TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO MEDIDA DE VOLUMES

Por:   •  12/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                        [pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS SÃO LUÍS – MARACANÃ

João Gabriel Cutrim Fernandes

Antônio Silva Caires

Quesia Karinne Barros Araújo

Aluizio Coelho Duarte Neto

[pic 3]

RELATÓRIO DE QUÍMCA

Medida de Volumes


João Gabriel Cutrim Fernandes

Antônio Silva Caires

Quesia Karinne Barros Araújo

Aluizio Coelho Duarte Neto

RELATÓRIO DE QUÍMCA

Medida de Volumes

Relatório realizado para obtenção

da 2° nota, referente ao experimento

do dia 26/04/2022 em laboratório.

  1. INTRODUÇÃO

A medição correta de volumes é fundamental para o sucesso do trabalho em um laboratório de química. As boas práticas de laboratório são alcançadas quando se sabe corretamente o uso dos materiais para aferição de medidas, das vidrarias mais comuns que estão a disponibilidade para o experimento. As práticas propõem que o aluno, através da experimentação e da pesquisa, desenvolva suas próprias conclusões sobre o objeto de estudo, além de serem uma oportunidade de troca de experiencias com o grupo de trabalho e estudo. O laboratório de química conta com uma diversidade de equipamentos e vidrarias a disposição do aluno. Tudo isso é feito para permitir que os alunos de química realizem experimentos com os controles de segurança adequados, utilizando materiais adequados para garantir a integridade física do profissional e o equilíbrio do meio ambiente.

Para a medição de volume, existem dois tipos de instrumentos graduados e aferidos. Os aferidos medem um único volume e geralmente são mais precisos. No entanto, o graduado permite medir vários volumes, e um deles, a bureta, de alta precisão. De um modo em geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se provetas, enquanto, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico.

A medição do volume de um líquido é feita comparando o nível do líquido com uma linha marcada na parede do recipiente. As leituras de nível para líquidos transparentes, devem ser feitas na parte inferior do menisco, com a linha de visão do operador perpendicular à escala graduada, para evitar erros de paralaxe.

[pic 4]

  1. OBJETIVOS

O objetivo do experimento é realizar a aferição das vidrarias e comparar se as medidas coincidem, e se não, mensurar a diferença entre elas. Com isso, é possível determinar a exatidão dos instrumentos volumétricos, através dos cálculos que definem a média, o erro absoluto e o erro relativo.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS
  1. MATERIAIS
  • Balança Analítica: É utilizada principalmente em determinação de massas em análises químicas, determinação de quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra.
  • Tubos de ensaio: São eficientes para testar reagentes líquidos ou sólidos em pouca quantidade e fazem parte da vidraria dos equipamentos de laboratório.
  • Béquer: Utilizado em líquidos e misturas com ou sem ocorrência de reação, para dissolver sólidos em líquidos e aquecer as substâncias.
  • Proveta: A função essencial da proveta é medir líquido. Para isso é seu formato é cilíndrico e tem uma escala graduada. Por ter uma escala de volume pouco rigorosa a proveta só deve ser usada para medidas que tenham pouca rigorosidade.
  • Pipeta Volumétrica: São vidrarias graduadas em milímetros utilizadas para transferir volumes conhecidos de líquidos.
  • Bureta: A bureta é um instrumento de laboratório de formato cilíndrico e estreito. Sua função é realizar dosagens exatas de soluções em outros recipientes, como um béquer ou erlenmeyer, por exemplo. Ao longo de seu corpo a bureta apresenta graduações e na parte inferior uma torneira, de vidro ou polietileno.
  1. MÉTODOS

Primeiramente, dividiu-se em três grupos de experimentos, para determinação do erro na medida de volumes com a proveta, pipeta volumétrica e com a bureta. Logo, O primeiro grupo com a proveta, o segundo com a pipeta volumétrica e o terceiro com a bureta. Realizaram os seguintes procedimentos:

Grupo da Proveta: Nesse experimento utilizou-se a balança analítica, três tubos de ensaio, um béquer, uma proveta e água destilada. Nesse procedimento, mediu-se a massa de três tubos de ensaio secos numerados. Para medir a massa dos três tubos de ensaio secos, utilizou-se como auxílio o béquer para mantê-los na vertical, logo que, o béquer foi inserido na balança analítica, necessitou-se ser zerado o peso, antes de ser introduzido os tubos ao béquer. Após, o tubo 1 foi adentrado ao béquer, e em seguida o tubo 2 e o tubo 3, ambos tubos mediram massas diferentes. Logo após de pesar a massa dos três tubos de ensaio secos, mediu-se 10,00 ml de água destilada em uma proveta de 100 ml, introduzindo-o 10 ml em cada tubo de ensaio. Em seguida, repetiu-se o processo de pesar os três tubos de ensaio, preenchidos com 10,00 ml de água destilada cada, em uma balança analítica, novamente com o auxílio de um béquer para mantê-los na vertical.

Grupo da Pipeta Volumétrica: Nesse experimento utilizou-se a balança analítica, três tubos de ensaio, um béquer, uma proveta e água destilada. Nesse procedimento, mediu-se a massa de três tubos de ensaio secos numerados. Para medir a massa dos três tubos de ensaio secos, utilizou-se como auxílio o béquer para mantê-los na vertical, logo que, o béquer foi inserido na balança analítica, necessitou-se ser zerado o peso, antes de ser introduzido os tubos ao béquer. Após, o tubo 1 foi adentrado ao béquer, e em seguida o tubo 2 e o tubo 3, ambos tubos mediram massas diferentes. Logo após de pesar a massa dos três tubos de ensaio secos, mediu-se 10,00 ml de água destilada em uma pipeta volumétrica de 10,00 ml, colocando-o 10 ml em cada tubo de ensaio. Em seguida, repetiu-se o processo de pesar os três tubos de ensaio, preenchidos com 10,00 ml de água destilada cada, em uma balança analítica, novamente com o auxílio de um béquer para mantê-los na vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (294.1 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com