TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação e pradonização de substancias

Por:   •  5/7/2017  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

A titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma solução desconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Tais soluções podem ser definidas entre padrão primário e secundário.

Padrão primário é a preparação de uma solução que requer, direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Para ser padrão primário deve seguir as seguintes características: fácil obtenção, dessecação e conservação, estabilidade à atmosfera, não ser higroscópico, ser bastante solúvel, baixo custo, possuir grande massa molar, assim o erro relativo na pesagem seria pequeno e desprezível. A solução assim obtida é uma solução padrão primário. Ou seja, padrão primário trata-se de um reagente puro o suficiente para ser pesado e usado diretamente, apresentando um alto grau de pureza que serve como referência na titulação.

O padrão secundário são substancias que tem sua concentração determinada por análise química e também são utilizadas como referência em análises volumétricas. Quando não há disponível um padrão primário recorre-se à técnica indireta, que consiste em preparar inicialmente uma solução com concentração próxima à desejada e após, padroniza-la, isto é, determinar sua concentração exata em relação a um padrão primário adequado. A solução assim obtida será então denominada padrão secundário.

O reagente de ftalato ácido de potássio pode causar irritação do aparelho respiratório, por inalação; irritação na pele se for absorto pela pele; e em contato com os olhos também causa irritação. Não é carcinogênico. Toxicidade aguda: Dl50 oral- ratazana > 3,200 mg/kg.

O hidróxido de sódio não é carcinogênico. Perigoso se houver inalação, provoca queimaduras se for ingerido, assim como queima a pele e olhos.

A equação do experimento pode ser representada desta forma: NaOH + FtH

NaFt + H2O, onde pode-se notar que a reação entre um ácido e básico, há a neutralização e a formação de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com