TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÃO DE METAIS EM ÁGUA

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

PROCEDIMENTOS

4-1 Reação de metais com água

Materiais

- Agua destilada

- Cobre (Cu)

- Ferro (Fe)

- Zinco (Zn)

- Magnésio (Mg)

Métodos

        Para esta primeira parte do experimento preparar quatro tubos de ensaio devidamente limpos e secos e separar pequenos pedaços de Cobre (Cu), Ferro (Fe), Zinco (Zn) e Magnesio (Mg) e lixar para que as superfícies fiquem brilhantes e livres de gordura e colocar uma quantidade pequena de água destilada em cada tubo e um pequeno pedaço de metal em cada um respectivamente, observar as alterações de coloração e aspectos na água destilada e nos metais.

DISCUSSÃO

4-1 Reação de metais com água

O experimento realizado em laboratório foram testados a reatividade de alguns metais em contato com a água, sendo que, a reatividade química dos metais varia com sua eletropositividade, logo, quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade. (LEE, 1999)

A principio testamos uma lasca de cobre em água destilada, lixando bem para que a superfície ficasse lisa e sem gordura em um tubo de ensaio, analisando esta reação, notamos uma reação muito lenta entre eles, o cobre é um elemento menos reativo que o hidrogênio (cobre < hidrogênio), visto então que o hidrogênio desloca o cobre na reação substituindo conforme equação abaixo. (LEE, 1999)

2 CU + 2 H2O = 2 CUOH + H2

Não foi notado alteração na cor na reação por ela acontecer de forma lenta, em alta temperatura ficaria de coloração rosa e com liberação de hidrogênio. (LEE, 1999)

Em seguida, com outro tudo de ensaio utilizamos uma lasca de ferro, devidamente lixada e livre de gordura e contendo também água destilada, a reação acontece devido o ferro ser mais reativo e mais eletropositivo que o hidrogênio (hidrogênio < ferro), então o ferro desloca o hidrogênio, doando elétrons, conforme reação abaixo.

                          2 Fe + 4 H2O = Fe2O4 + 4 H2

Como se trata de uma reação lenta não foi possível verificar alteração de cor no tubo ou formação de gás, porém a literatura diz que o ferro doa elétrons sofrendo oxidação e o hidrogênio recebe sofrendo redução.(LEE, 1999)

Para um terceiro tubo adicionamos água destilada e um pedaço pequeno de zinco lixado e livre de gordura, notamos que não ocorreu alteração nenhuma desde a cor até a formação de algo na superfície, pois a reação é lenta, porém o zinco é mais eletropositivo, portanto mais reativo (hidrogêniozinco), doa elétrons para o hidrogênio que é menos reativo o deslocando, como mostra a reação abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com