TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teor de cinza nos alimentos

Por:   •  23/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FUNDAMENTOS DE LABORATÓRIO

Curso Técnico de Química

AULA TEÓRICA

FORNO DE MUFLA

O forno de mufla é um tipo de estufa utilizado quando há necessidade de temperaturas que permitem calcinar materiais. Calcinar é destruir toda matéria orgânica existente no material.

O forno mufla consiste basicamente em uma câmara metálica, sendo seu revestimento composto por material refratário, que possibilita uma variação de temperatura entre 20°C a 1400°C. Enquanto a estufa não passa de 200ºC.

Procedimentos de manuseio da mufla:

  1. Ao ligar a mufla no botão LIGA/DESLIGA, o visor mostra a versão do programador anterior.

  1. O painel apresenta::
  • Números na cor VERMELHA: temperatura do equipamento e VERDE: temperatura que se deseja alcançar ou temperatura do processo;
  • 4 teclas: [pic 2]

Tecla [pic 3]: tecla de programação – avança as telas de programação, cada toque é um avanço de tela;

Tecla [pic 4]: tecla de incremento – aumenta os valores em verde (temperatura do processo);

Tecla [pic 5]: tecla de decremento – diminui os valores em verde;

Tecla [pic 6]: tecla de retroceder – retrocede para as telas de programação anteriores;

  1. Apertando a tecla [pic 7] uma vez: aparece escrito RATE / 6.0 (rampa de aquecimento: é a quantidade de graus que o forno aquecerá por minuto até a temperatura desejada. Ex. 6.0, significa que aquecerá 6ºC por minuto. O RATE pode ser definido dividindo a temperatura desejada para o processo pelo tempo estimado de processo.
  2. Apertando a tecla [pic 8] duas vezes: aparece TSP / 30 (tecla de Patamar: é o tempo em que a temperatura desejada permanecerá estável. Ex.: 30 minutos
  3. Apertando a tecla [pic 9] três vezes: aparece RUN / ON => RUN significa início do processo, ON não, aperta[pic 10] e passa para YES, acende no painel bem pequeno as palavras RUN e OUT, indicando que o forno está sendo controlado e quando a temperatura está próxima do final o caractere pisca. O código A1 significa que o alarme 1 está ativo. A1 é o alarme de segurança que desligará o aquecimento do forno sempre que este exceder a temperatura desejada.

IMPORTANTE:

  • Nunca colocar as mãos dentro do forno de mufla quando este estiver ligado.
  • Usar pinça ou tenaz de haste longa para introduzir ou retirar o cadinho dentro do forno.
  • Dessecador: é usado para guardar substâncias em ambiente com pouco teor de umidade, contém sílica gel, que absorve toda umidade.
  • Nunca pesar na balança material ainda quente.

[pic 11]

FUNDAMENTOS DE LABORATÓRIO

Curso Técnico de Química

AULA PRÁTICA Nº ___

Título: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CINZAS DE UM ALIMENTO

O método geral para a determinação de cinzas totais utiliza o calor produzido em um forno mufla onde ocorre a destruição total da matéria orgânica presente na amostra, deixando somente os minerais presentes. Com essa técnica aplicaremos o método em laboratório para determinação das cinzas em amostras de orégano.

Cinzas de um alimento é o nome dado ao resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, entre 550 – 570ºC, a qual é transformada em CO2, H2O e NO2, assim sendo, a cinza de um material é o ponto de partida para a análise de minerais específicos. Estes minerais são analisados tanto para fins nutricionais como também para segurança.

A cinza é constituída principalmente de:

  1. Macronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários acima de 100 mg e normalmente presentes em grandes quantidades nos alimentos, como: K, Na, Ca, P , S, Cl e Mg;
  2. Micronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários abaixo de 100 mg e normalmente presentes em pequenas quantidades nos alimentos, como: AI, Fe, Cu, Mn e Zn;
  3. Elementos traços: além dos macros e micronutrientes, ainda existem os chamados elementos traços que se encontram em quantidades muito pequenas nos alimentos. Alguns são necessários ao organismo humano e muitos deles são prejudiciais à saúde, os contaminantes químicos, entre esses se destacam: Ar, I, F, Cr, Co, Cd e outros elementos.

Objetivo: Φ aprender a manusear o forno de mufla

 Φ determinar o teor de cinzas em alimentos

 Φ treinar técnicas de laboratório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (195.3 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com