TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Purificação do Cloreto de Sódio

Por:   •  2/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  1.793 Visualizações

Página 1 de 8

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prática 2: Purificação do Cloreto de Sódio

Consórcio CEDERJ - UFRJ

Curso: Licenciatura em Química

Alunos: Jauster Ferreira de Lima

Matrícula: 16214070081

Disciplina: Química 1

Data da Prática: 13/08/2016

Data da Entrega do Relatório: 27/08/2016

NOVA IGUACU – RJ

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS:

Purificar o cloreto de sódio, NaCl, na forma de sal grosso, obtido por meio de evaporação da água do mar. O nosso processo propõe a retirada de sólidos insolúveis em água, bem como uma redução drástica da presença dos íons magnésio e cálcio, levando a um produto final com reação neutra. Outros íons e constituintes presentes não serão significativamente retirados. A tabela a seguir apresenta valores médios correspondentes às espécies presentes na água do mar. Além do cloreto de sódio, são principalmente retirados da água do mar, sais de magnésio, brometos e iodetos.

Caracterizar os diferentes aspectos associados a critérios de pureza em substâncias e sua avaliação e observar a importância de aditivos e conservantes para garantir a identidade final em produtos de consumo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Pesou-se 6 g de “sal grosso” previamente moído. Em seguida, dissolveu-se em 20,0 mL de água destilada em um bécher de 100 mL, e prosseguiu-se com a filtragem. O filtrado é uma solução concentrada de cloreto de sódio, NaCl, que apresenta sais de magnésio e cálcio como algumas de suas principais impurezas.

A eliminação de Mg2+ foi feita através da precipitação do hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, onde adicionou-se uma solução 6 mol/L de hidróxido de sódio, NaOH. Após a adição de hidróxido de sódio, levou-se ao aquecimento, e observou-se a precipitação do hidróxido de magnésio. Em seguida, filtrou-se para a retirada do hidróxido de magnésio precipitado.

A eliminação de Ca2+ da solução é feita adicionando-se lentamente, gotas de solução 2,0 mol/L de carbonato de sódio, Na2CO3, levou-se ao aquecimento, e observou-se a precipitação. Em seguida, procedeu-se uma nova filtração.

Neutralizou-se a solução usando solução diluída de ácido clorídrico, HCl 6,0 mol/L e em seguida, o becher com a solução obtida foi colocada em estufa e secada a 110o C, até a obtenção dos cristais.

CONCLUSÃO

A partir das observações feitas nessa prática, pode-se afirmar que foi encontrado íons de magnésio e cálcio na amostra usada devido a presença de precipitado quanto foram adicionadas as soluções de hidróxido de sódio NaOH e de carbonato de sódio, Na2CO3 .

Reações:

2NaOH + Mg²+ Mg(OH)2 + 2Na+

Ca²+ + Na2CO3 CaCO3 + 2Na+

O experimento realizado e as pesquisas necessárias para complementar o trabalho mostra a necessidade do conhecimento dos diferentes comportamentos entre solutos e solventes envolvidos no preparo de soluções. Preparar, extrair, purificar e caracterizar diferentes substâncias empregadas no preparo de soluções permite que haja mais controle e, consequentemente, um resultado mais preciso na preparação e conservação de alimentos, medicamentos e materiais de higiene pessoal. O sal obtido no processo de purificação ( isento de Ca 2+ e Mg 2+) do cloreto de sódio tem um grau de pureza bastante razoável.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MAURICIO GOMES CONSTANTINO, GIL VALDO JOSE DA SILVA, PAULO MARCOS DONATE. Fundamentos de química experimental. [S.l.]: EDUSP, 2003. 108 p.

RUSSEL, John B. Química Geral. Vol. I. 2ª ed. Makron Books (Grupo Pearson). 2004.

ATIVIDADES EXTRAS – ANEXO

Informar-se sobre entidades responsáveis pela normalização da qualidade de diferentes produtos industriais e de consumo. No Brasil a ABNT e para medicamentos a Farmacopéia Brasileira. No exterior entidades como o NIST, na parte de águas a AWWA e quanto a medicamentos e produtos de consumo a FDA.

ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.

Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização - ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização - AMN). Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional - IEC).

A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

Desde 1950, a ABNT atua também na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. Esta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.

Trabalhando em sintonia com governos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com