TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REACÇÕES QUÍMICAS QUE PODEM SER ACOMPANHADAS QUE ASEGURAM O MEIO AMBIENTE

Projeto de pesquisa: REACÇÕES QUÍMICAS QUE PODEM SER ACOMPANHADAS QUE ASEGURAM O MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 REAÇÕES QUIMICAS QUE PODEM OCORRER NOS REMÉDIOS QUANDO DISPOSTOS AO MEIO AMBIENTE 4

2.1.1 POSSÍVEIS INFLUENCIAS SOBRE OS SERES VIVOS, PLANTAS E ANIMAIS 4

2.1.1.1 O DESCARTE NO MUNICÍPIO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

1 INTRODUÇÃO

O descarte inadequado de remédio no lixo é uma questão muito grave que estamos enfrentando e tentando evitar, porque os medicamentos contem substâncias químicas, que podem contaminar o solo e água, existe uma grande parte da população que ainda não sabem ou não tem orientação sobre o assunto.

Teria que haver um posto de recolhimento, esses remédios não podem ser despejados em lixo comum.

Eles contem componentes resistentes que se não forem tratados acabam voltando para nossas casas, e a gente pode até consumir tomando água contaminada com restos de remédios.

Deveria existir uma forma para diminuir a quantidade de medicamentos, seria talvez a compra de remédios fracionados isso é , comprar apenas a quantidade necessária para o uso, que evitaria o acumulo desnecessário: (diz a farmacêutica , Ana Maria da costa Aguiar) que também não sabe ao certo o destino dos remédios vencidos.

Por que todos nós sabemos que os remédios são essenciais para resolver os problemas de saúde, mas depois que passa a enfermidade normalmente, sobra comprimido nas caixas, xarope nos vidros e até ampolas de injeção, tudo isso quando vence perde a utilidade.

O que devemos fazer com eles? Geralmente não há outra alternativa do que joga-los fora (segundo o Drº LUIZ CARLOS DA FONSECA, especialista em vigilância sanitária) o consumidor não pode devolver os remédios para as farmácias, por que as drogarias e farmácias não tem obrigação legal para aceita-los e, além disso, corre o risco de comercialização indevida do produto.

Esse acumula de remédio no solo e na agua, pode provocar uma grande quantidade de resíduos sólidos.

Principal objetivo desse trabalho aborda aspectos ambientais e sócio econômicos, dando prioridade aos principais problemas que os remédios descartados incorretamente ocasionam.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 REAÇÕES QUIÍMICAS QUE PODEM OCORRER NOS REMEDIOS QUANDO DISPOSTOS NO MEIO AMBIENTE.

Há um grande risco de saúde, os remédios quando são expostos no lixo, crianças e pessoas carentes e sem orientações podem reutilizá-los.

Reações adversas graves poderão ocorrer como intoxicações, entre vários outros problemas. O Sistema Nacional de informações Farmacológicas = Sinitox: Dizem que os medicamentos ocupam o 1º lugar entre os agentes causadores de intoxicações desde 1996.

Além de agredir o meio ambiente, contaminação da água do solo. “Há várias causas para a sobra de medicamentos, como a dispensação em quantidade além da necessária para o tratamento, amostras grátis distribuídas pelos laboratórios farmacêuticos como forma de propaganda e o gerenciamento inadequado por parte de farmácias e demais estabelecimentos de saúde”.

É importante sabermos que o descarte indevido é uma grande fonte da contaminação do meio ambiente, é muito interessante discutir sobre o gerenciamento de medicamentos em desuso e apontar propostas minimizar o problema.

Esses serviços de proteção às pessoas e ao meio ambiente deveriam ser fornecidos pelos fabricantes das empresas que distribuem medicamentos e também fabricam o que inclui farmácias e drogarias. Com os produtos retornando para as indústrias farmacêuticas, que por sua vez deveria estar preparada para o descarte.

Os remédios que ao mesmo tempo pode aliviar sintomas e curar doenças, depois que cumprem sua missão, podem se transformar em um verdadeiro transtorno ambiental. Por causa da falta de informação o descarte é feito de forma inadequada por grande parte da população e esse despreparo na questão do manejo de resíduos químicos, farmacêuticos em muitos lugares do mundo leva grandes danos a natureza, os quais podem ter repercussões á saúde publica e ambiental.

2.1.1 POSSÍVEL INFLUENCIA SOBRE OS SERES VIVOS, PLANTAS E ANIMAIS.

As consequências desses remédios para o meio ambiente são muito preocupantes a grande preocupação a relação a sua presença, na água, são os potenciais efeitos adversos para a saúde do ser humano, animais e os peixes e outros de organismo aquáticos. Medicamentos vencidos não salva vidas.

O descarte aleatório de medicamentos em desuso, remédios que sobram ou vencidos atualmente são feitos por grande parte da população em lixo comum, ou na rede publica de esgoto. Muitas pessoas não tem ainda o conhecimento da gravidade das consequências a agressão ao meio ambiente, contaminando os animais de forma muito triste, contaminando o solo e a água de forma que as pessoas pode, tomar água contaminada dentro de suas própria residência. Porque em seus componentes os remédios são feitos de umas formas que suas substancias não se desfaz rapidamente.

Além do risco muito grande para a saúde de pessoas que podem reutilizar os remédios por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou outras circunstancias adversas.

Os consumos inadequados de medicamentos descartados podem surgir intoxicações graves, entre muitos outros problemas comprometendo a quantidade de vida e a principalmente a saúde dos usuários.

Os antibióticos, por exemplo: em contato com os micro-organismos encontrados no esgoto contribuem para o desenvolvimento de bactérias cada vez mais resistentes.

A concentração de hormônios provenientes das pílulas anticoncepcionais também tem grande potencial afetar os sistemas reprodutivos nos rios. Outros estudos revelam danos como aumento de casos de alergias a remédios e alteração nos padrões de voz em homens, distúrbios no comportamento e puberdade precoce.

O descarte nas redes de esgoto, essas drogas vão parar nas estações de tratamento, o processo de descontaminação da agua não conseguem eliminar completamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com