TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronizarão do NaOH e determinação do ácido acético no vinagre.

Por:   •  1/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 6

Padronizarão do NaOH e determinação do ácido acético no vinagre.

Matteo Manfredini Tatto, Willian Luan Deconto.

Universidade de Caxias do Sul

Departamento de Química e Física

Introdução

 

De um modo geral a análise química pode ser definida como um processo que fornece informações químicas ou físicas sobre uma amostra ou sobre a amostra. Existem diversas técnicas para tanto, normalmente referindo-se a técnicas em via úmida e instrumental.

Pode-se dizer também, que a análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies, podendo ser realizadas de três diferentes formas: quantitativamente, qualitativamente ou apenas imediata.

- Análise quantitativa: é a análise mais criteriosa, além de saber do que se trata o material ainda é preciso saber a quantidade do componente em questão dentro da amostra;

- Análise qualitativa: essa etapa identifica a composição do material, é preciso instrumentos apropriados para executar este procedimento. O resultado neste caso pode ser obtido pela mistura de outro componente à mistura;

- Análise imediata: consiste em isolar as espécies que constituem o material, esse isolamento pode ser feito manualmente. Por exemplo, se queremos analisar uma amostra sólida e esta estiver inserida em um meio líquido, é preciso retirar este sólido do meio aquoso. (UBERCO, 2002)

A Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. As titulações podem ser do tipo ácido – base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante.

Através da titulação ácido - base, é possível determinar a quantidade de uma substância ácida ou básica presente em uma amostra. O objetivo da titulação de uma solução ácida com uma solução básica é a determinação da quantidade exata de base que é quimicamente equivalente à quantidade de ácido presente. O ponto em que isso ocorre é o ponto de equivalência. A solução resultante contém o sal correspondente. (VOGEL, 1992).

Objetivo

Identificar e determinar a quantidade de uma substância ácida ou básica presente em uma amostra.

Procedimento experimental (1)

Em nosso primeiro procedimento experimental, foi montada a aparelhagem de titulação (suporte universal, garra de bureta, bureta de 50 ml, Erlenmeyer 125 ml) como indicada na figura 1.  

[pic 1][pic 2]

Em seguida foram pipetados 5 ml de solução de biftalato de potássio (C8H5KO4) 0,1 mol/L, esta solução foi transferida para um Erlenmeyer de 125 ml. Foi adicionada a esta solução 20 ml de água destilada com o auxilio de uma proveta graduada, e acrescentou-se 2 gotas de fenolftaleína. Com a bureta carregada com solução de hidróxido de sódio (NaOH), acertou-se o volume da mesma em zero, em seguida foram retiradas as bolhas formadas na solução durante a adição do NaOH na bureta, para assim, evitar erros na leitura do volume gasto. Deu-se inicio a adição da solução de hidróxido de sódio (NaOH) ao Erlenmeyer de 125 ml, sob agitação. Observou-se a mudança da coloração da solução de incolor para rosa, decorrente da mistura do hidróxido de sódio (NaOH) ao  biftalato de potássio (C8H5KO4).

[pic 3][pic 4]

 Anotou-se o volume consumido de hidróxido de sódio (NaOH), e foram repetidos os testes, como demonstrados na tabela abaixo;

Erlenmeyer

Biftalato de Potássio

Fenolftaleína

Hidróxido de Sódio

1

5 ml

2 gotas

5,4 ml

2

5 ml

2 gotas

5,4 ml

3

5 ml

2 gotas

5,5 ml

Média volume solução de NaOH

5,43 ml

[pic 5]

Discussão e resultados (1)

Foi observado no procedimento experimental a padronização do biftalato de potássio a partir da solução de NaOH de 0,1 mol/L. O biftalato é utilizado como padrão primário em padronizações de ácido - base devido a sua fácil pesagem e por ser uma substância caracterizada estável. Ao adicionarmos as 2 gotas de fenolftaleína ao biftalato de potássio, a solução continuou incolor, por ser uma solução ácida. Ao ser gotejado o NaOH, no frasco contendo o biftalato de potássio,  nota-se, a partir de 5,4 ml liberadas da bureta e adicionados a solução de biftalato, a modificação na coloração da solução, adquirindo uma coloração rosa escuro, devido a fenolftaleína presente, que identifica a solução como básica.

Com o valor em ml de biftalato de potássio utilizado e do volume médio de NaOH  utilizado, realizou-se o cálculo para  determinar  a  real  concentração  da solução de NaOH:

M1V1= M2V2

0,1 M . 5 ml = M2 . 5.43

M2= 0.5/5.43

M2= 0,092 mol/L

Procedimento experimental (2)

Em nosso segundo procedimento experimental, foi montada a aparelhagem de titulação (suporte universal, garra de bureta, bureta de 50 ml, Erlenmeyer 125 ml) como indicada na figura 1. Em seguida foi pipetado 1 ml de vinagre para um Erlenmeyerde 125 ml, e adicionou-se com o auxílio de uma proveta graduada 20 ml de água destilada. Adicionou-se a esta mistura, 2 gotas de fenolftaleína. Carregou-se a bureta com a solução de hidróxido de sódio NaOH 0,1 mol/L e acertou-se o volume da mesma em zero, em seguida foram retiradas as bolhas formadas na solução durante a adição do NaOH na bureta, para assim, evitar erros na leitura do volume gasto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (202.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com