TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Avaliação Parcial na Disciplina de Química Analítica do Curso Técnico em Química

Por:   •  23/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÂO PROFISSIONAL DE CURITIBA

ANA CAROLINA SANTANA CARVALHO

ANDERSON DE CARVALHO

RELATORIO DE ÂNIONS

Relatório técnico apresentado como requisito

Para avaliação parcial na disciplina de Química Analítica do Curso Técnico em Química.

Orientador Prof. José Vialich Junior.

CURITIBA

2019

CIANETO CN-

O cianeto ou Cianureto é o nome genérico de qualquer composto químico que contém o grupo ciano C≡N.Cianetos possuem utilização essenciais na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas (ciano acrilato). Mas esse composto ficou mais conhecido por ser usado na Segunda Guerra Mundial pelos soldados para cometer suicídio.

Um gás toxico a base de cianureto conhecido como Zyklon B,criado para eliminação de piolho e pulgas, acabou sendo usado para o extermínio de seres humanos nas câmaras de gás da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. O cianeto de de potássio pode se converter a um gás altamente toxico se tiver contato com qualquer ácido, esse gás é denominado de gás cianídrico.

O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300mg/m3 de ar. O cianeto de potássio, quando ingerido reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico, daí o porquê deste composto ser perigoso.

HIPOCLORITO CLO-

Hipoclorito de sódio é um composto químico com formula NaClO. Uma solução de hipoclorito de sódio é usada frequentemente como desinfetante e como alvejante; nome comercial é hipoclorito de sódio, a qual é produzido pela reação de cloro com o hidróxido de sódio. Em solução aquosa, o hipoclorito de sódio e em ânion hipoclorito, sendo o hipoclorito o agente branqueador, através de uma reação de oxido –redução entre ânion hipoclorito (o agente oxidante) e a mancha colorida ou nódoa a remover (agente redutor)

Também é utilizado para desinfetar os banhos de cianeto, utilizados no processos de revestimentos de metais, e para impedir o crescimento de alga e marisco das torres de resfriamento. Outro uso é purificar abastecedores de agua e piscinas.

É utilizado para desinfetar frutas e legumes, matar larvas de mosquito.

CLORETO CL-

Todos os cloreto são sólidos em condições ambientes e bastante solúveis em agua, estando entre os sais mais comuns encontrados em nosso cotidiano, sendo que vários deles estão presentes dissolvidos nas aguas minerais, potáveis, de torneira de rios e mares. Tem exceções de cloreto insolúveis em agua, está o cloreto de prata (AgCl) de chumbo, composto de cobre e mercúrio.

Os íons Cl-1 provenientes dos cloretos que ingerimos, principalmente no sal, peixes e carne, são importante para algumas função do organismo humano, pois são o principal ânion extracelular, estão presente no suco gástrico, regulam o fluidos corpóreos, como distribuição de agua no organismo, e mantem a pressão osmóticas do plasma.

Sua carência pode provocar diarreia e problemas circulatórios. O seu excesso é excretado pela urina, suor e fezes.

Também temos o cloreto de alumínio é usado comercialmente como catalisador cracking de petróleo. São também usado como catalisador em outras reações orgânicas

Cloreto de cálcio (CaCl2) consiste em um importante sal industrial para a síntese inorgânica. Suas mais importantes aplicações estão as salmouras para o sistema de refrigeração e sua incorporação no cimento, promovendo maior viscosidade a massa e aumentando seu poder de cimentação, o que deve basicamente a sua elevada higroscopia.

O CaCl2 é um ingrediente bastante útil para a indústria alimentícia na fabricação de queijo, permitindo melhor rendimento e eficiência de coagulação.

2 GRUPO DE ÂNIONS

Nitritos NO2

O nitrito de sódio, com formula química NaNO2, é usado como um fixador de cor e conservante em carne e peixes, ele serve tanto para alterar a cor dos peixes e carne e também previne o crescimento de uma bactéria que causa o botulismo.

Quando puro, é um pó cristalino branco e levemente amarelado. É muito solúvel em agua.

O composto é um forte agente redutor. Entre outros é aplicado como corante, na indústria têxtil, e como branqueador na de fibras naturais, na indústria do papel. por isso, papel e fibras têxtil são impreganados com nitritos, são mais facilmente inflamáveis.

É usado na fosfataçao e decapagem de metais.

Utilizado como fixador de cor e preservativos em carne, frios, peixes, em produtos farmacêuticos, na fabricação de corante, na preparação de oxido nítrico.

ACETATO CH3COO-

O acetato também conhecido como etanoato pode ser um íon de um sal orgânico, éster ou base conjugada do ácido acético

Acetato de sódio CH3COONa, é um composto incolor muito utilizado em indústria farmacêuticas, alimentares, tinturarias, fabricas de sabão e em laboratório para controle de ph.

Acetato de etila

É classificado como éster, utilizado na composição de essências de frutas e também utilizado como solvente de esmalte, representado pela formula CH2COOCH2CH3.

Acetato de chumbo

Muito utilizado na indústria de cosméticos e como reagente laboratorial.

SULFETO S2-

Sulfeto são substancia que possuem o enxofre como elemento mais eletronegativo e participam de importantes processos, como a produção de metais.

Os sulfetos são utilizado na fabricação de papéis, produção de alguns óxidos, produção de metais puros, produção de alguns sais, purificação de minérios.3.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com