TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MATERIAIS E MÉTODOS NA QUÍMICA

Por:   •  4/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A química em soluções é abundantemente utilizada em extensas e diversas áreas. Seguindo essa perspectiva é visto que o conhecimento sobre o preparo da mesma é de extrema necessidade, visto que a maior parte das reações que ocorrem se apresentam como soluções aquosas e não aquosas. Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias que podem se apresentar como moleculares ou iônicas. No preparo das soluções, tem que ser utilizado um solvente, que por regra é uma substância em maior quantidade que o solvente e é caracterizado pelo seu estado físico líquido que vai ser utilizada para dissolver o soluto. Na comparação de soluções de mesmo soluto, podem ser encontrados os termos como solução diluída, que se apresenta com pouco soluto em relação ao solvente, e também solução concentrada, onde apresenta muito soluto em relação ao solvente.

Um dos princípios mais importantes em uma solução é sua preparação e a expressão de sua concentração que é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução. A partir de sua concentração, podem ser calculados e expressos em uma variedade grande de situações, como a porcentagem em massa. Por exemplo, o ácido clorídrico (HCl) em solução comercial 37%(v/v) .

Visto que o preparo das soluções exige um conhecimento muito amplo e bastante cuidado. Como exemplo tem a diluição da solução do ácido clorídrico já citado, onde são de extrema necessidade que se conheça os conceitos básicos de preparação, já que nunca deve ser adicionado água a um ácido concentrado. Podendo gerar um risco de explosão e uma projeção do ácido.  

Objetivos

Efetuar cálculos estequiométricos envolvendo o preparo de soluções; preparar soluções a partir de soluções comerciais; preparar soluções a partir de dados em percentagem em massa; e, aprimorar a técnica de preparo e diluição de soluções.

Referencias

(VOGUEL, A.L. Análise química quantitativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan ,19)

(CONSTATINO, M.G. Fundamentos de química experimental: São Paulo: Edusp. 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com