TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Por:   •  10/6/2019  •  Ensaio  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 6

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

  1. Introdução

Este relatório refere-se a um experimento de química geral experimental, realizado em laboratório no Instituto de Química na Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia. O mesmo tem como objetivo reconhecer misturas heterogêneas e homogêneas e introduzirem-se os métodos de separação e purificação de substâncias. No experimento realizado foi possível realizar um método de separação por filtração, em uma solução de água destilada, sulfato de magnésio heptahidratado (MgSO4.7 H2O) e carbonato de sódio. Na segunda fase do experimento foi realizada uma extração de liquido – liquido, por meio de da extração de substâncias apolares, polares, apolares e polares, polaridade intermediária e reações ácido – base. Vale ressaltar que a separação dos componentes de uma mistura somente será feita se soubermos quais são eles, e quais são suas propriedades. Um método de separação sempre é feito levando-se em conta as diferenças nas propriedades físico-químicas das substâncias, tais como: diferença de solubilidade, diferença de pontos de fusão ou ebulição, diferença de densidade, diferença de tamanho das partículas e outras características. E uma mistura é a associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes. Podendo ser classificadas em misturas homogêneas e heterogêneas.

  1. Materiais e métodos

A) FILTRAÇÃO

Instrumentos  usados:

Espátula

Béquer de 50mL

Bastão de vidro

Papel de filtro

Pipeta volumétrica

Especificações técnicas:

Adicionamos uma espátula de sulfato de magnésio heptahidratado (MgSO4.7H2O) em um béquer de 50mL e dissolvemos com aproximadamente 10mL de água, e usamos o bastão de vidro para  agitar, até completa dissolução.

Em outro béquer, dissolvemos uma espátula de carbonato de sódio em 10mL de água. Adicionamos essa solução à de sulfato de magnésio, agitamos e deixamos em repouso por 3 minutos e 15. Filtramos, usando um papel de filtro, e a água saiu filtrada.

C) Extração líquido-líquido

Instrumentos usados:

5 tubos de ensaio

pipeta de Pasteur

  1. Extração de substâncias apolares:

Ao tubo 1, adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de água destilada e 2 gotas de solução de vermelho de metila. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente.

  1. Extração de substâncias polares:

Ao tubo 2, adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de água destilada, 3 gotas de solução de alaranjado de metila. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente.

  1. Extração de substâncias apolares e  apolares:

Ao tubo 3, adicionamos aproximadamente 1cm de solução de sulfato de cobre 0,5 mol/L e 3 gotas de solução de vermelho de metila. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente.

  1. Extração de substâncias de polaridade intermediária:

Ao tubo 4, adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de água, 3 gotas de solução de azul de bromotimol. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente. Esperamos as fases se separarem completamente.

Com o auxílio de uma pipeta de Pasteur, retiramos o máximo do líquido da camada superior do tubo 4. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila novamente, e agitamos vigorosamente, e esperamos as fases se separarem completamente.

  1. Extração após reação ácido-base:

Ao tubo 5, adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de água, 3 gotas de solução de azul de bromotimol e 2 gotas de solução de hidróxido de sódio 0,25 mol/L. Agitamos. Adicionamos a quantidade equivalente a aproximadamente 1cm de acetato de etila. Agitamos vigorosamente. Esperamos as fases se separarem completamente. Anotamos as observações. Adicionamos 3 gotas de ácido clorídrico 3 mol/L, agitamos vigorosamente e esperamos as fases se separarem completamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (781.1 Kb)   docx (673.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com