TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Química Ambiental

Por:   •  22/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

EQUIPE:

Carlos Emanuel de Carvalho Magalhães

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior

Nadja Maria Sales de Vasconcelos

CURSO:

Curso de Licenciatura em Química

DISCIPLINA:

Química Ambiental

CONTEÚDO/ASSUNTO:

As constantes intervenções humanas sobre a atmosfera, hidrosfera e litosfera.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Capacitar o aluno na identificação e compreensão de problemas associados aos processos antrópicos que resultam em poluição e degradação ambiental, com vistas à prevenção e mitigação dos impactos ambientais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Refletir sobre a temática ambiental integrando os conceitos de cotidiano e contextualização com a prática pedagógica

Estimular análise crítica sobre os processos antrópicos que impactam o meio ambiente,  discutindo sobre as medidas mitigadoras e compensatórias desses impactos ambientais.

Despertar uma consciência ambiental reconhecendo através de uma visão holística a dimensão e a ética socioambiental da Química Ambiental.  

Reconhecer a contribuição da Química na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento de processos compatíveis com o bem-estar da sociedade.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - INTRODUÇÃO:

Faz-se uma breve exposição da situação-problema que é o próprio tema da aula: “As constantes intervenções humanas sobre a atmosfera, hidrosfera e litosfera”.  Em seguida, os alunos são orientados de como será o procedimento para a ampliação dos conhecimentos adquiridos através da aprendizagem cooperativa pelo Método Jigsaw.

O Jigsaw é uma metodologia ativa de ensino que, ao colocá-la em prática, parte-se do pressuposto que atividades cooperativas podem favorecer uma interação mais efetiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e a aquisição, por parte dos alunos, de habilidades e conhecimentos relacionados aos temas em estudo (Johnson et al., 1999).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - DESENVOLVIMENTO

A dinâmica da atividade é dividida em 3 momentos.

Inicialmente, no 1º momento, uma turma de 16 alunos é distribuída em grupos denominados de base, originando 4 grupos base de 4 alunos. Para cada grupo base é feita a subdivisão a seguir. O tema a ser estudado é dividido nos seguintes tópicos: (1) chuva ácida; (2) metais tóxicos, (3) queima de combustíveis fósseis e (4) efeito estufa. O grupo base recebe um texto sobre o tema da aula, que é lido e em seguida discutido pelos integrantes. Depois dessa discussão inicial, em um 2º momento, são formados os grupos de especialistas. Os alunos se separam do seu grupo base original e se agrupam de acordo com os tópicos distribuídos de 1 a 4. Assim, todos que ficaram com (1) “chuva ácida” se reúnem em um grupo, os que pegaram (2) “metais tóxicos” em outro e assim por diante. A sala agora é formada por 4 novos grupos, onde os alunos devem então, pesquisar mais especificamente sobre o assunto e discutir entre si, de modo a aprofundar o máximo que puderem naquele tópico, de modo a se tornarem especialistas nele.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - FECHAMENTO:

No momento final, os discentes retornam aos grupos de base e expõem o que aprendeu aos seus colegas de modo que todo conhecimento seja reunido e haja uma compreensão do tópico em questão de modo abrangente. Durante o processo, cada aluno deve aprender o conteúdo estudado para si e ser capaz de explicar claramente aos seus colegas o que foi aprendido.

A dinâmica adotada pelo método Jigsaw permite que os alunos exponham suas ideias e seus conhecimentos prévios, confrontando-os com as ideias dos colegas de grupo. A dinâmica adotada pelo método Jigsaw permite que os alunos exponham suas ideias e seus conhecimentos prévios, confrontando-os com as ideias dos colegas de grupo.

ATIVIDADES:

Para a realização das atividades, em grupo, será adotada a estratégia de ensinagem Solução de Problemas (Anastasiou; Alves, 2003). Os alunos resolverão três problemas associados aos processos antrópicos que impactam o meio ambiente, com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).

Problema 1 – A região da Chapada do Apodi-CE é conhecida por seu solo fértil, que possibilita o cultivo e a exportação de frutas como o mamão e a banana. Inesperadamente, houve uma diminuição da produção das frutas desta região por conta da acidificação dos lençóis freáticos e do solo da região. Com base nas causas e efeitos da chuva-ácida, expliquem o que pode ser feito para que a atividade agrícola possa ser retomada na região?

Problema 2 – Um agricultor do sertão-central cearense procura vocês para relatar sobre mudanças na qualidade da água de seu poço. Ele não sabe o motivo pelo qual sua água começou a apresentar odor, gosto e coloração, mas o mesmo lhes informou que esse problema teve início logo após a instalação de uma indústria próximo a sua residência, que manipula vários tipos de metais,. Com base na identificação, classificação, contaminação e efeito de alguns dos principais metais passíveis de toxicidade, elabore uma lista deles com essas características e explique ao agricultor as possíveis causas da variação da qualidade da água retratada.

Problema 3 – Em uma reunião escolar, com pais e mestres, repentinamente todos os presentes leem uma notícia no celular e começam a discutir sobre a mesma, encerrando a pauta que estava proposta. Quando a mãe de um dos alunos chega a sua casa, ele percebe a fisionomia aflita dela, e pensa: ela descobriu minha nota baixa em Química! Surpreendentemente a mãe do menino disse que leu uma notícia sobre calotas polares que, em breve, descongelarão drasticamente, podendo causar inundações marítimas em quase todo o litoral brasileiro. Ela quer que seu filho diga pra ela se essa notícia se trata de uma fake news. Utilizando conhecimentos químicos inerentes a, dentre outros, queima de combustíveis fósseis e efeito estufa, o que ele deve responder para ela?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com