TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cólera - Agente causador, Transmissão, Sintomas, Tratamentos e Prevenção

Por:   •  3/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 2

CÓLERA

AGENTE CAUSADOR:

A cólera é uma enfermidade causada por um microrganismo chamado Vibrio cholerae, o vibrião colérico é uma bactéria que tem capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano. Esta bactéria provoca fortes reações de fermentação dentro do aparelho digestório e libera uma potente toxina, que causa uma intensa diarreia.

TRANSMISSÃO:

É transmitida pela ingestão de água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença. Mão que tiveram contato com a bactéria ou mesmo com moscas e baratas pode provocar a doença.

SINTOMAS:

Os principais sintomas desta doença são diarreia, vômito, náusea, dores abdominais e calafrios. Ela provoca uma enorme perda de água, consequentemente, gera desidratação intensa e risco de morte, principalmente em crianças.

TRATAMENTO:

O tratamento imediato é o soro fisiológico ou soro caseiro, para repor a água e os sais minerais. No hospital, é administrada de emergência por via intravenosa solução salina. A causa é adicionalmente eliminada com doses de doxiciclina, um antibiótico. Medicamentos antidiarreicos não são indicados, pois facilitam a multiplicação de bactérias. O risco de morte pela doença é de 50% se não tratada, e a morte do doente é impressionante, pois ele fica desidratado e com a pele cheia de coágulos verde-azulados devido à ruptura de capitares cutâneos.

PREVENÇÃO:

A prevenção é feita através de uma boa higiene pessoal, ingerindo somente água filtrada ou fervida, protegendo-se do contato com moscas, fazendo a lavagem de frutas e verduras, evitando o consumo de alimentos crus e evitando contato com água de enchentes e alagamentos. A vacinação não é recomendada como medida de proteção, pois protege apenas 50% dos casos, por um período curto de três a seis meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com