TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Estruturado de Artigo

Por:   •  8/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Minas Gerais

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I

Tarefa: Resumo estruturado 1

Aluno(a): Ana Carolina Bastos Carvalho

Link para o artigo escolhido: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2013/VII-032.pdf

Título do artigo: Uma visão sustentável dos resíduos eletroeletrônicos de aparelhos de celular

1) O artigo 1 “UMA VISÃO SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS DE APARELHOS DE CELULAR” foi encontrado através da pesquisa das palavras-chave “Análise de Ciclo de Vida” e “celular” na plataforma  Google Acadêmico. Os parâmetros utilizados para estreitar a busca entre os artigos que se relacionavam as palavras-chave foram a data de publicação (2012-2021), a relevância do artigo e a confiabilidade da fonte. Esse artigo foi produzido durante o IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental que ocorreu em Salvador (BA) entre 25 e 28 de Novembro de 2013. E foi disponibilizado no site do IBEAS (Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento).

2)

1. Introdução

A grande produção e o consumo desenfreado de produtos eletroeletrônicos gera uma enorme quantidade de resíduos. Isso se deve principalmente ao grande avanço da indústria tecnológica nos últimos anos, que cada vez mais criam produtos que rapidamente são aprimorados e substituídos. Fazendo com que eles tenham uma vida de uso curta. Anualmente são produzidos cerca de 50 milhões de toneladas de dejeto eletrônico no planeta. Portanto são de imensa importância a compreensão e o estudo do ciclo de vida de produtos eletrônicos para que haja a conscientização de todos os indivíduos envolvidos nele, desde o fornecedor das matérias primas ao consumidor. Visando a diminuição da geração de resíduos e mitigação dos impactos causados pelo seu descarte.

2. Referências utilizadas

As referências utilizadas foram artigos publicados acerca do tema de ACV, seu processo e sua aplicação no Brasil; artigos referentes a descarte de resíduos eletrônicos e seus impactos socioambientais; a Resolução CONAMA nº 257 e a Lei nº 12.305 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

3. Objetivos

Este trabalho teve como objetivo geral a demonstração da importância da avaliação do ciclo de vida de um produto eletroeletrônico, sendo investigado nesse caso o aparelho celular. E os objetivos específicos da pesquisa foram a identificação dos impactos ambientais dos componentes dos celulares e a verificação do destino do resíduo eletroeletrônico de acordo com o princípio da Responsabilidade Compartilhada e à aplicação do instrumento de Sistema de Logística Reversa, da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

4. Metodologia

Para a investigação, realizou-se revisão de literatura em artigos sobre ACV e análise de legislações referentes ao tema. Dessa forma o trabalho é classificado como de pesquisa básica e, quanto aos procedimentos, classifica-se como um estudo de caso da avaliação do ciclo de vida de um celular.

5. Resultados

A pesquisa conseguiu atingir aos objetivos propostos fazendo a identificação dos impactos ambientais dos componentes do celular e o levantamento dos destinos do resíduo eletrônico. Os principais componentes do aparelho celular são os circuitos eletrônicos, a bateria, a carcaça e a tela de LCD. Relacionados a eles estão vários problemas tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente. Analisando os circuitos eletrônicos sabe-se que eles são constituídos de metais como o ouro e o paládio cuja extração é poluente e ao mesmo tempo pouco produtiva, pois gera altas concentrações de CO2 que consequentemente contribuem para o aquecimento global. Em relação à bateria em sua constituição são usados o níquel e o cobalto que são obtidos através da mineração, atividade imensamente impactante. A carcaça por sua vez é composta por polímeros, como o PVC e o policarbonato, derivados do petróleo que é uma fonte não renovável e pelo alumínio que necessita de um grande gasto de energia e água em sua produção. Por fim a tela de LCD é constituída pelo mineral índio que normalmente é obtido na extração de outros minérios tendo como impactos ambientais a mineração e o gasto de energia utilizado no processo de separação. Verificou-se com relação ao destino do resíduo eletrônico que apesar de existir o descarte incorreto de baterias pela população por consequência da falta de conhecimento de processos de reciclagem, as empresas especializadas no reaproveitamento dos Resíduos Eletroeletrônicos (REEs) apresentam alternativas para sua redução. Essas empresas compram materiais eletrônicos descartados de órgãos públicos, bem como de outras empresas e realizam reparos necessários para que voltem a funcionar. O que permite a minimização da extração de novos recursos. Além de que cada empresa de celular desenvolve programas para dar suporte aos consumidores após o tempo de vida útil de seus aparelhos. Como por exemplo, a Samsung que oferece aos consumidores caixas de reciclagem disponíveis nos centros de serviços da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com