TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO DO TRISACETILACETONATO DE ALUMÍNIO (III)

Por:   •  12/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

No presente trabalho foram utilizadas técnicas para a obtenção do trisacetilacetonato de alumínio (III). Para realizar a preparação do complexo de trisacetilacetonato de alumínio (III) foram utilizadas as reações do nitrato de alumínio nonahidratado com acetilacetona. Em seguida foi utilizado uma solução de amônia para tornar o meio básico para precipitar o trisacetilacetonato de alumínio, onde por técnicas de filtração e banho de gelo, foi obtido um rendimento de 63,2% . 

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Os compostos de coordenação são de grande importância para a química, mais especificamente para a grande área da química inorgânica, pois há muitos complexos utilizados em inorgânica biológica, como as vitaminas (ex: cobalamina), em ligas metálicas na indústria e em pesquisas contra o câncer (ex: cisplatina).

As características levadas em conta na formação de um complexo se devem ao estudo de acidez e basicidade de Lewis e de Pearson. Um complexo apresenta um íon metálico central, denominado um ácido de Lewis, pois apresentam um orbital vazio para receber o par de elétrons das bases. As bases são denominadas de ligantes e elas se apresentam ligadas ao redor do íon metálico, onde podem se coordenar por meio de um átomo sendo monodentados ou se coordenar por dois ou mais átomos sendo assim polidentados.

Uma observação importante é que nem sempre é utilizado como ácido um íon metálico, podem ser não metais (como o enxofre) até metais de pós-transição (como o alumínio). Os compostos de coordenação podem ter alguma carga elétrica positiva, negativa ou ser sem carga, em alguns casos há uma interação de característica covalente e iônica no mesmo composto.

Uma característica importante é que o íon central, ao aceitar os pares de elétrons dos ligantes, pode utilizar o orbital d disponível para expandir e assim formar um complexo, por exemplo [Fe II(bpy)3 ]2+.

O alumínio (Al) pode formar complexos, um deles é o trisacetilacetonato de alumínio (III), ele é um metal de pós-transição, possui massa molar de 27g/mol e tem seu estado de oxidação mais estável na forma ⁺3, é um bom condutor térmico e razoavelmente maleável. Não é tóxico e tem aparência cinza-prateado no estado sólido a temperatura ambiente.

Segundo a teoria de Pearson o alumínio é caracterizado como um ácido duro, onde geralmente este ligado na forma de óxidos devido ao oxigênio se apresentar como uma base dura.

Um fator importante é que o alumínio pode formar compostos iônicos e covalentes apesar de sua elevada energia de ionização, onde devido sua carga elevada e o pequeno tamanho do íon Al³⁺ possui um elevado poder polarizante.

Em solução aquosa o íon alumínio fica rodeado de moléculas de água e pode se hidratar, pela alta polarizabilidade.

O óxido de alumínio não se dissolve em água, mas é uma espécie anfótero e pode se dissolver em ácidos e bases.

Na preparação do trisacetilacetonato de alumínio (III) podem ser feitas algumas observações do complexo.

Trisacetilacetonato de alumínio (III)

O metal alumínio tem caráter iônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com