TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Comando de Incidentes para Emergência com Amônia Anidra

Por:   •  28/1/2023  •  Artigo  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema de Comando de Incidentes para Emergência com Amônia Anidra

A Amônia é um gás incolor, de odor característico forte, utilizado principalmente como gás de refrigeração. É altamente tóxico se inalado e pode provocar desde irritação a queimaduras severas aos olhos e trato respiratório.

Como primeiro comando no local, as atribuições seriam:

1. Reconhecimento, identificação e delimitação das zonas de trabalho

a) Constatar os fatos;

b) Identificar o(s) produto(s) envolvido(s);

c) Identificar a existência de vítimas;

d) Identificar a contaminação efetiva ou potencial do meio ambiente local;

e) Identificar a exposição efetiva ou potencial de pessoas;

f) Sinalizar e isolar o local;

g) Identificar e afastar possíveis fontes de ignição;

i) Facilitar o acesso das equipes de intervenção e apoio ao local da ocorrência.

j) Instalar a Unidade de Comando: local de onde deverão ser tomadas as decisões para a solução dos problemas.

2. Atendimento a emergência pessoal e ambiental

a) Acionamento dos órgãos de intervenção e apoio: Equipe de Resgate, Bombeiros, Fabricante/ Distribuidor do produto e Órgãos de proteção e recuperação ambiental

A equipe de resgate, após chegar no local e se inteirar da situação, deverá equipar-se com os equipamentos de proteção individual adequados para a situação e assumir a responsabilidade pelo atendimento das vítimas.

b) Coordenadoria do Médico Geral: após a área estar segura e a equipe de resgate estar devidamente paramentada, os médicos deverão realizar a triagem e verificar o grau de gravidade das vítimas, priorizando os mais emergentes.

c) Área de concentração de Vítimas: a equipe de resgate deverá selecionar o lugar mais adequado para as vítimas recebem os primeiros atendimentos conforme a triagem, priorizandor as mais graves. A depender da distância, pode-se criar um heliporto, conforme a estrutura do local.

d) Área de espera: um local adequado e seguro deverá ser criado, para onde devem ser encaminhados transeuntes ou outros envolvidos que não ficaram feridos, isto evitará o deslocamento desnecessários de pessoas no local do acidente, além de facilitar o controle do ambiente. Área de espera também servirá para que, profissionais que estão à disposição das equipes de resgate ou dos policiais, devem aguardar, fins de controlar a ordem de saída de veículos de emergência, deixando sempre a postos as equipes. Para o local, devem ser analisados previamente questões como visibilidade e segurança, facilidade de circulação, afastado do local do acidente, etc.

3. Processo de comunicação

Uma ou mais pessoas deverá ser designada para realizar a comunicação com os órgãos de intervenção e apoio. Essa equipe ou pessoa contatará empresa produtora do produto químico, com a intenção de colher mais detalhes dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com