TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMQ 331-PÓS MÉDIO EM QUÍMICA

Por:   •  19/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

    IFRJ-INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

    UNIDADE MARACANÃ

    PMQ 331-PÓS MÉDIO EM QUÍMICA

Disciplina: Físico-Química

Aluno:  Willian da Silva Brito

   

Professores: Erlandsson e Márcia

Deslocamento de Equilíbrio

Prática realizada no dia: 29/08/2018.

Rio de Janeiro

2018

Objetivo

Verificar o deslocamento do equilíbrio nas reações por influência da concentração e temperatura dos reagentes nas reações.

Procedimento 1: Influência da Temperatura

Com auxílio de uma pipeta de 2,0mL colocou-se 1,0mL de CoCl2 0,25 mol/L em três tubos de ensaio. Enumerou-se os tubos de 1 a 3 e adicionou-se em cada um dos tubos 0,60mL de HCl concentrado na capela e homogeneizou-se a solução. Observou-se a aparição da coloração violácea e anotou-se os resultados.

Logo depois colocou-se água em um béquer de 400mL e aqueceu-se até próximo à ebulição. Preparou-se também, em outro béquer de 400mL, um banho de gelo. Pegou-se dois tubos de ensaio com a solução obtida e realizou-se com um deles a imersão em um banho de gelo e o outro na água quente e guardou-se o terceiro tubo para comparação. Aguardou-se alguns minutos e comparou-se a coloração resultante nos tubos de ensaio com a coloração da solução do tubo que foi reservado. Retirou-se os tubos de ensaio do banho de gelo e da água quente e esperou-se resfriar à temperatura ambiente. Observou-se os resultados.

 Repetiu-se o procedimento invertendo os tubos, isto é, aqueceu-se o tubo que foi resfriado e resfriou-se o tubo que foi aquecido anteriormente. Observou-se novamente os resultados e anotou-se as conclusões.

Procedimento 2: Influência da Concentração dos Reagentes no Equilíbrio Químico

A partir de uma solução de KSCN 0,002mol/L, preparou-se 40mL de solução de KSCN 0,001mol/L. Em seguida, transferiu-se para um béquer de 50mL e adicionou-se 1,0mL de solução de FeCl3 0,10mol/L sobre a solução de KSCN e homogeneizou. Transferiu-se para quatro tubos de ensaio, respectivamente, 4,0mL da solução obtida e numerou-se os tubos de 1 a 4. Reservou-se o tubo número 1 como padrão.

Procedimento 3: Equilíbrio CrO42-/ Cr2O72-

Utilizando dois tubos de ensaio enumerou-se cada um deles e adicionou-se 2,0Ml de K2Cr2O7 0,10 mol/L E 2,0 Ml de K2CrO4 0,10 mol/L, respectivamente. Observou-se a cor de cada uma das soluções. Adicionou-se, gota a gota, a cada solução, alternadamente, NaOH 1,0 mol/L, até notar variação de cor em uma das soluções. Observou-se detalhadamente as cores de cada uma das soluções obtidas. Em seguida adicionou-se HCl 1,0 mol/L, gota a gota, a cada solução obtida, alternadamente, até notar variação de cor em uma das soluções. Observou-se detalhadamente as cores de cada uma das soluções obtidas. No tubo em que a coloração não variou, adicionou-se mais HCl 1,0 mol/L até a alteração de cor. Anotou-se a nova cor obtida. Analisou-se os resultados e anotou-se as conclusões.

Resultados e discussões

1. Influência da Temperatura

[Co(H2O)6]2+(aq) + 4Cl-  [CoCl4]2- (aq) + H2O

A cor do [Co(H2O)6]2+ é rosa ao passo que o [CoCl4]2- é roxo.

Tubo

Temperatura aproximada ºC

Coloração do Tubo

1

100

Roxo

2

0

Rosa Claro

3

25

Rosa (Violácea)

Após colocar o tubo 1 no banho de gelo e o tubo 2 na água quente foi possível obter os seguintes resultados.

 

Aguardou-se o restabelecimento dos tubos 1 e 2 a temperatura ambiente e foi refeito o processo. Sendo que o tubo 1 foi para o banho de gelo e o tubo 2 para o aquecimento.

O resultado pode ser observado na tabela abaixo. O que demonstrou que ao aquecer favorece a reação no sentido direto (sentido de formação de produtos).

Tubo

Temperatura aproximada ºC

Coloração do tubo

1

0

Rosa Claro

2

100

Roxo

3

25

Rosa (violácea)

O princípio de Le Chatelier diz que: Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar procurando diminuir os efeitos dessa força. Esse princípio mostra que quando alteramos um sistema em equilíbrio, ele buscará adquirir um novo estado que anule essa perturbação.

Um equilíbrio é estabelecido quando dois processos em oposição ocorrem em velocidades iguais.

Portanto foi possível observar a influência da temperatura no que tange quando o sistema é aquecido a reação se deslocará na direção que absorve calor, por exemplo.

No primeiro teste com os tubos o tubo 1 que foi aquecido favorece o sentido direto, pois sua cor foi roxa e o tubo 2 que foi resfriado favorece o sentido inverso e sua cor foi rosa. Repetindo o teste com os tubos invertidos temos que o tubo 1 agora quando resfriado favorece o sentido inverso e o tubo 2 favorece o sentido direto.

2.Influência da Concentração dos Reagentes no Equilíbrio Químico

Reação de interesse:

Fe3+ (aq)+SCN(aq)↔ [FeSCN]2+ (aq)

Cálculo:

0,001-------- 1000mL

   X   --------- 40mL

   X= 4,0 x10-5

0,002--------- 1000mL

4,0 x10-5-------- Y

Y= 20mL

Em 4 tubos de ensaio enumerados foram distribuídos 4,0 mL da solução obtida entre KSCN 0,001 mol/L e FeCl3 0,10 mol/L

Reação:

FeCl3+ 3KSCN→ Fe(SCN)3+ KCl

Aos tubos 2,3 e 4 foram adicionados respectivamente 4 gotas de KSCN 0,10 mol/L, 4 gotas de FeCl3 0,10 mol/L e pequeno cristal de KCl e homogeneizou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com