TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Disciplina:Geo-História

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

 

Nome: Divina Januária dos Santos Araujo

Disciplina:Geo-História

Professor: Lorene dos Santos

 relatório

  • Para refletir e responder
  • Quais foram às sensações provocadas pelas duas visitas?
  • Uma grande sensação de aprendizado e conhecimento.
  • O que mais marcou, chamou a sua atenção?

R - Ver um museu em plena uma comunidade (favela).

  •  Em que medida se confirmaram as expectativas expressas antes da visita?

R – Somente durante a visita mesmo.

  • O que vocês acham que aprenderam com as visitas?

R – Que a arte está em toda parte, não somente em museus na cidade, todo protegido e com grandes investimentos.

  • O que gostariam de ver novamente?
  • R – Outros museus construídos com a ajuda da comunidade carente.
  • O que escolheriam para aprofundar em uma pesquisa?
  • R – Um acervo cultural dentro de uma comunidade (Dança, música, artes plásticas, teatro etc).
  • Há algo que não tenham gostado? O quê?
  • R – Não, gostei de tudo que ví.
  • Alguma peça ou setor dos museus o fizeram lembrar alguém ou de alguma experiência de vida pessoal ou familiar? Fale um pouco dessa experiência e das memórias que a visita aos museus podem ter provocado em vocês.
  • R – Nenhuma peça ou setor me fez lembrar de alguém, mas o local ao qual se encontra o MUQUIFU me fez lembrar do meu passado ao qual vivia com minhas filhas em uma comunidade, pois não tínhamos condições de morar em um lugar melhor.
  • Se vocês tivessem que convidar uma pessoa para visitar esses museus, quem convidaria (diga o nome da pessoa e o que ela é sua)? Por que convidariam esta pessoa ou por eu acha que ela gostaria de visitar estes museus (os dois ou apenas um deles), qual a relação dela com o que os museus representam?
  • R – Jeisiene, Minha filha. A convidaria ara conhecer o MUQUIFU, pois achei que lá existe uma grande cultura do empoderamento do preto e pobre brasileiro, e isso é pouco mostrado hoje em dia.

  • Belo horizonte foi a primeira cidade planejada do brasil. Fundada em 1897, para ser a nova capital de Minas Gerais, simbolizava o espírito de modernidade e dos novos tempos republicanos, quando prevalecia a crença no progresso e no avanço tecnológico. Uma cidade traçada primeiramente no papel, idealizada pra ser “rigidamente geométrica, funcional, limpa e saudável, constituída de parques e áreas verdes, ventilada e iluminada (...) O pensamento dominante era de que os valores artísticos e as heranças do passado deveriam ser substituídos por uma arquitetura racional e moderna. A simetria do traçado urbano e as edificações propostas contrastavam com qualquer cidade colonial portuguesa.” (HORTA, Célio Augusto. A planta de Belo Horizonte). A planta dividiu a cidade em: Zona urbana ou área central circundada pela Avenida do Contorno e caracterizada pela geometria e simetria das formas; zona suburbana, circundando a zona urbana, constituída de quarteirões irregulares, grandes lotes e ruas traçadas conforme a topografia; área de sítios destinada à pequena lavoura, para abastecimento local.

A distribuição espacial é também reflexo e constituidora de processos de exclusão social, onde se busca definir os lugares a serem ocupados por cada classe social, reservando-se a área central para os grupos privilegiados e empurrando os trabalhadores para a região periférica. No entanto a cidade é espaço de tensões e conflitos, em que uma classe trabalhadora convidada a construir, mas não a residir com plena cidadania, passou a ocupar o espaço urbano central, em favelas ou em ocupações irregulares. “A Avenida do Contorno nunca chegou a cumprir assim seu papel de linha demarcatória: de um lado a Cidade Burguesa e do outro, os fornecedores da força de trabalho e os provedores de alimentos.” No entanto, “A luta pela expulsão é uma constante no tipo de cidade que temos, como estratégia da classe dominante para valorização progressiva do espaço urbano. Nessas condições é realmente impossível ocupar e organizar harmoniosamente o espaço urbano e promover uma convivência entre grupos sociais numa forma democrática”. (LE VEM, Michel. As classes sociais e o poder político n formação espacial de Belo Horizonte).

Tendo em vista as informações apresentadas no texto e as visitas realizadas ao MHAB e ao MUQUIFU, procure refletir sobre de que forma o MHAB e MUQUIFU se constituem em espaços de memória capazes de revelar a organização espacial e aparthaid social presentes na história de Belo Horizonte, desde sua fundação aos dias atuais? Como isso se revela, por meio de:

  • Regiões da cidade em que estes dois museus se encontram;

R – Um está localizado na área nobre cercado de grandes construções e muito verde (área nobre), o outro se encontra na região periférica da cidade, rodeado de dificuldades sociais e pobreza, sem verde ou planejamento urbano.

  • Características das instalações físicas e condições de funcionamento desses dois museus;

R – O Museu Abílio Barreto possui suas instalações em perfeito estado de conservação, mesmo porque o mesmo possui investimento do governo para que se mantenha de pé; ele tem visitações com: Exposições, Biblioteca, Loja, Área Externa, Café e restaurante.

Já o Museu MUQUIFU tem como direção e curadoria do Padre Mauro Luiz da Silva, o Muquifu, além de ser um local de resistência, identifica-se com um museu de território, sendo que este possui em diversos locais do Morro do Papagaio várias atividades e peças de seu acervo.  
As visitas são realizadas na Sede Vila Estrela, situada no Bairro Santo Antônio. Já a Sede Beco Santa Inês, na Barragem Santa Lúcia, é o local onde são realizados alguns eventos e onde está localizada a Biblioteca.
Há, ainda, a Loja do Muquifu, localizada na Rua Principal, 321, Barragem Santa Lúcia. Diferente do outro museu, este sobrevive da dedicação e investimento dos próprios moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com