TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES PERIGOSAS COM DESPRENDIMENTO DE GASES TÓXICOS E INFLAMÁVEIS

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Campo Mourão – PR – Brasil

REAÇÕES PERIGOSAS COM DESPRENDIMENTO DE GASES TÓXICOS E INFLAMÁVEIS

Adriane da Silva

  1. INTRODUÇÃO

Sabemos que o laboratório químico é um ambiente potencialmente perigoso, e assim, todos os experimentos e manipulações devem ser realizadas com responsabilidade e cuidado, atentando para as normas de segurança, afim de minimizar os possíveis efeitos nocivos de algumas reações químicas.

Segundo Atkins e Jones (2012, p. 60), “as reações químicas são processos nos quais uma ou mais substâncias se convertem em outras substâncias”, ou seja, “uma substância responde à presença de outra, à variação de temperatura, ou a alguma outra influência” (ATKINS; JONES, 2012, p. 852).

O produto das reações também pode ser perigoso quando apresenta risco a saúde e integridade fisica de quem está manipulando, e quem está ao redor. Portanto, faz-se necessária cautela e observância às normas do laboratório, para uma prática segura.

Nesta prática, objetiva-se estudar sistemas químicos, pesquisando dados qualitativos a fim de verificar a ocorrência de transformações químicas nas substancias utilizadas.

  1. MATERIAS E MÉTODOS

Para esta prática, utilizamos os seguintes materiais e reagentes:

 1 béquer de 50 mL;

 1 béquer comprido 200 mL;

 1 tripé com tela de amianto;

 2 erlenmeyer de 125 mL;

 6 bexigas;

 1 vidro relógio

 Bico de Bunsen com tela de amianto e tripé;

 HNO3 concentrado (capela);

 Etanol P.A. (pisseta);

 NaOH P.A. (dessecador);

 Papel alumínio e alumínio metálico (Al0 );

 Iodo sólido (I2);

 Barbante;

 Um bastão comprido;

 Permanganato de potássio (KMnO4);

 Glicerina (C3H8O3);

 Caixa de fósforo.

Reações:

HNO3 + CH3CH2OH

NaOH + H2O + Al0

I2 + aquecimento

KmnO4 + C3H8O3

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao misturarmos acido nítrico HNO3 com Etanol CH3CH2OH, (reação feita em capela) percebeu-se a violenta liberação de gases tóxicos, uma vez que o ácido nítrico concentrado é uma substância oxidante forte e reage violentamente com materiais combustíveis e redutores e, por ser uma ácido forte, reage violentamente com substâncias básicas e orgânicas como acetona, ácido acético, anidrido acético, álcool, terebintina, causando riscos de incêndio e explosão.

Em outro experimento, misturarmos o Hidróxido de sódio NaOH com água H2O e alumínio Alº em um erlenmeyer de 125ml, e logo em seguida foi colocada uma bexiga na “boca” do erlenmeyer. A mistura produziu rapidamente um gás (H) que encheu a bexiga, esta foi amarrada a ponta de um bastão comprido e submetido ao calor, o que resultou em uma pequena explosão. A reação entre NaOH+H2O+Alº é exotermica, liberando calor.

No experimento utilizando Iodo sólido e aquecimento, foi colocado um pouco de iodo sólido em um béquer de 50 ml e tampado por 1vidro relógio, e levado ao aquecimento com chama branda, observou se que, com o aquecimento, houve sublimação do iodo formando cristais no vidro relógio com coloração violeta. O que se justifica pelo fato de que como o I2 apresenta força de interação intermoleculares dipolo induzido caracterizada como uma força muito fraca, com um pouco de aquecimento , suas ligações podem se romper , fazendo-o passar diretamente do estado solido para gasoso. O resultado pode ser observado na Imagem 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (187.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com