Distribua as imagens entre grupos de alunos, ofereça material, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e papel cansul, cortado em forma de cartão postal, solicite desenhos de observação, entre esses grupos.

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

  1. Desenho de ampliação: Faça uma eleição para que as crianças escolham uma das imagens, dos cartões postais, e proponha um desenho ampliado, será supervisionado pela professora, e finalizado com as crianças. (Caso escolham os mesmos, interfira, de modo que cada sala escolha um ponto turístico diferente).

  1. Outra Curiosidade: As noites brancas (Questione os alunos, sobre o que será noites brancas?) Leia o texto sobre essa curiosidade) solicite um desenho de imaginação.
  1. Culinária: Vocês se lembram da Olia? O que ela costuma comer? Vamos retomar as informações. (Blini)

Vamos fazer uma receita de Blini, e brincar de café da manhã na Rússia?

Apresente também outras receitas da culinária russa. Borscht,Smetana,Stroganov)

  1. Artes Plásticas russa: Vamos conhecer Algumas Obras famosas (russas), e seus autores. Realizaremos releituras.
  1. A nona onda-1850- Ivan Arvazovski

Leitura da biografia

[pic 19]

Releitura: Tintura a dedo

  1. As gralhas voltaram 1871, Aleksei Savrasov

Leitura de sua biografia

Releitura: Desenho de observação com lápis carvão

[pic 20]

  1. Elevação,1929 Wassily Kandinsky

Leitura da biografia

Releitura: Colagem com papel colorido.

[pic 21]

  1. A menina com pêssegos 1887, Valentin Seróv

Leitura da biografia

Releitura: Fotografia- Crianças retratadas na Obra

[pic 22]

  1. Pesquisa com a família: sobre as matrioskas: Leitura sobre a história das bonecas. (Sugestões)

Produção:1- Móbile Matrioskas, oficina com as mães.

2- Desenho carimbo com moldes das matrioskas, decoração feita pelas crianças.

3- Quadro de Matrioskas com justa posição (bonecas de retalhos, ou papel).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (795.7 Kb)   docx (733.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com