TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Caracterização dos Agentes Causadores de Degração no Meio Ambiente

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

CEUMA UNIVERSIDADE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL

DOCENTES: MILENA MARIA SILVA ASSUNÇÃO

TUTORA : JOSELINE FERNANDES

CPD: 34640

MARILEIDE MORAES DE DEUS CARDOSO

“PROPOSTA DE CARACTERIZAÇÃO DOS AGENTES DE DEGRAÇÃO/CONTAMINAÇÃO E REVEGETAÇÃO/FITORREMEDIAÇÃO NO SOLO”

SÃO LUÍS-MA

2015

MARILEIDE MORAES DE DEUS CARDOSO

“PROPOSTA DE CARACTERIZAÇÃO DOS AGENTES DE DEGRAÇÃO/CONTAMINAÇÃO E REVEGETAÇÃO/FITORREMEDIAÇÃO NO SOLO”

Trabalho apresentado ao CEUMA UNIVERSIDADE EAD para obtenção da 1ª nota da disciplina de Revegetação e Fitorremediação.

Docente: Milena Maria Silva Assunção

Tutora: Joseline Fernandes

SÃO LUÍS-MA

2015

ATIVIDADE 2

Esta proposta visa identificar as características dos agentes causadores da degradação e contaminação do solo e implementação das técnicas de remediação e fitorremediação no intuito de reduzir os impactos causados pela ação antropogênica ao meio ambiente.

Enfoca-se a degradação ambiental como uma terminologia negativa no que se refere a conservação do meio ambiente, ou seja, a alteração do mesmo se dá tanto naturalmente como artificialmente, onde conforme o grau de agressão se identifica a possibilidade de reversão ou não do problema local, podendo essa recuperação ocorrer de forma espontânea ou a longo prazo. Qualquer alteração na cadeia biológica seja de natureza qualitativa ou quantitativa, acarreta consequências para o sistema, e estas alterações podem ser desde sutis e efêmeras a devastadoras e irreversíveis. O solo é um dos recursos naturais que mais tem sofrido com o desmatamento desordenado, onde as queimadas praticadas em larga escala, retiram os nutrientes do solo, desprotegendo e diminuindo sua fertilidade, proporcionando as erosões, causando assoreamento dos rios, lagos e represas causando as inundações.

É de suma importância realizar o levantamento dos atributos morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do solo na reversão do processo degradativo do mesmo, através da adoção de técnicas de revegetação e fitorremediação para reduzir os níveis de contaminação do ambiente ocasionados pelas ações antropogênicas, aplicando uma política ambiental para atender aos requisitos necessários, visando a conscientização de todos em prol da melhoria contínua do ecossistema, facilitando o processo de gerenciamento dos setores mediante a consolidação das ações de controle ambiental, garantindo a recuperação das áreas afetadas e degradadas, incluindo os procedimentos abrangentes para instaurar as condições ideais para a revitalização e regeneração natural das áreas atingidas, mitigando os impactos ambientais acerca da remediação dos contaminantes no solo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACCIOLY, A. M. A.; SIQUEIRA, J. O. Contaminação química e biorremediação do solo. In: ALVAREZ V., H. V.; FONTES, L. E. F.; FONTES, M. P. F. O solo nos grandes domínios morfológicos do Brasil e o desenvolvimento sustentado. Viçosa: SBCS; UFV, DPS, 1996. p.299-352.

ALMEIDA JÚNIOR, J. S. Florística e fitossociologia de fragmentos da floresta estacional semidecidual, Viçosa, Minas Gerais. 1999, 148f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com