TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo metalúrgico de extração de metais

Artigo: Processo metalúrgico de extração de metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

O processo metalúrgico de extração de metais consiste em reduzir minérios a metais- substâncias simples. Os metais, após derem separados dos minérios, reagem com o oxigênio, formandoóxidos- reações que danificam as estruturas metálicas.

As reações químicas em que o oxigênio é um dos reagentes foram denominadas como reações de oxidação. Já as reações inversas, de perda deoxigênio, foram denominadas reações de redução, pois reduzem a massa da substância inicial. Essas ocorrem quando os óxidos reagem com o gás hidrogênio.

As reações de oxidação e redução são inversas uma daoutra. Quando um metal reage com oxigênio, átomos do metal cedem életrons para os átomos de hidrogênio. Já quando um óxido reage com o hidrogênio, átomos do metal recebem elétrons de átomos dehidrogênio.

Esse processo de transferência de életrons ocorre em muitas outras reações químicas. Em todas elas denomina- se oxidação o processo químico no qual átomos doam elétrons, a redução o processo no qualátomos recebem életrons. Sempre que há oxidação há redução, pois se um átomo doa elétrons, outro átomo tem de recebê- los.

Exemplo: a reação de ferro com o oxigênio, representada pela equação.Fe(s) + ½ O2(g)  FeO(s)

Esse processo resulta em modificações do número de elétrons das espécies envolvidas. Nessa reação, o ferro sofre oxidação ( perda de elétrons ) e o oxigênio redução ( ganho deelétrons ). Essa reação, na qual ocorre transferência de elétrons entre átomos das substâncias envolvidas, é denominada reação de Óxido- redução.

Nesse sentido, o conceito de número de oxidação ébastante útil, pois vai indicar se houve transferência de életrons. Lembrando que em muitas reações essa transferência não implica transferência direta de életrons , mas apenas formação de novas ligaçõesem que o átomo passa a ter uma tendência maior ou menor de atrair elétrons em relação ao seu estado no reagente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com