TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Reações Inorgânicas - Precipitação e Volatilização

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Instituto de Ciências Exatas e Geociências

Curso de Química Licenciatura

Campus I – Bairro São José – Fone/Fax (054) 3316-8347

Caixa Postal 611 – CEP 99001-970 – Passo Fundo – RS

E-mail: quimica@upf.br

[pic 3]

Plano de Aula no. 19

Data: 11/11/2016

Horário: 09 h e 15 min às 11 h

Duração: 90 minutos

Local/Sala: 103

Nível/Modalidade: Educação Básica / Ensino Médio

Série/Ano: 1o

Professora: Marjoli de Campos Grando

Componente Curricular: Química

Assunto/Tópico/Tema: Ar atmosférico/Funções Inorgânicas/Estudo de reações

Nº de estudantes: 31

Objetivo Geral:

No decorrer da aula o(a) estudante deverá ser capaz de:

- Identificar as diferentes funções inorgânicas – ácido,base, sal e óxido- , distinguindo-as quanto a suas propriedades e relacionando-as com seu cotidiano, principalmente os aspectos ligados a poluição atmosférica.

Objetivos Específicos:

A partir do processo de mediação o(a) estudante deverá ser capaz de:

- Representar, através de equações, reações com precipitação e formação de substância volátil;

- Identificar produtos obtidos através de reações; e

- Caracterizar os óxidos quanto suas propriedades.

Conhecimento Prévio:

- Sistemas Materiais;

- Metal elementar e íons de metais em solução;

- Síntese de óxidos;

- Estrutura da Matéria; e        

- Comportamento ácido/base de substâncias aquosas de acordo com a Teoria de Arrhenius;

- Funções inorgânicas

Conteúdo:        

- Reações com precipitação e reações com formação de substância volátil.

Atividades:

- Atividades de sistematização

Metodologia: : A aula se dará de forma expositiva dialogada, de forma a proporcionar aos estudantes espaço de debate dos conceitos a serem estudados. Primeiramente, será continuado o estudo dos óxidos, onde os estudantes, após o estudo, deverão responder as questões de sistematização fornecidas na aula anterior, revisadas logo após o momento de resolução. Logo após,será discutido o aspecto das reações com a formação de precipitados para após estudarmos as reações com a formação de substância volátil. Todas estas reações serão interligadas ao estudo das funções inorgânicas, fazendo com que os estudantes estabeleçam relações mentais entre os conceitos. Dentro disto, também será discutido o acondicionamento correto de ácidos e bases. Os estudantes responderão as atividades de sistematização referentes aos conceitos estudados nesta aula.

Avaliação: A avaliação será contínua, levando em consideração a capacidade dos estudantes de questionar os tópicos levantados relacionando-os com sua vida cotidiana. Bem como, a exposição das relações estabelecidas entre os diferentes comportamentos ácido-básicos  dos óxidos e seus produtos quando em interação com água, ácido ou base. Também a caracterização destes quando as suas propriedades. A capacidade representacional das reações também deverá ser levada em conta. Para isto será analisado o aspecto das respostas as indagações durante a aula e o envolvimento destes estudantes no contexto bem como, a resolução das atividades indicadas.

Referências Bibliográficas/Material de apoio:

- BROWN, T.L.; LEMAY,H.E., Jr.;BURSTEN, B.E. Química: Ciência Central. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999;

- MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H. Química: Ensino Médio. 2.ed. São Paulo: Scipione,2013;

- PERUZZO, T.M.; CANTO, E.L. do. Química na abordagem do cotidiano. 5.ed. São Paulo: Editora Moderna, 2009;

Memória:



Professora: Marjoli Grando

Componente Curricular: Química

Data: 11/11/2016

OUTRAS REAÇÕES INORGÂNICAS

Reações com precipitação

 As reações de precipitação são muito importantes na química, em diversos aspectos. Alguns tipos de precipitação já foram usados até mesmo como “tinta invisível”, desde a I Guerra Mundial, para envio de mensagens secretas por espiões, muito antes da criação da Central de Inteligência Americana (CIA). A precipitação está relacionada também com as colunas calcárias em cavernas, chamadas estalactites e estalagmites. E, se alguma vez, você já sofreu com as dores renais devido à presença de pedras nos rins, saiba que essas “pedras” também se formam por precipitação. A solubilidade está relacionada a praticamente todos os fenômenos de precipitação, sejam físicos ou químicos. E grande parte desses fenômenos acontece em meio aquoso e envolvem substâncias iônicas, como sais e hidróxidos.

Observe na tabela de solubilidade que os oxalatos (C2O42-(aq)), em geral, são insolúveis, com exceção dos de íon de metais alcalinos (Na+(aq), K+(aq)) e de amônio (NH4+(aq)) que são solúveis. Um dos problemas renais mais comuns, conhecido como “pedra” nos rins, é causado pela precipitação de oxalato de cálcio (CaC2O4(s)), que é insolúvel. Isto acontece porque os alimentos vegetais, em geral, contêm ácido oxálico (H2C2O4(aq)), que é muito solúvel em água, e entra facilmente na corrente sanguínea. O ácido oxálico dissolvido libera o ânion oxalato (C2O42-(aq)) no organismo. Por sua vez, outros alimentos ricos em íons de cálcio podem – por uma série de processos bioquímicos no nosso corpo, associados à digestão e à filtragem do sangue pelos rins - associar cátions cálcio (Ca2+(aq)) aos ânions oxalato (C2O42-(aq)), formando as famosas “pedras” nos rins. Essas pedras podem causar dores fortíssimas, principalmente quando são expelidas em fragmentos de vários tamanhos através do sistema urinário, causando cortes internos e sangramentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (557.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com