TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DE CINZAS OU MATÉRIA MINERAL EM ALIMENTOS

Por:   •  30/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 5
  1. DETERMINAÇÃO DE CINZAS OU MATÉRIA MINERAL EM ALIMENTOS
  2.  OBJETIVO

Familiarização com a técnica para determinação de matéria inorgânica em alimentos, tais como sais minerais existentes ou transformados durante sua queima.

  1. RESUMO

 Essa prática se resume em determinar o teor de cinzas ou matérias orgânicas que está presente nos alimentos, seguindo o procedimento experimental onde pesa a amostra e a deixa na mufla, observando assim o resultado e calculando a porcentagem da cinzas obtida.

  1. INTRODUÇÃO

                  A análise de cinzas é feita para determinar a porcentagem de minerais presentes nos alimentos. As cinzas de um alimento são os resíduos inorgânicos que permanecem após a queima da matéria orgânica, que é transformada em CO2, H2O e NO2. A cinza é constituída principalmente de grandes quantidades de: K, Na, Ca e Mg; pequenas quantidades de: Al, Fe, Cu, Mn e Zn e traços de: Ar, I, F e outros elementos. Não possui necessariamente a mesma composição que a matéria mineral presente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes da amostra.
Consideram-se cinzas totais o resultado da incineração do produto em mufla normalmente à temperatura de 550 a 570 °C (para um melhor preparo de cinzas convém triturar o alimento antes). Em alguns casos, encontram-se dificuldades para a obtenção de resíduo inorgânico (cinzas), como: matérias muito ricas em fosfatos, produtos gordurosos, produtos com elevado teor de metais alcalinos e produtos açucarados. Na determinação de cinzas são perfeitamente convenientes utilizar os cadinhos de porcelana, pois possuem uma resistência maior a temperaturas altas, sendo que, em mudanças de temperaturas bruscas, podem rachar, mantendo, no entanto, sua massa constante. Uma característica marcante dos alimentos é que sua composição tem uma variação muito grande. O teor de cinzas em alimentos pode variar dentro do limite de 0,1% até 15%, dependendo do alimento ou das condições em que este se apresenta. Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi determinar a matéria inorgânica (cinzas) presente em flocos de milho.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS
  1. MATERIAIS UTILIZADOS

  - Balança analítica (precisão ± 0,0001g);

  - Forno mufla;

  - Dessecador com cloreto de cálcio ou sílica gel anidro;

  - Cadinho ou cápsula de porcelana;

  - Flocos de milho.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente pesou-se o cadinho vazio e anotou-se o seu valor, após isso colocou-se cerca de 5 a 10g da amostra dos flocos de milho sob o cadinho, que foi previamente tarado e seco e anotou-se seu valor exato.
      Em seguida, introduziu-se os cadinhos na mufla para que ocorresse o aquecimento direto da amostra a 550°C, e por fim os deixou-os resfriar no dissecador até a temperatura ambiente e os pesou.

Numeração do cadinho

Peso do cadinho

Peso  amostra

Peso  do cadinho   + resíduo

34

21,5373 g

5,0013 g

21,570 g

01

46,1855 g

5,0001 g

46,187 g

15

45,1026 g

5,0085 g

45,105 g

00

44,8270g

5,0102 g

44,830 g

  1. RESULTADOS

Tabela 1: Dados do experimento

CÁLCULO (experimental):

Cinzas ou matéria mineral % = (  A  -  B  ) x 100                                                        
                                                       C  

A = peso do cadinho ou cápsula + resíduo

B = peso do cadinho ou cápsula vazia

C = peso da amostra em gramas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com