TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são polímeros

Por:   •  16/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

O que são polímeros:

Se dissermos que são plásticos todos saberiam do que estamos falando. Mas os polímeros não são apenas os plásticos, eles também entram na constituição do nosso corpo. Por exemplo, o ADN, que contém o código genético que define as características das pessoas e outros seres vivos, é um polímero. Também são polímeros as proteínas e o amido nos alimentos.

Qual a sua constituição:

A palavra se origina do grego que significa: poli (muitos) e meros (partes). São macromoléculas formadas por moléculas pequenas (monômeros), moléculas de baixa massa molecular, os quais, a partir das reações de polimerização, vêm a gerar na macromolécula polimérica. As unidades repetitivas, chamadas de mero, vêm da estrutura do monômero.

Como são formados:

Os polímeros são obtidos pelas chamadas “Reações de polimerização”. A palavra “Polimerização” significa “Poli: várias” e “Meros: partes”, ou seja, é união de vários “meros” que ao final da reação, formam uma cadeia longa chamada polímero, pode ser ainda definida como um conjunto de reações através das quais monômeros reagem entre si, formando macromoléculas poliméricas (como por exemplo a estrutura do polietileno na figura abaixo).

Essas reações ocorrem através de moléculas simples que reagem entre si, formando o que chamamos de macromoléculas. Essas macromoléculas possuem como principal característica uma elevada massa molar e após a reação de polimerização, ela deve ser superior a 10.000 g/mol para que o produto formado seja considerado um polímero.

Características químicas e físicas:

Físicas:

- Mais leves que metais ou cerâmica.

- Alta flexibilidade.

- Alta resistência ao impacto.

- Baixas temperaturas de processamento.

- Resistência à tração.

- Cristalinos.

Químicas:

- Maus condutores de eletricidade.

- Apresentam eletrocromismo (mudança de cor antes da eletricidade) e, em alguns casos, fosforescência ou fluorescência.

- Polímeros sintéticos não são muito reativos, embora a presença de ácidos e solventes orgânicos geralmente os corroa rapidamente.

Classificação dos polímeros:

Quanto a estrutura:

Termofixos:

Termofixos possuem reticulações (conhecido como crosslinking, ligação covalente entre moléculas lineares nas suas cadeias estruturais), ou seja, possuem ramificações de cadeias “anexas” a sua cadeia principal (exemplo apresentado na figura em seguida), assim possuindo uma força de atração elevada entre as moléculas fazendo com que o material não possa ser reprocessado novamente através da fusão. Por exemplo: Polietileno tereftalato (PET), material das garrafinhas PET. Possui maior resistência mecânica, maior resistência ao calor e umidade e maior estabilidade dimensional.

Termoplásticos:

Os termoplásticos por possuírem suas cadeias formadas linearmente e não possuindo tais ramificações possui uma força de atração menos elevada, assim podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com