TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Viscosidade

Por:   •  13/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA - UEPB

CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA - CCT

DEPARTAMENTO DE QUIMICA - DQ

QUIMICA INDUSTRIAL - QI

FISICO QUIMICA EXPERIMENTAL

TURMA SEGUNDA-FEIRA AS 13H

PROFESSORA: DAUCI RODRIGUES

ALUNA: ANNA LAURA MENDONÇA

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE UTILIZANDO UM VISCOSIMETRO DE OSTWALD

CAMPINA GRANDE - PB

MARÇO - 2019

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

LABORATÓRIO DE: Físico-Química Experimental

PROFESSOR (a): Dauci Pinheiro Rodrigues

ALUNO (o): Anna Laura Mendonça

CURSO: Química Industrial MAT: 151020256

TÍTULO E N° DO EXPERIMENTO: Experimento Nº 03: Determinação do Coeficiente de Viscosidade utilizando um Viscosímetro de Ostwald.

DATA DO EXPERIMENTO: 18/03/2019

RECEBIDO EM:____/____/____ POR:_________________________

AVALIAÇÃO

PREPARAÇÃO:_________________________________________

RELATÓRIO:___________________________________________

PROVA:_______________________________________________

NOTA GLOBAL:________________________________________

RUBRICA DO (a) PROFESSOR (a):_________________________

INTRODUÇÃO

A viscosidade é o atrito interno em um fluido. As forças viscosas se opõem ao movimento de uma do fluido em relação à outra. Os efeitos da viscosidade são importantes para o escoamento através de tubos, para o escoamento do sangue, para a lubrificação de diversas partes das máquinas e para muitas outras situações.

Para entender a natureza da viscosidade dos líquidos, é necessário entender a dinâmica que ocorre entre os planos neles existentes. Em um líquido em repouso, todas as moléculas de um plano do líquido se movem em todas as direções e igual velocidade. Quando o líquido sofre ação de alguma força que empurre e desloque, paralelamente, um plano contra outro, e direcione as moléculas do plano adjacente para apenas um sentido e direção, os planos inferiores, logo abaixo da deformação sofrida, tendem a apresentar resistência à deformação (a figura 1 mostra uma representação gráfica da ação destas forças). Esta força de resistência é a viscosidade do líquido.

FIGURA 1

Os fluidos que se escoam velozmente, como a água e a gasolina, possuem viscosidades menores do que as viscosidades dos fluidos “pegajosos”, tais como mel e o óleo de motor. As viscosidades dos fluidos são fortemente dependentes da temperatura, aumentando para os gases e diminuindo para os líquidos ‘a medida que a temperatura aumenta. A redução das variações da viscosidade com a temperatura é um objetivo importante no projeto de óleos para serem usados como lubrificantes de máquinas.

A unidade de viscosidade, poise (P), é definida como a viscosidade de um líquido em que a unidade de força por unidade de área, agindo sobre duas camadas líquidas de área unitária e separadas pela unidade de comprimento, provoca um deslocamento que ocorre com a unidade de velocidade. Matematicamente, podemos exprimir esta definição pela equação:

No sistema CGS a unidade de viscosidade dinâmica é o Poise (g/cm.s). A viscosidade cinemática, definida como: onde η é a viscosidade dinâmica e ρ a massa específica do líquido, tem por unidade Stokes (cm2/s).

​O método de Poiseuille é o mais prático, no qual é empregado um aparelho conhecido como viscosímetro de Ostwald. O método consiste em medir o intervalo de tempo necessário para que um volume conhecido de líquido escoe através de um capilar, de comprimento e raio conhecido, sob a ação da gravidade. Mediante procedimento teóricos, Poiseuille determinou que a viscosidade do líquido fosse dada por:

​Este método dá bons resultados para líquidos com viscosidade média. Para líquidos muitos viscosos, pode-se determinar a viscosidade relativa e dinâmica pelo método da velocidade da queda de esferas através do líquido.

OBJETIVO

Calcular a vicosidade relativa do álcool etílico, acetona e soluções de sacarose, empregando o viscosímetro de Ostwald.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS

- Viscosímetro de Ostwald

- Pipetas de 10mL

- Beckers de 50mL

- Termômetro

- Cronômetro

REAGENTES

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com