TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação de uma Solução-Tampão e Verificação de sua Eficácia

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 4

UniCesumar – Centro Universitário de Maringá

Graduação em Biomedicina

Disciplina de Química Geral e Orgânica

PREPARAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO-TAMPÃO

E

VERIFICAÇÃO DE SUA EFICÁCIA

Maringá, 2015.

ÍRIS KELLY LAVARIAS – R.A.: 1511494-2

JHONATAN GABRIEL DE PAULA LOPES – R.A.: 1519400-2

MARIANA MUNHOZ GALLINA – R.A.: 1503745-2

PREPARAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO-TAMPÃO

E

VERIFICAÇÃO DE SUA EFICÁCIA

Relatório de aula prática para a disciplina de Química Geral e Orgânica, ministrada pela Prof. Ms. Claudenice Francisca Providelo Sartor.  

Maringá, 2015.

INTRODUÇÃO

Abordaremos nesse trabalho os conceitos relacionados a solução-tampão, sendo geralmente o tampão uma mistura de um ácido fraco e a sua base conjugada ou uma base fraca e seu ácido conjugado, agindo para controlar o pH de uma substância.

O seu funcionamento se dá na substituição de um ácido ou base forte com um fraco. Ocorre que o próton desse ácido forte será substituído por íons do ácido fraco, sendo assim, a base forte é substituída pela base fraca. Esse fenômeno acontece para dar aos tampões sua capacidade de moderar o pH de uma substância.

Ao selecionar um ácido para uma solução tampão, prefere-se escolher um que tenha pKa perto do pH desejado. Isso fará o tampão ter quantidades equilibradas (equivalentes) entre ácido e de base conjugada, sendo capaz de neutralizar H+ e OH-quando for possível.

Nesse experimento será mostrado as propriedades dessa preparação, como ocorre e apresentando dados explicativos sobre a mesma, além da sua discussão e conclusão. Nessa aula, da prática, utilizou-se o método de preparação que consiste em pesar separadamente os dois componentes de maneira a se obter a razão desejada entre eles e dissolvidos em água. Diante disso, verifica-se se houve eficácia da solução-tampão, e compará-la com água destilada em duas outras soluções, mostradas no procedimento.

O Objetivo dessa aula foi de aprender a preparar uma solução-tampão e de verificar a eficácia tamponizante do tampão.

MATERIAL E MÉTODO

Procedimento:

Na solução preparada, KH2PO4 e Na2HPO4, solução-tampão, utilizou-se as seguintes fórmulas, os materiais utilizados estão contidos no contexto:

KH2PO4

Na2HPO4

M = m1 / MM.V(L)

0,25 = m1 / 136x0,025

m1= 0,85g

M=m1 / MM.V(L)

0,25 = m1 / 142x0,025

m1 = 0,9g

Dados referentes as fórmulas para saber a quantidade de massa utilizada na solução.

A solução-tampão foi realizada misturando 0,85g de KH2PO4 com 0,9g de Na2HPO4 diluindo em 10ml de água em um béquer. Depois transferido para um balão volumétrico completando 25ml de água e homogeneizando, voltando após o procedimento a um outro béquer. Verificou-se então a eficácia tamponizante do tampão e comparou-se com água e outras duas soluções.

Foi utilizado quatro béqueres graduados todos com 10ml de cada substância; o primeiro com H2O, o segundo com a solução-tampão, o terceiro com sacarose e o quarto com aminoácido. Para verificar a eficácia foi colocado o ácido HCl 1M e a base NaOH 1M, primeiro feito com o HCl depois com o NaOH. Os dados utilizados e os resultados foram colocados nas tabelas, na discussão.


DISCUSSÃO

        Na realização do experimento, verificou-se a eficácia tamponizante do tampão na qual preparamos, comparando-o com água destilada, solução de sacarose e de aminoácido.

        Podemos perceber, através das tabelas abaixo, no caso a que contém gotas de HCl 1M, que o tampão-fosfato se manteve constante, sem alterações do seu pH, até na adição de 5 gotas, a partir desse momento é percebível a alteração, tornando a substância ácida. Além dessa substância, a água destilada, solução de sacarose e também a de aminoácido já houveram a alteração de seu pH a partir de uma gota adicionada, sendo a água a que ocorrera maiores mudanças até o término de adicionamento das gotas.

pH após a adição de n gotas de HCl 1M

Solução

n=0

 n=1

 n=2

n=5

n=10

n=15

água destilada

7

3

2

2

1

1

tampão fosfato

8

8

8

8

6

5

solução de sacarose

5

3

2

2

1

1

solução de aminoácido

8

5

4

4

3

3

Dados referentes ao pH das substâncias listado acima, após adicionamento de gotas de HCl 1M, levando-as a se tornarem mais ácidas.

No caso do adicionamento de NaOH 1M, o tampão-fosfato também se manteve constante, sem alterações do seu pH, até na adição de 5 gotas, após mais gotas ele começou a sofrer alterações, levando-o a se tornar uma substância básica. Nas outras substâncias, a água destilada, solução de sacarose e também a de aminoácido já houveram a alteração de novo no seu pH a partir de uma gota adicionada, sendo a água a que sofreu maiores alterações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com