TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DISCIPLINA DE PESQUISA OPERACIONAL

Por:   •  28/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE PESQUISA OPERACIONAL

RELATÓRIO EXPOLOG

TAÉCIO FERREIRA LIMA COSTA

  1. Introdução 

As empresas exercem o papel de formadores de valores dentro das relações sociais nas comunidades. Assim, são saciados os anseios da sociedade acadêmica em visitar as áreas de um empreendimento. Os alunos buscam vincular seus conhecimentos práticos ao contexto escolar, por meio do empenho e participação ativa de todos. A atividade de visita técnica visa o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. A realização destas é de extrema relevância para os alunos da graduação. Nela, é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela.  Nas visitas técnicas também é possível verificar aspectos teóricos que regem a empresa. Muitos estudos e pesquisas requerem também tal visita já que há a necessidade de verificar hipóteses, teses e teorias na prática (FIORESE,2011).

É nessa visita técnica aos alunos de engenharia da produção, foi abordado diversas empresas que tem como processo a cadeia de suprimentos  (Supply Chain Management – SCM) que  é um processo que consiste no planejamento estratégico de fluxos, sejam eles de bens, serviços, finanças, informações etc., bem como das relações entre empresas, com o intuito de alcançar os objetivos da organização. estamos nos referindo a uma rede interligada de negócios, que abrange desde o armazenamento da matéria-prima até o produto final no ponto de consumo.

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos resulta no aumento da satisfação dos seus clientes. Isso porque o produto chega até o consumidor dentro do prazo, na quantidade certa e da maneira como ele espera, sem frustrar suas expectativas. E com base nisso foi apresentada uma exposição com o tema  expolog em 12 de julho, realizada no hall do prédio da salas de aula no centro acadêmico da universidade no pólo de Juazeiro, BA. A fim de conhecer os processos da cadeia de suprimentos.

  1. Equipe Resíduos sólidos / Andrei/ Geisa/ Júlio

Quando falamos em cadeia de suprimentos todos os processos devem ser amplamente pensados, afim de evitar riscos que podem comprometer a empresa. A equipe que trouxe como apresentação o processo de saneamento da cidade demostrou bastante domínio no conteúdo dos fluxos de interligação dos resíduos sólidos , que trouxe como processo a 3 etapas de limpeza de fossas do município de Petrolina, PE. Um processo simples de saneamento, que tem como modal o transporte rodoviário que adota desde a retirada do resíduo até o processo de limpeza desse resíduo. Como relato da equipe o processo é feito pela prefeitura da cidade, bem como a empresa compesa também podendo ser feita particularmente por empresa da área de limpeza de fossas.

  1. Equipe Terminal pesqueiro de Sobradinho, BA.

A equipe apresentou o  terminal pesqueiro Público de Sobradinho/BAHIA que tem como processo a vendas de peixes nos canais direto para o consumidor. Não existindo qualquer intermediário, sistema onde a empresa, através de seus funcionários, vai ao encontro dos clientes. Trata-se de um modelo muito usado por marcas de cosméticos.

De acordo como apresentados na exposição são realizadas atividades ligadas ao beneficiamento e o cultivo do peixe na região, em conjuntos com algumas cooperativas e empresas privadas, a fim de gerar renda para as famílias e consequentemente para o município. O transporte das tilapias (tipo de peixe) é toda feita de forma particular onde o comprador vai até o local no modal rodoviário para a aquisição do mesmo. O processo é todo feito de forma simples e clara, iniciado com a pesca, após o ensacamento e distribuição nos polos comerciais do terminal, onde existe diversos terminais onde qualquer pessoa pode adquirir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (468.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com