TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização de uma solução aquosa de hidróxido de sódio

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Técnicas Laboratoriais de Química

Padronização de uma solução aquosa de hidróxido de sódio



[pic 4]

Índice

Introdução        

Procedimento experimental e resultados        

Conclusão        

Introdução

  Procedeu-se à realização no dia 1 de Outubro de 2015, no departamento de química, do procedimento laboratorial referente à padronização de uma solução aquosa de hidróxido de sódio recorrendo para isso a uma titulação: Titulante (hidróxido de sódio) e titulado (hidrogenoftalato de potássio).

  O objectivo da actividade laboratorial era a determinação da concentração rigorosa da solução de hidróxido de sódio por volumetria ácido-base.

  Primeiramente o método foi a realização de uma titulação em que conhecíamos a concentração do titulado (hidrogenoftalato de potássio) e pretendia-se descobrir o volume de titulante (hidróxido de sódio) necessário até se atingir o ponto final da reacção.

  O segundo método consistia em calcular a massa de hidrogenoftalato para titular um volume conhecido de hidróxido de sódio com concentração aproximada até se atingir o ponto final, ou seja procedemos à realização de uma titulação inversa.

   Em ambos os métodos o objectivo era observar o valor do volume de hidróxido de sódio necessário até se atingir o ponto final da reacção.

  Iremos proceder neste relatório à análise dos resultados da volumetria, realizada na aula, que consiste na análise química quantitativa efectuada pela medição do volume da solução cuja concentração é rigorosamente conhecida (hidrogenoftalato de potássio), que reage com um volume conhecido da solução que contém a espécie química a ser determinada (hidróxido de sódio).

 

Procedimento experimental e resultados

Parte A- Preparação da solução de NaOH

  1. Para a realização da experiência era necessário preparar uma solução que irá reagir com o titulado, uma solução de hidróxido de sódio 0,025M. Como no laboratório só existia hidróxido de sódio (NaOH) no estado sólido era necessário a realização de alguns cálculos para determinar a massa de NaOH necessária.

 Dados:

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Chegamos assim à conclusão que necessitamos de 0,5000g de NaOH.

  1. Foi efectuada a pesagem de 0,500g de NaOH e seguidamente a dissolução do NaOH em água destilada. Transferiu-se a solução para um balão volumétrico de 500mL e perfez-se o volume até ao traço de referência.

Parte B

  1. Procede-se à preparação da solução padrão de hidrogenoftalato de potássio de concentração 0,0250M.

  2. Após a solução estar preparada, num Erlenmeyer, adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína, e procedeu-se à titulação com base na estequiometria da reacção:

  [pic 14]

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com