TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Por:   •  10/6/2019  •  Ensaio  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

  1. Introdução

Este relatório refere-se a um experimento de química geral experimental, realizado em laboratório no Instituto de Química na Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia. O mesmo tem como objetivo reconhecer misturas heterogêneas e homogêneas e introduzirem-se os métodos de separação e purificação de substâncias. No experimento realizado foi possível realizar um método de separação por filtração, em uma solução de água destilada, sulfato de magnésio heptahidratado (MgSO4.7 H2O) e carbonato de sódio. Na segunda fase do experimento foi realizada uma extração de liquido – liquido, por meio de da extração de substâncias apolares, polares, apolares e polares, polaridade intermediária e reações ácido – base. Vale ressaltar que a separação dos componentes de uma mistura somente será feita se soubermos quais são eles, e quais são suas propriedades. Um método de separação sempre é feito levando-se em conta as diferenças nas propriedades físico-químicas das substâncias, tais como: diferença de solubilidade, diferença de pontos de fusão ou ebulição, diferença de densidade, diferença de tamanho das partículas e outras características. E uma mistura é a associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes. Podendo ser classificadas em misturas homogêneas e heterogêneas.

  1. Materiais e métodos

A) FILTRAÇÃO

Instrumentos  usados:

Espátula

Béquer de 50mL

Bastão de vidro

Papel de filtro

Pipeta volumétrica

Especificações técnicas:

Adicionamos uma espátula de sulfato de magnésio heptahidratado (MgSO4.7H2O) em um béquer de 50mL e dissolvemos com aproximadamente 10mL de água, e usamos o bastão de vidro para  agitar, até completa dissolução.

Em outro béquer, dissolvemos uma espátula de carbonato de sódio em 10mL de água. Adicionamos essa solução à de sulfato de magnésio, agitamos e deixamos em repouso por 3 minutos e 15. Filtramos, usando um papel de filtro, e a água saiu filtrada.

C) Extração líquido-líquido

Instrumentos usados:

5 tubos de ensaio

pipeta de Pasteur

  1. Extração de substâncias apolares:

Ao tubo 1, adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de água destilada e 2 gotas de solução de vermelho de metila. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente.

  1. Extração de substâncias polares:

Ao tubo 2, adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de água destilada, 3 gotas de solução de alaranjado de metila. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente.

  1. Extração de substâncias apolares e  apolares:

Ao tubo 3, adicionamos aproximadamente 1cm de solução de sulfato de cobre 0,5 mol/L e 3 gotas de solução de vermelho de metila. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente.

  1. Extração de substâncias de polaridade intermediária:

Ao tubo 4, adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de água, 3 gotas de solução de azul de bromotimol. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente. Esperamos as fases se separarem completamente.

Com o auxílio de uma pipeta de Pasteur, retiramos o máximo do líquido da camada superior do tubo 4. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila novamente, e agitamos vigorosamente, e esperamos as fases se separarem completamente.

  1. Extração após reação ácido-base:

Ao tubo 5, adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de água, 3 gotas de solução de azul de bromotimol e 2 gotas de solução de hidróxido de sódio 0,25 mol/L. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente. Esperamos as fases se separarem completamente. Anotamos as observações. Adicionamos 3 gotas de ácido clorídrico 3 mol/L, agitamos vigorosamente e esperamos as fases se separarem completamente.

  1. Resultados e discussões

  1. Filtração:

Foram adicionados em 10 ml de água destilada, uma espátula de sulfato de magnésio heptahidratado (MgSO4.7 H2O), deixando em repouso, posteriormente em um outro béquer foram adicionados em 10 ml de água uma espátula de carbonato de sódio.

Após 3 minutos de repouso, a solução foi filtrada utilizando um papel filtro.

[pic 1]              [pic 2]

Após a Filtração é perceptível a olho nu que a solução que tinha como cor um esbranquiçado quando filtrada chega ao béquer transparente e aparentemente sem cor.

  1. Extração Líquido-Líquido

[pic 3]

  • Extração de Substâncias apolares:

[pic 4]

-Após adicionar 2 gotas de Vermelho de Metila em 1 cm de água destilada e 1 cm de acetato de Etila e agitar vigorosamente, a solução se divide em duas fases. Solução Heterogenia.  

  • Extração de Substâncias polares:

[pic 5]

-Após adicionar 3 gotas de solução de alaranjado de metila em 1 cm de acetato de Etila e 1 cm de água destilada e agitar vigorosamente a solução tende a se separar em duas fases.


  • Extração de Substâncias apolares e polares[pic 6][pic 7][pic 8]

- Logo após adicionar a quantidade equivalente a 1 cm do solução de sulfato de cobre 0,5 mol/ L.

-Foi adicionado 3 gotas de solução de Vermelho de Metila e agitado vigorosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (781.1 Kb)   docx (673.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com