TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Pesagem

Por:   •  10/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Objetivo

A pratica tem como objetivo fazer a realização de procedimentos para transferência segura de sólidos e líquidos, usando de materiais adequados para o procedimento. E realizar também a passagem de sólidos, utilizando a balança de forma adequada. 

  1. Métodos experimentais

  1. Pesagem direta:

Consiste em determinar a massa de um objeto. No caso avaliado, foi necessário pesar um béquer em uma balança analítica. O processo foi repetido mais duas vezes.

  1. Pesagem por adição:

Consiste em determinar a massa de substâncias por meio do processo de adição envolvendo um outro recipiente. Sendo, que este recipiente deve se encontrar vazio e ter sido pesado previamente.

Primeiro com um pincel foi necessário limpar as mediações e o prato da balança. Logo em seguida, a balança analítica foi zerada. O béquer foi colocado na balança e depois foi necessário tarar a balança. Logo após o sal de cozinha, que foi retirado do pesa-filtro, foi colocado em um vidro de relógio com a ajuda de uma espátula foi feita aos poucos a transferência do sal de cozinha contido no vidro de relógio para o béquer até completar 0,1 g (100 mg). O processo foi repetido com mais dois béqueres.

  1. Pesagem por diferença:

Novamente foi necessário limpar a balança com a ajuda de um pincel. Para iniciar a pesagem, a balança analítica foi zerada. É necessário usar papel para que a gordura dos dedos não entre em contato com o pesa-filtro para que não ocorra uma alteração da massa. Após a limpeza, estabilização e nivelamento da balança pode-se iniciar o processo de pesagem colocando o frasco de pesagem na balança e depois a balança foi tarada. Depois o pesa-filtro é retirado da balança e é feita a transferência para o béquer com pequenas batidas no frasco, em seguida o pesa-filtro é devolvido para a balança até que chegue ao valor de -0,1 g (100 mg). O processo foi repetido com mais dois béqueres.

  1. Preparo de solução

Com o resultado das três massas obtidas da última pesagem foi feita a preparação de três soluções. Primeiramente, o sal de cozinha foi solubilizado usando uma pequena quantidade de solvente, que foi a água destilada, com ajuda do transporte universal, funil e argola. Logo em seguida, a solução foi transferida quantitativamente para o balão volumétrico e foi completado o volume com solvente. Pra finalizar, a solução foi homogeneizada e quando o líquido atingiu o traço de aferição, foi observado a formação do menisco.

  1. Resultados

Pesagem direta:

Béquer

Massa (g)

1

47,8445 g

2

47,2443 g

3

48,6157 g

Pesagem por adição:

Béquer

Massa (g)

1

0,1086 g

2

0,1071 g

3

0,1106 g

Pesagem por diferença:

Béquer

Massa (g)

1

0,1013 g

2

0,1024 g

3

0,1005 g

  1. Referências

BACCAN, N.; ANDRADE, J.C; GODINHO, E. S; BARONE, J.S. Química analítica quantitativa elementar. 3º. ed. São Paulo: Edgard, 2001.

SKOOG, D. A.; WEST, D.M.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. Fundamentos de Química Analítica. 8º ed. São Paulo: Editora: Thomson, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com