TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Titulação de Vinagre Comercial pela Solução padrão de NaOH

Por:   •  5/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE QUÍMICA – DEPARTAMENTO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Titulação de vinagre comercial pela solução padrão de NaOH

Alunos: Eduardo Moraes da Silva (202010138011)

Emilly Bastos da Silva (202210087211)

Helena Esperanza Fontes Valle dos Santos (202110088111)

João Salac de Abranches (201510215711)

Disciplina: Química VIII-Turma 1

Docente: Cintia Custodio

Rio de Janeiro, 29 de maio de 2023.

  1. Introdução

A titulação de vinagre comercial utilizando uma solução padrão de NaOH (hidróxido de sódio) é um procedimento químico comumente realizado para determinar a concentração de ácido acético presente no vinagre. O vinagre é uma solução diluída de ácido acético em água e, por meio da titulação, é possível quantificar a quantidade de ácido acético presente na amostra.

Nesse processo, uma solução padrão de NaOH, cuja concentração é previamente conhecida, é adicionada gradualmente ao vinagre. O NaOH age como um titulante, reagindo com o ácido acético presente no vinagre, resultando na formação de acetato de sódio, água e dióxido de carbono. A reação química que ocorre é a seguinte:

CH3COOH (ácido acético) + NaOH (hidróxido de sódio) -> CH3COONa (acetato de sódio) + H2O (água)

Durante a titulação, é adicionado um indicador ácido-base à solução de vinagre, que muda de cor quando o ponto de equivalência é atingido. O ponto de equivalência é alcançado quando a quantidade de NaOH adicionada é exatamente suficiente para neutralizar todo o ácido acético presente na amostra.

A partir do volume de NaOH gasto para atingir o ponto de equivalência, é possível calcular a concentração de ácido acético no vinagre usando as relações estequiométricas da reação. Isso é feito por meio de cálculos utilizando a equação da neutralização e a estequiometria dos reagentes.

A titulação de vinagre comercial pela solução padrão de NaOH é uma técnica importante para determinar a qualidade e a concentração do ácido acético presente nos produtos comerciais. Os resultados obtidos podem ser usados para verificar se o teor de ácido acético está de acordo com as especificações regulatórias e padrões da indústria, além de auxiliar na padronização da produção de vinagre.

Quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o analíto, ocorre o ponto de equivalência, ou ponto de viragem. Ao ocorrer a mudança súbita de uma propriedade física da solução, dizemos que esse é o ponto final da titulação, é a diferença entre o ponto de viragem e o ponto final é o chamado erro de titulação. Essa mudança só é percebida com o auxílio de um indicador, que deve ser acrescentado ao ácido. Quando essa mudança ocorre, a titulação se concluiu por completo.

  1. Objetivos

• Averiguar a presença de teor de ácido acético exposto em uma amostra de vinagre comercial através da titulação entre um ácido fraco e uma base forte.

    • Determinar e padronizar a solução de ácido acético (CH3COOH) com hidróxido de sódio (NaOH).

    • Comparar por meio de uma análise volumétrica de neutralização com a finalidade de ocorrer a porcentagem em massa de ácido acético num vinagre comercial.

 • Determinar a concentração de ácido acético presente na solução de vinagre branco comercial.

  1. Parte Experimental

3.1. Materiais, vidrarias e reagentes utilizados

  • Bureta de 50 mL;
  • Suporte universal;
  • Pipeta volumétrica de 10 mL;
  • Pipetador;
  • Béquer de 50 mL;
  • Erlenmeyers de 125 mL;
  • Pisseta contendo água destilada;
  • Solução aquosa de NaOH 0,1042 mol L-1 ;
  • Solução de vinagre branco comercial;
  • Solução alcoólica de fenolftaleína 1% m/v;

3.2. Etapas do experimento

Inicialmente, colocou-se a solução de NaOH em um béquer, em seguida, foi adicionado à bureta até que fosse zerada - quando a solução ultrapassou essa marca, a bureta foi aberta e o excesso colocado de volta ao béquer. Após isso, adicionou-se 20mL da solução de vinagre com o auxílio da pipeta e do pipetador, em cada um dos três Erlenmeyers reservados. Seguidamente, quatro gotas de fenolftaleína (o indicador) foram acrescentadas aos Erlenmeyers e agitadas. Posteriormente, o primeiro operador segurou a vidraria contendo a solução de vinagre branco comercial  em uma mão, enquanto a outra ficava controlando a abertura da torneira da bureta.      Assim, começou a gotejar, aos poucos, a solução de NaOH no Erlenmeyer, enquanto eram feitos movimentos circulares para homogeneizar, até que fosse alcançado o resultado desejado. Seguidamente, adicionou-se mais solução de NaOH à bureta (até que a marcação inicial fosse atingida novamente). O procedimento foi realizado de novo com o conteúdo do segundo Erlenmeyer, dessa vez com outro operador. Por fim, a bureta foi zerada novamente com a solução padrão, e o terceiro operador realizou o procedimento mais uma vez no terceiro Erlenmeyer. Todos resultados e o volume utilizado de NaOH para a neutralização foram registrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (574.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com