TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o pré sal?

Por:   •  28/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Alexandra Yasmim Bittencourt Espindula

Christopher Raimundo

Prof. Itamar

Escola de Educação Básica João Silveira

3º Ano – Noturno (Ensino Médio)

03/06/2013

PRÉ SAL

Palhoça, Santa Catarina

INTRODUÇÃO

Com a industrialização e as inovações tecnológicas, foram se descobrindo novas utilidades para o petróleo, que também é utilizado como combustível, nas industrias de plástico e borracha.

A camada pré sal é formada no inicio da instalação do Atlântico Sul, que está embaixo de outra camada de sal, sendo o mais puro e mais difícil de ser extraído, por isso as inovações tecnológicas são muito investidas nessa área.

A primeira descoberta de pré sal foi em 2006. Hoje existem mais de 80 bilhões de barris para a extração desta matéria.

DESENVOLVIMENTO

        É o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas encontradas embaixo de outra camada de sal, a mais de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo o nível do mar. Segundo as pesquisas as rochas do pré sal cobrem cerca de 800 km do litoral brasileiro, indo de Santa Catarina até o Espirito Santo, dentro dessas rochas, existem grandes reservatórios de óleo que produzem petróleo.

        Dizem que as maiores reservas de petróleo se encontram no litoral Brasileiro, no Golfo do México e na costa ocidental Africana.

        Surgiu a partir de microorganismos no mar há cerca de 150 milhões de anos depois da separação das placas tectônicas formadas do litoral Africano até a América do Sul.[pic 1]

        A extração de petróleo foi feita pela primeira vez pela Petrobras em 2008. A discussão sobre a existência do pré-sal começou em 1970 quando geólogos da Petrobras, desconfiavam da existência do pré-sal, mas não possuíam tecnologia para realizar pesquisas mais avançadas.Para extrair o óleo e o gás do pré sal precisa-se ultrapassar uma camada de água e outra de sal. É um processo complicado, precisando de tempo e dinheiro.

        Vários campos e poços de petróleo e gás natural já foram descobertos na camada pré-sal, entre eles estão o Tupi, Guará, Bem te vi, Carioca, Júpiter e Iara. Tupi é o principal campo de petróleo descoberto, tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.

De acordo com a atual Lei do Petróleo, as áreas de exploração serão leiloadas entre diversas empresas nacionais e estrangeiras. As que derem o maior lance poderão procurar óleo por tempo determinado.

Conforme alguns pesquisadores as descobertas do pré-sal irão triplicar as reservas de petróleo e gás natural do Brasil, a estimativa é que a produção alcance a marca de 50 bilhões de barris.

Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (246.2 Kb)   docx (134.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com