TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O teste de chama

Projeto de pesquisa: O teste de chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Teste de Chama é um procedimento utilizado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento.

O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação (Luz). Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

OBJETIVOS

Temos como objetivo identificar as cores de todas as soluções de sais dos metais através do teste de chamas, onde ocorre mudança dos níveis energéticos do átomo.

3- MATERIAIS E REAGENTES

Bico de Bunsen Cloreto de Sódio

Fio de Níquel-Cromo Cloreto de Potássio

2 Vidros de Relógio Ácido Clorídrico

2 Tubo de Ensaio Solução de Cloreto de Amônio

Estante para tubo de Ensaio Hidróxido de Sódio

Pinça de Madeira Água Destilada

Papel Tornassol Vermelho

Bastão de Vidro

4- PROCEDIMENTO COM CLORETO DE SÓDIO

O fio de níquel-cromo foi limpo da seguinte maneira:

Foi aquecido numa chama do bico de Bunsen, em seguida foi retirado e mergulhado no ácido clorídrico concentrado contido num tubo de ensaio, levado novamente a chama. Este processo foi repetido várias vezes.

Molhamos o fio limpo em ácido clorídrico concentrado, mergulhamos no cloreto de sódio contido num vidro de relógio e levamos à chama do bico de Bunsen. Observamos a cor da chama.

4.1- PROCEDIMENTO COM CLORETO DE POTÁSSIO

1- Fizemos a limpeza do fio níquel-cromo de acordo com o procedimento anterior.

2- Mergulhamos o fio no ácido clorídrico concentrado, mergulhamos no cloreto de potássio e levamos o fio à chama do bico de Bunsen. Observamos a cor da chama.

4.2- PROCEDIMENTO COM SOLUÇÃO DE CLORETO DE AMÔNIO

Foi adicionado ao tubo de ensaio 3 gotas de solução de cloreto de amônio e 8 gotas de hidróxido de sódio.

Aquecemos o tubo cuidadosamente e testamos a amônia por meio do papel tornassol vermelho umedecido com água destilada, colocamos o papel sobre o tubo, observamos a mudança da cor do papel de vermelho para azul, identificando que há presença de amônio.

Continuamos com essa solução aquecida e colocamos um bastão de vidro umedecido com ácido clorídrico concentrado, colocamos o bastão em contato com o vapor da reação. Observamos.

5- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi observada durante o experimento, algumas cores produzidas pelos elementos químicos (cloreto de sódio e cloreto de potássio).

Para não haver interferência na coloração foi necessário realizar a limpeza do fio no ácido clorídrico e na chama para que, conseqüentemente, não ocorresse a mudança de cor causada por impurezas.

Preparação da solução de cloreto de amônio

M=m/MM*V

0,2= m/53,49*1

0,2= m/53,49

m= 0,2*53,49

m= 10,698 1000

X 20

1000X= 213,96/1000

X= 0,2139g

Preparação da solução de Hidróxido de sódio

M= m/MM*V

4= m/40*1

4= m/40

M= 40*4

M= 160g 1000ml

X 20ml

1000X= 3200/1000

X= 3,2g

6- CONCLUSÃO

Com a realização desta experiência os objetivos traçados inicialmente foram alcançados com êxito, isto é, foram identificadas as cores que se obtinham através da combustão dos elementos químicos propostos.

No primeiro procedimento com cloreto de sódio, observamos a coloração Amarela intensa e duradoura produzida.

No segundo, com cloreto de potássio, observamos a cor roxa(violeta) produzida.

No terceiro com cloreto de amônio, observamos a mudança de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com