TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Gases Aplicados às Indústrias

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Química – Prof. Roberto Dalmo

Gases aplicados às Indústrias

  • Indústrias:

-White Martins:

       No ano de 1912, nascia a White Martins com a inauguração da primeira fábrica de oxigênio do país. Desde a sua fundação, a historia da White Martins coincide com o desenvolvimento industrial do Brasil. São produzidas quatro linhas principais de produtos: atmosféricos, químicos, medicinais e especiais. Em 2000, a White Martins é controlada pela Praxair, um dos mais fortes grupos industriais do setor de gases no mundo, quando fechou capital no Brasil.

       A White Martins atende as seguintes indústrias: Alimentos e Bebidas, Energia, Farmacêutica e Biotecnologia, Automotiva e de Transporte, Laboratórios, Metal-Mecânica: Soldagem e Corte, Papel e Celulose, Petróleo e Gás, Química, Refino, Saúde, Siderurgia/Metalurgia, Têxtil e Curtume e Vidro.

       A White Martins possui unidades de produção estrategicamente localizadas nos principais mercados regionais, assim, tal indústria possui um amplo processo de distribuição. A empresa possui quatro formas de distribuição de acordo com suas necessidades:

  • Packaged: gases envasados em cilindros atende cliente de menor porte.
  • Gasodutos: flexível e econômico, esse tipo de fornecimento é ideal para clientes de grandes volumes e uso contínuo, que estão situados perto de nossas unidades operacionais.
  • Serviço Móvel de Bombeamento de Nitrogênio: Nossa frota de equipamentos para bombeamento de nitrogênio pode entregar um suprimento contínuo e dedicado de nitrogênio 99,9% puro ou superior, em uma ampla gama de temperaturas e pressões, para uma ampla gama de indústrias e aplicações.
  • Líquido: Gases que passaram pelo processo de liquefação e entraram em estado líquido. Assim, O atendimento a esse público demanda uma estrutura de logística multimodal, já que o fornecimento é feito por meio de carretas criogênicas até os tanques dos clientes.
  • On Site: é criada uma estrutura de dutos que conduzem gases até as instalações ou de plantas on site, ou seja, plantas de produção de gases dentro das instalações do cliente.

   Além do serviço de suprimento e logística, a White Martins oferecem serviços industriais, como limpeza, purga, secagem, deslocamento, detecção de vazamento, hidroteste e inspeção de tubulações e tanques de armazenagem, ademais, serviços de Homecare – Atenção Domiciliar, em parceria com empresas de Homecare, Secretarias de Saúde, Planos de Saúde e Laboratórios do Sono.

-IBG (Indústria Brasileira de Gases):

     A IBG foi fundada por um grupo de profissionais, em 1992, com vasta experiência no setor de gases industriais em nível internacional. A fundação da IBG teve premissa básica a falta de concorrência no setor e a necessidade do mercado brasileiro em ter um fornecedor independente com mercadorias de alta qualidade e preços mais competitivos.

     A IBG possui fábricas modernas, e possui uma produção totalmente automatizada e informatizada, além de independência de suas ações. A IBG produz principalmente gases industriais, medicinais e especiais, para atenderem a demanda no fornecimento de gases para: indústria alimentícia, área medicinal e área industrial.

     A IBG utiliza cilindros e tanques próprios para acondicionar e transportar gases com características específicas. A empresa utiliza cilindros de 300 Bar, assim minimizando o número de cilindros necessários para a operação do cliente. A distribuição dos gases é realizada de duas formas distintas, levando em consideração os tipos dos gases:

  • Gases Criogênicos: as entregas são feitas com modernas e bem cuidadas carretas e caminhões trucados.
  • Cilindros de gases: para a entrega são utilizados veículos com sistema paletizado que, associado a plataforma móvel eletro-pneumática que equipa os mesmos, possibilita e entrega e/ou retirada de cilindros em clientes de forma menos traumática possível, isto é, sem danificar calçadas e pavimentações, conferindo praticidade, segurança e rapidez às entregas.

Gás: Dióxido de Carbono (CO2)

    O Dióxido de Carbono (CO2) é oferecido na forma gasosa ou líquida. Este gás é utilizado nas indústrias alimentícia e de bebidas (carbonatação) para conservar os produtos e acentuar o sabor da bebida. Somado a isso, o produto é empregado também para regular o pH no tratamento de águas e efluentes, como inibidor de chama em extintores de incêndio, propelente de spray, na industria têxtil, empresas de curtumes (tratamento de couro) e na indústria de papel e celulose. Utilizado também em fundições, no ramo químico, petroquímico e metal mecânico. Outrossim, Na indústria de petróleo, o dióxido de carbono pode ser aplicado em seus reservatórios como um método terciário de recuperação de óleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (300.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com