TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Coligativas

Projeto de pesquisa: Propriedades Coligativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto de Ciências Exatas e da Terra

Departamento de Química

Propriedades Coligativas

Curso: Química Bacharelado

Disciplina: Química Experimental II

Objetivo

Verificar o fenômeno da crioscopia e observar e entender o fenômeno da osmose.

Introdução

Propriedades de uma solução que dependem da concentração de partículas do soluto e não da sua natureza são conhecidas como propriedades Coligativas. Cada uma dessas propriedades depende da diminuição da tendência de escape das moléculas do solvente pela adição das partículas do soluto.As propriedades Coligativas incluem o abaixamento de pressão de vapor,elevação do ponto de ebulição, abaixamento do ponto de congelamente e pressão Osmótica.

A determinação da diferença de ∆Tc entre os pontos de congelação do solvente puro e da solução diluída, se a composição conhecida, permite determinar a massa molar do soluto não-volátil. O abaixamento do ponto de congelação pode ser determinado com maior exatidão do que a elevação do ponto de ebulição e,por isso, a criometria é preferida na determinação de massas molares de solutos.

Chama-se osmose a passagem espontânea de solvente,seja do solvente puro para uma solução,seja de uma solução diluída para uma solução concentrada, quando as duas fases líquidas estão separadas por uma membrana semipermeável. Membrana semipermeável é aquela que permite apenas a passagem de solvente, mas não do soluto. Membranas de animais, membranas de proteína, de celofane, de ferrocianeto de cobre, são semipermeáveis em relação a água.

Parte Experimental 1

Materiais e Reagentes

• 3 tubos de ensaio

• Termômetro digital

• Béquer de 250 mL

• Pipeta

• Cloreto de sódio ( sal grosso)

• Cloreto de sódio ( solução 0,1 M)

• Gelo

• Água destilada

Procedimento

Foram enumerados os tubos de ensaio de 1 a 3 e foi colocado no primeiro tubo 3 mL de água destilada, no segundo tubo 3 mL de solução de cloreto de sódio à 5% e no terceiro tubo 3 mL solução saturada de cloreto de sódio( foi adicionado neste ultimo uma porção de sal grosso para formar solução saturada com precipitado,foi retirado o corpo de fundo e adicionado no tubo apenas a solução).

Pegou um béquer e foi adicionado gelo triturado até acima do meio do béquer e adicionar uma porção de sal grosso para ter uma temperatura abaixo de 0º, introduziu os 3 tubos no banho de gelo de modo que o conteúdo dos tubos ficassem submersos, e em cada tudo continha um termômetro. Após 5 minutos foi verificada a temperatura e observou as mudanças físicas, como um dos tubos não se solidificou foi adicionada no banho de gelo álcool 98% aguardou por mais 5 minutos e foram observadas novamente as mudanças ocorridas.

Resultados e Discussões

Foi observamos as diferenças de temperatura de congelamento de cada amostra, o primeiro tudo no qual continha água destilada foi o primeiro solidificar, o segundo na qual havia solução de cloreto de sódio se solidificou com uma temperatura abaixo da água destilada e o terceiro tubo não se solidificou durante o tempo observado. Na tabela abaixo consta os dados da experiência.

Tempo em minuto Temperatura de Solidificação

Tudo 1 5 0ºC

Tubo 2 5 -1ºC

Tubo 3 5 Não houve mudança física

Como o terceiro tubo não ocorreu à solidificação foi adicionado álcool 98% com a intenção de diminuir a temperatura no recipiente, foi aguardado por mais 5 minutos e verificado que não houve mudança física mesmo com a temperatura -12ºC. Os fatores que influenciaram no terceiro tubo provavelmente foi o ambiente em que o mesmo estava, para que houvesse a solidificação a temperatura teria que ser menor a que estava no béquer, forçando a amostra congelar, com as vidrarias e os equipamentos fornecidos não foi possível visualizar a solidificação.

Parte Experimental 2

Materiais e Reagentes

• Béquer

• Tubo de ensaio

• Faca

• Açúcar

• Corante

• Cenoura

• Água destilada

Procedimento

Pegou-se uma cenoura grande e cortou suas extremidades até ter um comprimento de 7 cm aproximadamente, foi feito um buraco redondo com profundidade de 6 cm aproximadamente deixando a cenoura oca por dentro e a reservando.

Foi preparado uma solução saturada de açúcar (na qual havia corpo de fundo) pipetou-se 10 mL desta solução e adicionou 3 gotas de corante nos pipetado (depositado em um béquer) em seguida colocou 5 mL desta solução dentro da cenoura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com