TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA LABORATÓRIO

Por:   •  14/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  7.531 Palavras (31 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 31

FUNDACAO OSWALDO ARANHA - UniFOA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - CEVRE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL  PARA  ORIENTAÇÃO  DO

PROJETO  INTEGRADO  NO  CURSO  

DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO UniFOA

Venicio Siqueira Filho

Volta Redonda, 2005

FUNDACAO OSWALDO ARANHA - UniFOA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - CEVRE

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL  PARA  ORIENTAÇÃO  DO

PROJETO  INTEGRADO  NO  CURSO  

DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO UniFOA

O manual de orientação foi elaborado, com o objetivo de direcionar os alunos e os professores do Curso de Sistemas de Informação do UniFOA, envolvidos com o desenvolvimento do Projeto Integrado I e II, sob a coordenação e orientação dos professores Venicio Siqueira Filho (professor responsável pela disciplina de Projeto Integrado)  e  pelo Prof. Ângelo Márcio de Paula.

Volta Redonda, 2005

Este trabalho é dedicado aos alunos do Curso de Sistema de Informação do UniFOA, o qual tem por finalidade, estimulá-los no desenvolvimento do projeto integrado de curso de informática, utilizando uma metodologia voltada para o desenvolvimento científico e profissional.


SUMÁRIO

1  INTRODUCAO  ...........................................................................................................   05

2  DEFINIÇÕES GERAIS  ...............................................................................................   07

3  ORGANIZAÇÃO DO PROJETO INTEGRADO  ........................................................  11

4  ORIENTAÇÕES GERAIS ............................................................................................   14

5  APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL  ..................................................................  15

6  ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADO .........................  17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  ..............................................................................  30

APÊNDICE  .......................................................................................................................  30

ANEXO  .............................................................................................................................  30

ÍNDICE  .............................................................................................................................  30

1 INTRODUÇÃO        

Esse trabalho foi desenvolvido com a finalidade de fornecer subsídios ao corpo discente do Curso de Sistema de  Informação do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, na elaboração do Projeto Integrado e de seus trabalhos acadêmicos de forma padronizada, de acordo com as orientações da ABNT e de acordo com as recentes publicações do assunto em questão.

O Projeto Integrado, busca o desenvolvimento de um sistema informatizado, que deverá ser de acordo com as técnicas e normas de qualquer produção científica, por isso apresentamos este trabalho visando uma reflexão sobre a pesquisa, pois ela constitui um recurso essencial num processo de ensino e aprendizagem, de forma dinâmica e atualizada.

As pesquisas podem ser classificadas com base nos objetivos ou nos procedimentos técnicos utilizados. Quanto aos objetivos identificam-se três grandes grupos:

a) exploratórias

b) descritivas e

c) explicativas

Com relação aos procedimentos técnicos utilizados, inserem-se as pesquisas:

a) bibliográfica

b) experimental

c) levantamento

d) estudo de caso

Conforme sabemos o Projeto Integrado, abrange todos estes procedimentos descritos acima, pois o seu desenvolvimento se baseia em um projeto de sistemas utilizando um caso real, sendo finalizado com a construção de um software para atender as necessidades do Cliente.

Este projeto tem a perspectiva interdisciplinar, pois ele abrange diversas disciplinas que são  apresentadas no referido curso, podemos destacar as seguintes disciplinas: Análise e Projeto Orientado a Objetos, Programação Orientada a Objetos, Programação Java, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Segurança e Auditoria de Sistemas, Análise Econômica, Modelagem de Dados, etc., por isso ele estabelece a união de diversos conhecimentos em torno de um único trabalho.


2 DEFINIÇÕES GERAIS

  1.  Trabalho Acadêmico

Trabalho desenvolvido pelo corpo discente, para atender uma exigência pedagógica da disciplina de Projeto Integrado, com o objetivo de atuar de forma integrando os conceitos desenvolvidos nas inúmeras disciplinas pertencentes ao curso de Sistema de Informação, o trabalho deverá ser configurado segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, utilizando a norma NBR 14724/02. O documento ora produzido deverá ser estruturado sob a supervisão de um professor orientador.

Na elaboração dos trabalhos acadêmicos do UniFOA, não é necessário que o resumo seja desenvolvimento em língua estrangeira.

2.2 -  Escolha do Projeto

O projeto deve se basear em um caso real e, terá que haver uma referência do Cliente que prestará as informações necessárias do desenvolvimento do sistema, outro aspecto importante é que o projeto poderá ser uma indicação da Direção em comum acordo com os Orientadores e Alunos das equipes de desenvolvimento. Podendo ficar a cargo da coordenação do curso convidar ou não os Clientes na etapa de Apresentação do Projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (336.2 Kb)   docx (374.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com