TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO SOBRE DETERMINAÇÃO DE ALCALINIDADE

Por:   •  6/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  4.383 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

DETERMINAÇÃO DE ALCALINIDADE

CAMPINA GRANDE,

2017

OBJETIVO

Determinar a alcalinidade de amostras de águas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Alcalinidade é a medida da capacidade de neutralizar ácidos de uma determinada solução, ou seja, espécies H+. Quanto maior for o pH dessa solução, maior será sua alcalinidade. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes na água e que atuam como tampão. Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada pequena quantidade de um ácido fraco seu pH mudará instantaneamente. Numa água com certa alcalinidade a adição de uma pequena quantidade de ácido fraco não provocará a elevação de seu pH, porque os íons presentes irão neutralizar o ácido

Essa alcalinidade se deve principalmente à presença de sais de ácidos fracos, bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos. Quando se trata de hidróxidos, acontece a neutralização de forma direta, uma vez que as soluções básicas apresentam os íons hidroxilas dissolvidos.

O Carbonato de Cálcio (CaCO3) foi um padrão muito utilizado para determinar a concentração de soluções ácidas. Por esse motivo, em algumas situações, a alcalinidade é expressa como carbonato de cálcio.

MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS

  • Suporte Universal
  • Pipeta Volumétrica
  • Erlenmeyer
  • Béquer
  • Proveta
  • Balão Volumetrico
  • Pisseta
  • Bureta
  • Pipetador
  • Ácido Sulfúrico  
  • Metilorange
  • Fenolftaleína

METODOLOGIA

Primeiramente foi preparado 500ml de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 0,02N que foi feita a partir de uma solução de ácido sulfúrico só que de 1N. Foi calculado o fator de diluição e em seguida foi pipetado 10 ml de H2SO4 1N, depois disso a solução foi colocada em um balão volumétrico e lhe foi adicionada água destilada até que completasse 500 ml, logo após isso a solução foi homogeneizada, rotulada e separada para dar continuação ao experimento.

A solução de ácido foi colocada em uma bureta para ser usado na titulação. Foi separado duas amostras de 100 ml cada dos quatro tipos diferentes de água trabalhados em um erlenmeyer (água mineral, água de abastecimento, água de chuva e água de rejeito). Começando pela água mineral, foi adicionado 6 gotas do indicador fenolftaleína a primeiro amostra da água mineral e em seguida foi feita a titulação com o H2SO4 até que a coloração rosa mudasse para incolor. Foi anotado o volume P gasto e se quando adicionado a fenolftaleína não tivesse adquirido a coloração rosa o P seria zero. Depois disso foi adicionado mais 6 gotas do indicador metilorange e novamente titulado com a solução de H2SO4 até a cor mudar de amarelo para laranja. Foi anotado o volume T gasto e esse processo repetido com a segunda amostra do mesmo tipo de água. Após obter os valores das duas amostras de água mineral foi calculada uma média para que se pudesse calcular a alcalinidade.

Esse processo também foi feito com as duas amostras dos outros três tipos diferentes de água e também foi calculada uma média para cada tipo.

RESULTADO

Água Mineral

 Valor da Titulação

     Amostra 1

     Amostra 2

         Média

P

          0 ml

           0 ml

          0 ml

T

        1,1 ml

         0,9 ml

          1 ml

Água de Abastecimento

 Valor da Titulação

     Amostra 1

     Amostra 2

         Média

P

           0 ml

           0 ml

          0 ml

T

          7,7 ml

         7,7 ml

        7,7 ml

Água de Chuva

 Valor da Titulação

     Amostra 1

     Amostra 2

         Média

P

          0 ml

           0 ml

          0 ml

T

        6,7 ml

          6,8 ml

        6,7 ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com