TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESAGEM, BALANÇA ANALÍTICA E LIMPEZA DA VIDRARIA

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                                                                                                                     [pic 2][pic 3]

PESAGEM, BALANÇA ANALÍTICA E LIMPEZA DA VIDRARIA

[pic 4]

NAVIRAÍ/MS

MARÇO/2017

  1. MATERIAIS

  • Balão volumétrico de 25 mL;
  • Balão volumétrico de 100 mL;
  • Béquer de 100 mL;
  • Pipeta graduada de 5 mL;
  • Pipeta graduada de 20 mL;
  • Pipeta volumétrica de 25 mL;
  • Bureta de 25 mL;
  • Termometro;
  • Balança analítica;
  • Piceta de água destilada;
  • Bastão de vidro;
  • Pera insufladora.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
  1. Calibração de Balões Volumétricos:

Pesou-se o balão devidamente seco. O balão foi completado com água destilada lentamente até próximo do menisco e, com o auxílio de uma pipeta Pasteur, completou-se o volume. Foi usado um funil cujo colo fique abaixo do traço de graduação. Pesou-se novamente o balão com água destilada. Anotou-se este peso e a temperatura.

  1. Calibração de Pipetas:

Encheu-se a pipeta limpa, cuja graduação será verificada, com água destilada. Secou-se a parte externa da ponta da pipeta com um pedaço de papel de filtro. Colocou-se a ponta da pipeta em contato com a parede de um recipiente apropriado. Este recipiente estava limpo e pesado com uma aproximação de 0,005g.

Livrou-se a água da pipeta no recipiente. Usou-se um béquer. Após o total escoamento, deixou-se a ponta da pipeta em contato com a parede do frasco por 15 segundos. Pesou-se o béquer com água e anotou-se a temperatura.

  1. Calibração de Buretas:

A bureta já limpa foi fixada em um suporte universal. Encheu-se com água destilada até um pouco acima de zero da escala. Deixou-se escoar a água até acertar a parte inferior do menisco, evitando que a ponta da bureta contenha bolhas de ar. Removeu-se algumas gotas aderente à ponta da bureta encostando um bastão de vidro na mesma. Anotou-se a temperatura da água usada.

Em um béquer previamente pesado escoou-se a água lentamente gota a gota até que o nível do líquido chegue próximo de 5,00 mL, num período de 30 segundos. Removeu-se a gota aderente à ponta da bureta tocando-a com a parede interna do béquer.

Pesou-se em balança analítica com aproximação de 0,005 g. Repetiu-se a operação a intervalos de 5,00 mL até o menisco coincidir exatamente com a marca de 25,0 mL. As alíquotas foram adicionadas no mesmo frasco.

Tabela 1: Pesos de água ao ar requeridos para graduar à diferentes temperaturas um aparelho de vidro para a capacidade de 1 litro a 20ºC.

[pic 5][pic 6]

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  1. Calibração de Balão Volumétrico:

A precisão de uma vidraria volumétrica utilizada em laboratório e em diversas analise, pode ser aumentada realizando a calibração do mesmo, até porque não se deve confiar totalmente a marcação de volume das vidrarias, a mesma pode ter uma margem de erro de aproximadamente 7cm para mais ou para menos.

Sabendo desta margem de erro, o material é calibrado utilizando o procedimento de determinação da massa de água, esta técnica é valida quando a vidraria está cheia e quando o mesmo é manuseado para escoar a água, também se usa mais duas grandezas na calibração que são a densidade e a temperatura medida, por meio delas é possível calcular o real volume da vidraria.

Mas para aferi-las, é importante que as mesmas estejam limpas e secas, assim como também em equilíbrio com a temperatura do ambiente onde irá ser realizado o procedimento. Desta forma os dados obtidos a partir das análises terão uma confiabilidade maior. Além disso o analista deve-se atentar ao menisco, pois o mesmo é importante para medir o volume desejado. Na tabela 2 abaixo estão representadas os valores obtidos através da balança analítica.

Tabela 2: Valores dos balões volumétrico vazio e cheio.

Balão Volumétrico

Volume do balão vazio

Volume do balão com água

Balão de 100 mL

83,931 mL

183,603 mL

Balão de 25 mL

16,753 mL

41,726 mL

Todos os valores obtidos foram à temperatura de 25º C. Fazendo o desconto dos volumes do balão cheio e do mesmo vazio é possível determinar as gramas de água do balão. Utilizando a fórmula da densidade é possível saber o real valor do balão volumétrico:

Balão volumétrico de 100 mL= 83,931g – 183,603g = 99,672g

             V= 99,968 mL[pic 9][pic 7][pic 8]

Balão volumétrico de 25 mL= 16,753g – 41,726g = 24,973g

            V= 25,047 mL[pic 12][pic 10][pic 11]

Por meio destes resultados é possível constatar que os balões usados na analise de calibração não tem uma precisão tão boa

  1. Calibração de Pipetas:

Antes de iniciar o procedimento de pipetação de qualquer liquido se faz necessário fazer uma ambientação do liquido a ser pipetado com a pipeta a ser utilizado, este procedimento pode ser realizado pipetando-se uma pequena parte do liquido e movimentando-se a pipeta cuidadosamente de modo que o liquido entre em contato com toda a superfície interna da pipeta, durante esse procedimento é necessário que se tome cuidado para que o liquido não entre em contato com a pera de sucção, pois isso pode causar a contaminação do liquido e a incapacitação de novas utilizações desta pera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com