TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGANICA

Por:   •  28/9/2022  •  Abstract  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

REAÇÕES DE COMPOSTOS DE HALOGENADOS E OXIGENADOS

FERNANDO RAMOS DOS SANTOS

GUILHERME ENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS DIAS

RELATORIO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGANICA – T04

PROF. DR. ELAINE CRISTINA NOGUEIRA LOPES DE LIMA

São Cristóvão, 19 de maio de 2022

1. Introdução

O grupo 16, grupo do oxigênio ou calcogênios, como também são chamados devido à tendência do enxofre e dos demais elementos de se associaram ao cobre. Este nome vem do grego e significa a tendência de associar-se ao cobre. Dos elementos do grupo, temos o oxigênio, o enxofre e o selênio que são não metais; o telúrio é semimetal e, finalmente, o polônio, que é um metal. O oxigênio (O2) ocorre em duas formas, principalmente na forma diatômica, O2; e como ozônio, O3, em uma concentração baixa (traços). O O2 é paramagnético e encontra-se no estado gasoso nas condições normais de temperatura e pressão. Tem uma energia de dissociação de 489kJmol-1 e, nos estados líquido e sólido, apresenta-se com uma cor azul claro.

O oxigênio tem compostos com quase todos os elementos que são chamados de óxidos. Podemos classificar os óxidos, conforme a estrutura e também de acordo com as propriedades químicas.

Levando em consideração a estrutura, são classificados em: Óxidos normais(são aqueles que se encontram em estado de oxidação – II e possuem somente uma ligação do tipo X-O), peróxidos(encontra-se no estado de oxidação –I e possui a estrutura de ligações X-O-O-X) e subóxidos(No subóxido, o oxigênio tem o estado de oxidação –II e está ligado ao segundo elemento que apresenta ligações do tipo X-X; C3 O2 – subóxido de carbono, Rb9 O2 – subóxido de rubídio).

E em relação as propriedades químicas (reações com a água), nomeamos como: óxidos básicos (São formados por elementos fracamente eletronegativos, geralmente metais alcalinos, alcalinos terrosos e mais alguns metais com número de oxidação +1 e +2), óxidos ácidos ou anidridos (São formados com elementos químicos altamente eletronegativos (não metal ou com um metal de nox > 5)), óxidos anfóteros (Al2O3), óxidos neutros (N2O), óxidos salinos ou duplos.

 Os halogênios são muito reativos e não existem, na natureza, na forma elementar. O alto potencial de redução indica que eles são bons agentes oxidantes, o que os leva a formar muitos compostos, principalmente haletos, largamente distribuídos na crosta terrestre. Os elementos deste grupo são: flúor, cloro, bromo, iodo e ástato. Eles apresentam características de não metais e, como nos grupos anteriores, o flúor, o primeiro elemento do grupo, apresenta propriedades que são mais diferentes das dos demais elementos. Do cloro em diante, não são tão marcantes as diferenças entre os demais elementos. Com exceção do ástato, os halogênios são tão reativos que ocorrem na forma de sais, contendo o haleto como ânion.

O flúor (F) é obtido pela eletrólise do KF, anidro. Devido à alta reatividade, ele é preparado e imediatamente posto para reagir formando o produto desejado, como, por exemplo, na preparação do UF6 , usado na preparação de combustíveis atômicos.

O cloro (Cl2) é preparado a partir da eletrólise de salmoura e isolado como Cl2 ou como solução básica, contendo OCl- e convertido a cloratos ou percloratos. Suas principais aplicações, seja como elemento seja na forma de compostos oxiclorados, são em branqueadores (polpa de madeira para uso na fabricação de papéis e em têxteis) ou na purificação nas estações de tratamento de água.

O bromo (Br) é obtido de salmoura ou da água do mar. Ele é principalmente usado na preparação de compostos organobromados, os quais são usados em inseticidas, fibras retardadoras de chama, como agente antidetonante de gasolina e, algumas vezes, paralelo ao cloro como esterilizante e em tratamento de água.

O iodo (I) é obtido de sais de iodeto e de salmoura pela oxidação pelo cloro, frequentemente como um estágio intermediário da concentração de iodetos. É usado principalmente como organoiodados na indústria farmacêutica, fotográfica, de pigmentos, esterilização e produção de borracha.

Objetivos

  • Estudar o comportamento de óxidos em água.
  • Estudar o comportamento de oxoânions do enxofre em água.
  • Avaliar reações químicas envolvendo o ácido sulfúrico.
  • Avaliar reações químicas envolvendo compostos halogenados.

Materiais e reagentes

  • Tubos de ensaio
  • Bico de Bunsen
  • Capela
  • NaCl
  • NaBr
  • BaCl2
  • Na2SO4
  • KI
  • H2SO4
  • HCl
  • HNO3
  • Na2HPO4
  • Molibdato de Amônio
  • NH4OH
  • AgNO3
  • Acetato de Sódio

Procedimentos experimentais

1- Foi Colocado uma ponta de espátula de NaCl sólido em um tubo deensaio. Adicionou -se 5 gotas de H2SO4 concentrado. Aquecendo o tubo e verificando o desprendimento de HCl colocando um papel umedecido com 3 gotas de NH4OH 2 mols/L.

2- Foi colocado em um tubo colocar uma ponta de espátula de NaBr sólido. Adicionou-se 5 gotas de H2SO4 concentrado, aqueceu-se o tubo e foi verificado o que ocorreu.

3- Em um tubo adicionou-se uma ponta de espátula de KI sólido e 5 gotas de H2SO4 concentrado. Aqueceu-se o tubo e verificou-se as características visuais do gás formado na reação.

4- Em um tubo foi adicionado 5 gotas de NaCl 0,1 mol/L e 5 gotas de AgNO3 0,1 mol/L. Agitou-se e foi observado a formação de um precipitado. Gotejou-se NH4OH 2 mols/L até o precipitado desaparecer. Foi anotado o número de gotas que foi usado para que o precipitado desapareça totalmente.

5- Em um tubo adicionou-se 10 gotas de NaBr 0,1 mol/L e 5 gotas de AgNO3 0,1 mol/L. foi agitado e verificou-se a formação de um precipitado amarelo pálido. Gotejou-se NH4OH 2 mols/L até o precipitado desaparecer. Foi anotado o número de gotas que foi usado para que o precipitado desapareça totalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com