TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO BIOQUÍMICA- PH E SOLUÇÃO TAMPÃO

Por:   •  27/11/2017  •  Artigo  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  2.361 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

pH e Sistema Tampão

Maringá,

2017

[pic 2]

Relatório da aula prática de Bioquímica II

NOMES: Ana Paula , ; Débora Elisa Antunes de Mendonça, 98883; Pâmela Altero Prado, 67300 .

CURSO: Tecnologia em Biotecnologia

ANO: 2° ano     TURNO: Noturno

Maringá,

2017

  1. Introdução

Em 1904, Hans Friedenthal, matemático holandês de origem alemã, recomendou a utilização da concentração do íon hidrogênio para caracterizar soluções, e também sugeriu que as soluções alcalinas poderiam ser caracterizadas, em termos de concentração do íon hidrogênio, desde que fossem sempre iguais a 1 x 10-14/CH+, isto é, [H+] x [OH-] =10-14.. Já em 1909 Sören P. T. Sörensen, bioquímico dinamarquês, estabeleceu uma maneira conveniente de expressar a acidez utilizando o logaritmo negativo da concentração do íon hidrogênio: pH= -log[H+]. Ele chamou de expoente do íon hidrogênio representado pelo símbolo pH “pondus hidrogenni-potencial de hidrogênio. Portanto, pH é um símbolo que caracteriza uma medida físico-química do potencial de hidrogeniônico, que indica a acidez, neutralidade ou alcanilidade de uma solução aquosa. Os valores de pH variam de 0 a 14, sendo que os valores de 0 a 7 classificam as soluções em ácidas, valores em torno de 7 classificam as soluções em neutras e os valores acima de 7 classificam as soluções em alcalinas. Estes valores de pH das soluções/substâncias variam de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas. Por fim, quanto menor o pH de uma solução maior a concentração de íons H+ menor será a concentração de íons OHˉ.

Existem algumas técnicas e equipamentos que permite a determinação do valor de pH. A primeira técnica consiste nos indicadores de pH, que são compostos químicos que mudam de cor em solução com diferentes concentrações de prótons, estas moléculas podem receber e doar prótons, alterando ou não a coloração de origem. A terceira técnica consiste no papel indicador, é um papel impregnado com uma mistura de indicadores de pH, e quando submerso em solução adota uma cor que vai variar conforme a concentração de prótons existentes na solução. E uma terceira técnica consiste em um medidor de pH, conhecido como pHmetro, é um aparelho constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro.

Os sistemas tampão são constituídos por uma mistura de ácidos e bases fracos, formando soluções com capacidade de resistir às variações do pH quando nelas são adicionados ácidos ou bases. Estas soluções são classificadas como soluções tampão, são constituídas por sistemas doadores e receptores de prótons. Este sistema é essencial na manutenção da estabilidade dos fluidos corporais, isto porque o organismo animal é sensível a variações de pH. Variações podem ocorrer devido a uma maneira de se alimentar, estilo de vida e a algumas doenças, porém esta variação só vai permanecer caso o organismo não seja saudável, pois é nesta hora que o sistema tampão entra em atividade para combater a variação de pH.

Materiais e Métodos

Materiais e Métodos (Ph)

Materiais:

Béqueres de 100 mL;

Tubos de ensaio;

Pipetas;

Pipetador;

Etiquetas;

Água destilada;

Vinagre caseiro (ácido acético);

Bicarbonato de sódio;

papel indicador de Ph;

Medidor de pH (pHmetro);

Solução de fenolftaleína a 1% em álcool etílico;

Solução de vermelho de fenol:0,4g/L de vermelho de fenol em NaOH 0,004M;

Métodos:

Foi utilizado 3 béqueres de 100 mL, em cada um foi adicionado 50 mL de aguá destilada e etiquetados com o que tinha em cada béquer, o primeiro 50 mL de água, o segundo 50 mL de água com 10 gotas de vinagre caseiro e o terceiro 50 mL de água com 0,50 g de bicarbonato de sódio. Em seguida foi verificado o pH de cada béquer no pHmetro e no papel indicador de pH e anotado os valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (93.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com