TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química do meio ambiente

Artigo: Química do meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Artigo  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

DEFINIÇÃO

Denomina-se Química Ambiental o estudo científico dos fenômenos químicos e bioquímicos que ocorrem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelos seres humanos, e que comprometem a saúde humana e a saúde do planeta como um todo. A Química Ambiental originou-se da Química Clássica e é uma área muito ampla e altamente interdisciplinar que engloba outras disciplinas tais como a Biologia, Geologia, Ecologia e Engenharia Sanitária.

A Química Ambiental estuda a química do solo, da água e da atmosfera, e os impactos da atividade humana sobre estes ambientes. Estes impactos podem ser sentidos em uma escala local, através da presença de poluentes atmosféricos urbanos ou substâncias tóxicas decorrentes de resíduos químicos, ou em uma escala global, através do esgotamento do ozônio estratosférico (camada que absorve grande parte dos raios UVB), contribuindo para o aquecimento global. Por isso é uma disciplina muito utilizada por órgãos ambientais e órgãos de pesquisa em várias partes do mundo para detectar e identificar na natureza os poluentes e contaminantes, e assim proteger o ecossistema.

Com o índice crescente de poluentes, que tem um impacto negativo sobre o meio ambiente, e que contribuem para uma série de alterações climáticas em todo o planeta, a questão ambiental passou a ser um tema de discussão e preocupação em todos os segmentos da sociedade. A Química Ambiental se tornou uma área bastante procurada, pois lida com os impactos ambientais causados por poluentes, se preocupa com a organização e a gestão das medidas de proteção ambiental, além de inspecionar, controlar e trabalhar na prevenção e conservação do meio ambiente, como também estabelecer medidas corretivas necessárias.

O profissional da área, o químico ambiental, tem um campo vasto de atividades em que pode trabalhar. Estes profissionais são muito requisitados no setor industrial, tais com indústrias químicas em geral, indústrias de cosméticos, indústria de alimentos, sucos, metalúrgica, e várias outras, que estão cada vez mais preocupadas com a atuação da empresa em relação à natureza, por isso a importância destes químicos no quadro de profissionais da indústria. Estes profissionais podem atuar na coleta e análise de amostras para identificação de um contaminante, ajudar a desenvolver programas de remediação e estarem envolvidos na mudança das práticas industriais, de modo que o resultado final seja um produto que respeite a natureza.

http://www.ateneusantista.com.br/download/QuimAmbiental_Teo.pdf

http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/introd.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Química_ambiental

http://www.infoescola.com/quimica/quimica-ambiental/

Maria Martinez

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Consequências do Aquecimento Global

As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

Efeito de Estufa

O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.

O Degelo provocado pelas Alterações Climáticas

Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.

Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

Por Wagner de Cerqueira e Franscisco

Graduado em Geografia

http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm

O que é chuva ácida?

É um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade, causado pelos gases tóxicos liberados na queima de combustíveis como o carvão e o petróleo. Depois que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos carros despejam no ar a sujeira da combustão, uma parte da poluição reage com o vapor d’água e outros componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com