TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PVC Historico

Por:   •  14/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Polímeros

Os polímeros são materiais de alto peso molecular formados por várias unidades de repetição ligadas por ligações covalentes. Essas unidades são originadas de monômeros, moléculas com uma unidade de repeticão.

Eles podem ser naturais (como a Celulose, Caseína, látex natural) ou sintéticos, como é o caso do próprio PVC. Os polímeros sintéticos podem ser classificados em dois tipos, dependendo da reação entre os monômeros que o originaram:

- Polímero de Condensação: Formado pela reação entre dois monômeros, iguais ou não, que possuem grupos funcionais reativos. As reações entre os grupos funcionais ocorrem sucessivamente, formando uma longa cadeia. Há a eliminação de moléculas de baixo peso molecular, como a água por exemplo.

-Polímero de Adição: Esse é o caso do PVC. É formado pela quebra da ligação PI de monômeros que apresentam duplas ligações, possibilitando a formação de duas ligações simples. A cadeia polimérica é formada pelas sucessivas ligações desses monômeros. Nesse caso, não há perda de átomos, uma vez que nenhuma molécula é eliminada.

História PVC

 A história do PVC (policloreto de vinila) começa em 1835, com a descoberta do monômero gasoso cloreto de vinila (MVC) por Justus von Liebig. Porém, o primeiro registro da polimerização desse monômero é datado de 1872, quando o químico Eugen Baumann expôs ampolas de cloreto de vinila à luz e observou a conversão do monômero em um produto sólido branco. Esse produto possuía as mesmas propriedades do PVC.

 Em 1912, o químico alemão Fritz Klatte desenvolveu, na empresa Chemische Fabrik Griesheim-Elektron, o primeiro passo para a produção comercial do PVC. Ele descobriu uma maneira de produzir o monômero Cloreto de Vinila através da reação do gás acetileno com o cloreto de hidrogênio (rota do acetileno). Mais tarde, em 1915, Fritz desenvolveu a polimerização do Cloreto de Vinila via radicais livres, por meio de indicadores peróxidos orgânicos.

 Com a dificuldade de produzir equipamentos para processar o PVC, a Chemische Fabrik Griesheim-Elektron suspendeu a manutenção de patentes relacionadas ao produto, abrindo espaço para outras empresas tentarem produzi-lo. Em 1926, Waldo Semon, pesquisador da empresa americana BFGoodrich, descobriu que misturando-se o PVC com tricresil fosfato ou dibutilftalato (plastificantes), era possível processá-lo e torná-lo altamente flexível, com aspecto borrachoso, podendo ser um bom substituto da borracha natural, cujo preço crescia constantemente. Semon também desenvolveu a ideia de usar o polímero como revestimento resistente à água, aplicando-o no recobrimento de fios e cabos elétricos. Assim começava a produção comercial do PVC, como também o aumento da demanda por esse polímero, muito por conta da crise da borracha durante a 2º Guerra Mundial. A Alemanha começou a produzi-lo nos anos 30, e em seguida os ingleses iniciaram sua produção na década seguinte.  

 Ao longo da década de 50 e 60, a produção de PVC aumentou muito e mais empresas passaram a produzi-lo. Mais inovações em seu uso e nos métodos para aumentar sua durabilidade possibilitaram a entrada do polímero no mercado da construção.

 Hoje em dia, o PVC é o segundo maior em número de vendas no mercado de plásticos mundial. O seu baixo custo, longa durabilidade, processabilidade, resistência à luz, resistência à corrosão e produtos químicos, etc, fazem dele uma excelente opção para diversos segmentos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com