TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula -Ácidos graxos ômega 3 e outros

Por:   •  23/5/2018  •  Ensaio  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Ensino

Disciplina:

Química

Professor(a):

Soraya Vita

Itens do plano de ensino.

Conceitos:

Ácidos graxos, ômega 3 e outras substâncias benéficas ao organismo.

Público alvo:

3° Ano do Ensino Médio

Objetivos de aprendizagem:

Fixar conhecimento em química orgânica e fisiologia humana. 

Cronograma de ensino:

2 aulas de 50 minutos cada.

Desenvolvimento do plano de ação:

1ª etapa: leitura de texto “Qual a importância do ômega 3 para a saúde?” disponível em: https://belezaesaude.com/omega-3/.

2ª etapa: Aprofundar o conhecimento sobre a família ômega. Para tanto, repassar rapidamente as funções e propriedades dos aminoácidos, das proteínas e dos lipídios. Depois, explicar que os ácidos graxos são compostos orgânicos que contêm em sua cadeia 14, 16 ou 18 átomos de carbono - não ramificado - com um grupo carboxílico (COOH) numa ponta da molécula. A quantidade e o tipo de ácido graxo estabelecem sua ação no corpo. Essas substâncias podem ser saturadas ou insaturadas.  
O ômega-3 (ácido linolênico) e o ômega-6 (ácido linoleico) são exemplos de ácidos graxos poliinsaturados, ambos com 18 átomos de carbono na cadeia. Enfatize que o segundo não é sintetizado pelo nosso organismo e, por isso, é chamado de essencial. O único modo de obtê-lo é pela dieta.
O ômega-6 é uma molécula instável. Reage com a luz e o oxigênio. Já o ômega-3, por ser ainda mais instável, fica rançoso sob o efeito desses agentes. Mantém-se líquido até 12 graus Celsius negativos.

Ensine que os ácidos graxos poliinsaturados são os constituintes estruturais das membranas celulares - daí sua importância para os sistemas reprodutivos e imunes. Eles desempenham um papel relevante também na fabricação de prostaglandinas, as substâncias reguladoras de processos inflamatórios e da coagulação do sangue. Permitem ainda que as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K sejam absorvidas e regulem o metabolismo do colesterol.
Revelar por que o ômega-3 ajuda a bloquear a progressão de um tumor. Alimentos que contêm agentes antioxidantes - aqueles ricos em vitaminas E, C e betacaroteno - atuam impedindo a formação dos radicais livres. Assim, os metais pesados permanecem livres no organismo, o que evita a formação das substâncias degenerativas das moléculas de DNA. Vale lembrar que elas estão continuamente expostas à ação oxidativa de alguns agentes químicos, provenientes até da própria alimentação.
Alertar para o fato de que o ômega-3 não deve ser usado em processos de fritura ou cozimento. O ideal é que o ácido seja ingerido à temperatura ambiente, pois o calor o destrói com muita facilidade. Não é aconselhável que o consumo desse composto ocorra em grandes quantidades
.

Recursos materiais utilizados:

Aulas expositiva com utilização de lousa e caneta para lousa, e material impresso.

Avaliação da aprendizagem:

Atividade avaliativa: Apresentar a figura abaixo aos estudantes e desafiá-los a descobrir qual é a molécula de ômega-3 e qual a de ômega-6.

Solicitar um trabalho de pesquisa sobre alimentos que possuem esses compostos, como açafrão, soja, milho (ômega-6), abóbora, espinafre e agrião (ômega-3).

Referências Bibliográficas

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/acidos-graxos-omega-3-e-outras-substancias-beneficas-ao-organismo -  acessado em 11/05/2018

https://belezaesaude.com/omega-3/ -  acessado em 11/05/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (261.7 Kb)   docx (482.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com