TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paracetamol

Por:   •  3/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  2.047 Visualizações

Página 1 de 5

Extração e Análise do Paracetamol em Comprimidos

Heloisa Rosangela Cadorim, Karin Possebon Bolzan

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Física e Matemáticas, Departamento de Química, Florianópolis, SC, 88040-900, Brasil

Disciplina QMC5234 – Professor Miguel Soriano Balparda Caro

Abstract: As primeiras observações sobre as propriedades analgésicas e antipiréticas do paracetamol foram feitas ainda no século passado, quando muitas drogas alternativas estavam sendo testadas no combate à febre e no tratamento de infecções. Hoje o paracetamol é um dos analgésicos mais usados no mundo. Pode-se extrair o paracetamol de comprimidos com acetato de etila e caracterizá-lo através de seu ponto de fusão e espectros de ressonância magnética.

1. Introduçâo

O paracetamol (N-acetil-p-aminofenol), derivado da fenacetina, é amplamente utilizado como analgésico e antipirético, possuindo ação semelhante à aspirina (VIEIRA et al, 2003). É um pó cristalino branco, inodoro, com leve sabor amargo.

Sua forma mais comercializada no mercado é o comprimido, que contém o princípio ativo (paracetamol) e excipientes (MARTINELLO, 2005).

Apesar de sua função farmacêutica, em altas doses o paracetamol pode causar sérias lesões hepáticas (10 a 15 g) e até ser fatal (20 a 25 g) (VIEIRA et al, 2003).

Por esta razão, vários procedimentos espectrofotométricos são descritos para determinação de paracetamol em produtos farmacêuticos, baseados na sua absorção de luz na região do ultra-violeta e na região do visível, ou por espectrofotometria derivativa. Método volumétrico, espectroeletroquímico, voltamétrico, e cromatográficos foram também descritos para a determinação de paracetamol em produtos farmacêuticos (SUAREZ et al, 2005).

No presente trabalho, será usado o método de extração do paracetamol de comprimidos (500mg) com acetato de etila segundo Baptistella (2003), e posterior caracterização do mesmo através de seu ponto de fusão e respectivos espectros ¹H-RMN e ¹³C-RMN.

Dados do paracetamol:

  • Fórmula molecular: C8H9NO2
  • Peso molecular: 151,1626g/mol
  • Ponto de fusão: 169ºC
  • Densidade: 1,263g/cm³

[pic 1]

Figura 1 - Estrutura do paracetamol

Composição de um comprimido genérico de 500 mg[1]:

  • paracetamol.....................500mg
  • excipiente s.p.........1comprimido

Excipientes: polivinilpirrolidona, lactose, celulose microcristalina, croscarmelose, estearato de magnésio.

2. Procedimento

Três comprimidos de paracetamol (500 mg/cada) foram triturados em um almofariz e transferidos para um erlenmayer de 125 mL. Foram adicionados 40,0 mL de acetato de etila e a suspensão foi agitada vigorosamente.

A solução foi mantida por pelo menos 5 min com agitação ocasional e em seguida filtrada para um balão tarado. O resíduo foi lavado com mais 10,0 mL de acetato de etila e o solvente foi, em seguida, removido no evaporador rotativo. O produto foi caracterizado através do seu ponto de fusão e espectros de ¹H-RMN e ¹³C-RMN.

3. Resultados e discussão

        Após a extração feita a partir do comprimido genérico de 500mg, obteve-se uma massa de paracetamol correspondente a 41,7% da amostra analisada, como apresentado na Tabela 01.

Tabela 01. Dados do paracetamol

Amostra (3 comprimidos)

mParacetamol (extraído)

mParacetamol/ comprimido

1,632g

0,68g

0,227g

        Aparentemente, a massa de paracetamol por comprimido ficou abaixo do estipulado pelo fabricante, que seria de 0,500g. Isto pode ser conseqüência de um método inadequado de extração, que não extraiu todo o paracetamol da amostra, ou um erro de fabricação.

        Mediu-se o ponto de fusão do produto da extração, encontrando o valor 165ºC. Este valor encontra-se próximo ao intervalo aceitável do ponto de fusão para o paracetamol disponível na literatura[2], que é de 168 à 172ºC. A diferença encontrada pode ser resultado de alguma impureza que possivelmente, foi extraída com o composto.

        Consultando a literatura[3], obteve-se os espectros de ressonância magnética de hidrogênio e carbono (¹H-RMN e ¹³C-RMN) do paracetamol, mostrados nas Figuras 02 e 03, e comparou-se com os espectros de RMN feitos com o produto da extração, que estão anexados a este trabalho.

        Ao comparar-se os espectros do produto da extração com os do paracetamol obtidos na literatura, observa-se a grande semelhança,

[pic 2]

Figura 2 – Espectro ¹³C-RMN do paracetamol (em DMSO-d6)

[pic 3]

Figura 3 – Espectro ¹H-RMN do paracetamol (em DMSO-d6)

senão a igualdade entre eles. O que comprova claramente que o composto extraído do comprimido genérico é o paracetamol.

Espectro ¹³C-RMN:

        Ao analisar o espectro de ¹³C-RMN do paracetamol extraído pode-se observar que este mostra 6 bandas bem definidas, pois o composto apresenta 6 tipos de carbonos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com