TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA LICENCIATURA PRÁTICAS DO ENSINO DE QUÍMICA

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS – CCET

QUÍMICA LICENCIATURA

PRÁTICAS DO ENSINO DE QUÍMICA

Plano de aulas: Termoquímica

Acadêmicas: Anna Paula S Romão

Magdalena G L Ferreira

Anápolis

Abril/2018


Plano de aulas

Tema: Termoquímica

Turmas: 2ª série do ensino médio - 2º bimestre

Carga horária de aula: plano de aula para ser desenvolvido em 8 aulas / 50 min. cada

  1. Conteúdos:
  • Introdução a Termoquímica;
  • Classificação dos processos termoquímicos;
  • Entalpia de formação;
  • Entalpia de combustão
  1. Objetivos:
  • Objetivo geral: facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de termoquímica através da contextualização partindo de um texto motivador.

  • Objetivos específicos:
  1. Despertar a curiosidade dos alunos a respeito do conteúdo calórico presente em sua alimentação?
  2. Mediar o ensino e aprendizagem do conteúdo de termoquímica por meio da utilização de slides
  3. Mediar o ensino e aprendizagem do conteúdo de entalpia de formação a partir da reflexão por meio da questão orientadora: “Você sabe qual a origem do diamante no nosso planeta?”
  4. Mediar o ensino e aprendizagem do conteúdo entalpia de combustão através de vídeos que expliquem o funcionamento dos extintores de incêndios.
  5. Fixar o conteúdo ministrado por meio de um estudo dirigido desenvolvido com questões baseadas nas discussões geradas em cada aluno.
  6. Discutir e analisar os pontos de menos compreensão por parte dos alunos dentro dos conteúdos presente no estudo dirigido.
  7. Sensibilizar os alunos á partir do conhecimento termoquímico e do calculo de calorias a necessidade de se consumir uma alimentação balanceada.
  1. Metodologia:
  1. Texto tema: Caloria dos alimentos

Para contextualizar o ensino e aprendizagem do conteúdo de termoquímica, será utilizado o texto: “caloria dos alimentos” (BLOG QUIMICHRISTIAN,2018). Para isto serão disponibilizadas cópias do texto para leitura e discussão do assunto. Em duplas, os alunos farão a leitura e apontarão possíveis dúvidas a serem socializadas.

(1 aula de 50 min)

  1. Apresentação do conteúdo de termoquímica

Inicialmente será apresentada uma série de ilustrações mostrando exemplos de transformações físicas e química envolvendo absorção e liberação de energia. A seguir será elaborado um paralelo onde os alunos serão incentivados a classificar os fenômenos ilustrados em exotérmicos e endotérmicos, na sequência serão apresentadas as definições de termoquímica, calor, temperatura, caloria e entalpia. Posteriormente fazer-se a uma relação do conteúdo calórico dos alimentos com a termoquímica. (1 aula de 50 min)

  1. Qual a origem do diamante no nosso planeta?

Iniciar a aula com a questão orientadora: “Qual a origem do diamante no nosso planeta?”

A seguir será distribuído um texto sobre a origem do diamante na natureza. Partindo da leitura do texto serão feitas algumas discussões e a construção de gráficos de entalpia de formação do diamante. (1 aula de 50 min)

  1. Vocês sabem o que é, para que serve e como funciona um extintor de incêndio?

Demonstrar através de um vídeo explicativo como funciona um extintor de incêndio, discutir o vídeo a fim de construir o conceito de combustão e demonstrar como reconhecer uma equação de combustão. (1 aula de 50 min)

  1. Estudo dirigido

Aplicar um estudo dirigido para cada aluno com questões a respeito dos conteúdos ministrados, onde os alunos poderão responder as questões através de pesquisas nos materiais distribuídos anteriormente. (1 aula de 50 min)

  1. Aula de feedback

Serão revisados e rediscutidos os pontos de maior dificuldade apresentados pelos alunos, onde o quadro será utilizado como ferramenta. (1 aula de 50 min)

  1. Tabela de caloria dos alimentos

Será disponibilizado para cada aluno uma tabela onde eles deverão preencher os dados solicitados em cada linha e coluna. Esta aula será dedicada a instruir os alunos como preencher e calcular cada tabela. (1 aula de 50 min)

  1. Culminância do conteúdo

Nessa aula os alunos apresentaram suas tabelas preenchidas e cada um trará um lanche saudável para que haja uma confraternização. (1 aula de 50 min)

  1. Recursos didáticos:
  • Quadro
  • Giz
  • Slides
  • Textos auxilio
  • Livro didático
  • Slides (data show)
  • Lista de exercício
  1. Avaliação:
  • Participação dos alunos na aula
  • Atividade final sobre o conteúdo
  • Confecção da tabela de calorias
  1. Bibliografia:
  • FELTRE. Ricardo. Físico química. 6 ed. São Paulo: Editora moderna, 2004.
  • BLOG QUIMICHRISTIAN. Caloria dos alimentos, termoquímica em pratica. Disponível em: < https://quimichristian.blogspot.com.br/2013/10/calorias-dos-alimentos-termoquimica-em.html?m=1> Acesso em: 6 de Abril de 2018
  • ROYALL DIAMOND. Historia do diamante. Disponível em:

            < http://www.royalldiamond.com/diamante/> Acesso em: 6 de Abril de 2018

Anexo 1:

Calorias dos alimentos... Termoquímica em prática.

A caloria é uma unidade de energia que se refere à capacidade dos alimentos em fornecer energia ao organismo. Na linguagem corrente, caloria é a forma prática e abreviada de kilocaloria (kcal). Esta energia é fundamental para as diversas funções do organismo como respirar, caminhar, pensar e manter os órgãos funcionando. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, há um excesso de calorias que começa a ser armazenado na forma de gordura gerando o excesso de peso e a obesidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com